sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Links da semana

Notícias
Oportunidades
Toda sexta-feira você receberá este e-mail com a divulgação de notícias, eventos e oportunidades externas que podem ser interessantes para a comunidade do ICMC. Cabe ressaltar que os textos não foram produzidos pela Assessoria de Comunicação do Instituto. Para ler cada informação, basta clicar no título (link).

Mais informações e sugestões
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br

Amanhã é o último dia para visitar a exposição Cabeça Dinossauro

Ainda dá tempo de conferir a exposição que permanece em cartaz em São Carlos até amanhã, 30 de novembro, às 12h30

Até Papai Noel conheceu o Tapuiasaurus macedoi

Os dinossauros despedem-se de São Carlos amanhã, 30 de novembro, último dia para visitar a exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro no hall da biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Organizada pelos museus de Ciências e de Zoologia da USP, a exposição reúne diversos fósseis, incluindo a réplica do crânio mais completo já encontrado no Brasil do grupo de dinossauros conhecido como titanossauros. Há, ainda, uma reprodução gigante do Tapuiasaurus macedoi, com 4,5 metros de altura e 11 de comprimento. 

São Carlos já alcançou o maior número de visitantes registrados pela exposição itinerante: até agora mais de 14 mil pessoas passaram pelo ICMC para conferir a atração, que chegou à cidade em 10 de setembro. Antes, Cabeça Dinossauro esteve em Coração de Jesus (em Minas Gerais), Ribeirão Preto e Bauru, onde havia sido registrado o maior número de visitantes: 12,6 mil pessoas.



Exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiroOnde: Hall da biblioteca Prof. Achille Bassi, no ICMC (Av. Trabalhador São Carlense, 400)
Quando: até 30 de novembro
Horário: sábado, das 9h às 12h30.
Site: www.dino.icmc.usp.br
Mais informações: (16) 3373-9146 / apoioacad@icmc.usp.br

Defesas e qualificações da semana - 2 a 6 de dezembro



Defesa de Doutorado em Matemática
Resultados de multiplicidade para equações de Schrödinger com campo magnético via teoria de Morse e topologia do domínio
Aluno: Rodrigo Cohen Mota Nemer
Orientador: Sérgio Henrique Monari Soares
Quando: segunda-feira, 2 de dezembro, às 10h
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Redes neurais e algoritmos genéticos para problemas de classificação hierárquica multirrótulo
Aluno: Ricardo Cerri
Orientador: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
Quando: quinta-feira, 5 de dezembro, às 14h
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Mestrado - PROFMAT
Sistemas lineares, aplicações e uma sequência didática
Aluno: Sônia Aparecida Carreira Rufato
Orientador: Ires Dias
Quando: quinta-feira, 5 de dezembro, às 14h
Onde: sala 3-103
--------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Sobre o projeto automático de algoritmos de indução de árvores de decisão
Aluno: Rodrigo Coelho Barros
Orientador: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho
Quando: sexta-feira, 6 de dezembro, às 8h30
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Doutorado em Matemática
Propriedades recursivas em sistemas semidinâmicos impulsivos
Aluno: Manuel Francisco Zuloeta Jimenez
Orientador: Everaldo de Mello Bonotto
Quando: sexta-feira, 6 de dezembro, às 14h
Onde: auditório Jans Frans Willen Slaets do DTI (antigo SISC)
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
O método das interfaces imersas para a simulação de escoamentos com superfícies livres
Aluno: Gabriela Aparecida dos Reis
Orientador: José Alberto Cuminato
Quando: sexta-feira, 6 de dezembro, às 14h
Onde: 3-103
--------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Biblioteca do ICMC oferece vaga de estágio

Estudantes podem se inscrever até 6 de dezembro
(crédito: Nilton Junior/ArtyPhotos)

Estão abertas até 6 de dezembro as inscrições para vaga de estágio na Biblioteca Professor Achille Bassi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Podem se inscrever alunos de graduação regularmente matriculados em cursos diurnos do Campus da USP em São Carlos, a partir do 2º ano, que não possuam outras bolsas.

O estágio é de 20 horas semanais no período noturno, com remuneração mensal de R$ 682,49 mais auxílio transporte. O contrato terá duração de um ano, com possibilidade de renovação pelo mesmo período.

Os interessados deverão preencher formulário (disponível em: icmc.usp.br/e/ff21b) e encaminhar histórico escolar com reprovações e currículo por e-mail (biblio@icmc.usp.br) ou entregá-los no piso 1 da Biblioteca do Instituto.
   
Requisitos básicos
- Disponibilidade para trabalhar no período das 17h30 às 21h30;
- Possuir média ponderada superior a 6,0;
-  Assiduidade e pontualidade;
-  Facilidade em lidar com o público.

Mais informações
Biblioteca Professor Achille Bassi - ICMC/USP
Fone: 16-3373-9634
biblio@icmc.usp.br 
www.icmc.usp.br/~biblio

Oportunidade para licenciandos: inscrições para bolsas do PIBID vão até 6 de dezembro

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas até 6 de dezembro para a pré-seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As bolsas são exclusivas a alunos que, no início de 2014, estejam cursando a partir do 3º semestre de Licenciatura em Matemática ou Licenciatura em Ciências Exatas - núcleo geral ou habilitação em Matemática. 

A concessão das bolsas obedecerá critérios classificatórios que envolvem entrevista e análise de histórico escolar, além da disponibilidade do candidato. As entrevistas serão realizadas nos dias 12 ou 13 de dezembro em horários que serão divulgados posteriormente. A relação dos candidatos selecionados será feita até o dia 17 de dezembro. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la à professora Miriam Utsumi (mcutsumi@gmail.com), responsável pelo projeto no ICMC, juntamente com o histórico escolar completo (incluindo as reprovações).

Durante o período de vigência da bolsa, que é de 12 meses, o bolsista deverá dedicar-se, no mínimo, 30 horas mensais às atividades do PIBID. O valor da bolsa é de R$ 400,00.

Para ler o edital e acessar a ficha de inscrição, basta acessar o link:
icmc.usp.br/e/6c453

Mais informações
Edital e ficha de inscrição: icmc.usp.br/e/6c453
Professora Miriam Utsumi: mcutsumi@gmail.com

Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional premia artigo do ICMC

O artigo Algoritmos Imunológicos Adaptativos em Dinâmica da Digitação: um Contexto de Fluxo de Dados foi reconhecido como segundo melhor artigo durante a décima edição do Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2013). Entre os autores está o professor André de Carvalho – do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos – o doutorando do ICMC Paulo Pisani e a ex-aluna do Instituto Ana Lorena, que é professora na Universidade Federal de São Paulo, no campus de São José dos Campos. 

O ENIAC é um fórum de discussões para que pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes apresentem as inovações, tendências, experiências e evolução no campo da Inteligência Artificial. Este ano o evento aconteceu em Fortaleza, no Ceará, entre 19 e 24 de outubro, e ocorreu juntamente com o Congresso Brasileiro de Sistemas Inteligentes (BRACIS 2013) e com o IX Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology (STIL 2013).

A Diretoria e a Comissão de Pós-Graduação do ICMC parabenizam os pesquisadores pelo reconhecimento.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Workshop de Teses e Dissertações do ICMC bate recorde de participantes

Workshop de Teses e Dissertações 2013 reuniu 372 pesquisadores e apresentações de 144 pôsteres em 14 áreas


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou o Workshop de Teses e Dissertações 2013 (WTD) do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional de 18 a 22 de novembro. Em sua 14ª edição, o Workshop se destacou em seu formato ousado e em sua grandiosidade, reunindo 372 inscritos entre alunos e orientadores do programa, palestrantes convidados e pesquisadores da região. Foram aproximadamente 298 alunos, dos quais 172 apresentaram trabalhos (144 presencialmente). Pela primeira vez, o evento contou com uma seleção de 11 palestrantes convidados de diversas universidades brasileiras e internacionais.

Pelas manhãs, aconteceram palestras e, no período da tarde, de segunda a quinta-feira, houve plenárias dos grupos de pesquisa e apresentações de pôsteres. Ao todo, 28 alunos apresentaram suas pesquisas na forma de plenária e 144 apresentaram na forma de pôsteres, referentes aos 14 grupos de pesquisa do ICMC relacionados ao Programa: Bioinspirada Computing (Biocom), Engenharia de Software e Sistemas de Informação (ESSI), Bancos de Dados e Imagens (GBDI), Inteligência Computacional (LABIC), Mecânica dos Fluidos Computacional (MFC), Linguística Computacional (NILC), Otimização (OTIM), Visual e Processamento de Geometria (PGV), Robótica Móvel (RM), Sistemas Complexos, Partículas e Controle (SCPTC), Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (SDPC), Incorporado e sistemas evolutivos (VER), Interativa Web e Sistemas Multimédia (SWMI), Visualização de Imagem e Computação Gráfica (VICG).

Pesquisador da Universidade de Toronto, Jed Meltzer foi um dos palestrantes
A maior parte das atividades foi realizada empregando-se a língua inglesa, permitindo aos alunos exercitar suas habilidades de comunicação em um segundo idioma. Dessa forma, propiciou-se uma interação efetiva entre todos os participantes e uma ambientação acadêmica que simula o que os alunos encontrarão após sua formação.

O Workshop promoveu a interação dos docentes e dos alunos do Programa com os palestrantes convidados e demais participantes, discutindo temas relacionados a todos os grupos de pesquisa do ICMC. “Esta interação permitiu aos alunos conhecer de perto aspectos importantes das pesquisas realizadas em diversos centros de classe mundial. O grande número de reuniões que ocorreu durante a semana, propiciado pela presença dos convidados e de colaboradores de outras instituições, já evidencia a importância do evento para a concretização de novas parcerias”, afirmou a professora do ICMC Maria da Graça Pimentel.

O site do evento (http://wtd.icmc.usp.br) inclui um resumo do trabalho de todos os alunos que apresentaram pôsteres e também um resumo do trabalho de 30 outros alunos que não puderam participar presencialmente do evento, inclusive porque muitos estão em estágio sanduíche no exterior. O site também incluirá, em breve, vídeos de todas as palestras, slides das apresentações dos grupos e versões digitais de cada um dos pôsteres.

A professora do ICMC Sandra Aluísio explica que o Workshop favorece o intercâmbio, troca de ideias e permite novas colaborações: “O Núcleo de Linguística Computacional trouxe 3 professores convidados e este Workshop irá gerar novos projetos conjuntos. Para os alunos é muito importante, pois é o momento de discutir seu trabalho com os professores convidados, ouvir opiniões e sugestões”.

Apresentações de pôsteres movimentaram ICMC
Segundo o professor do ICMC José Fernando Rodrigues Junior, o Workshop, em seu conjunto, é uma importante realização para o ICMC, pois impacta diretamente os números do relatório CAPES, mais especificamente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional. “Os convidados nacionais e internacionais são indicadores de colaboração/internacionalização, as atividades de edição e publicação on-line dos resumos e textos são indicadores de produção técnica, e o evento em si entra para o relatório da proposta do programa, como previsto pelos critérios dos relatórios trienais CAPES”, finalizou.

Texto: Ronaldo Castelli – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Crédito das imagens - apresentação de pôsteres: Ronaldo Castelli; demais fotos: Sílvio Pomim

Mais informações

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Simpósio Brasileiro de Banco de Dados: melhor artigo completo é do ICMC



O artigo Hierarchical Bottom-Up Safe Semi-Supervised Support Vector Machines for Multi-Class Transductive Learning recebeu o Prêmio José Mauro Castilho de melhor artigo completo no Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD). O trabalho é resultado de uma parceria entre pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, liderados pelos professores André de Carvalho e Eduardo Hruschka. Entre os co-autores do artigo, estão dois doutorandos do ICMC (Thiago Covões e Rodrigo Barros) e um pós-doutorando (Tiago da Silva) que, atualmente, é professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo.

Promovido anualmente pela Comissão Especial de Banco de Dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SBBD reúne pesquisadores, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior, que apresentam e discutem temas relacionados aos últimos avanços da área. Estando em sua 28ª edição, em 2013, o SBBD aconteceu em Recife entre 30 de setembro e 3 de outubro.

O artigo completo está disponível para download no seguinte link: icmc.usp.br/e/c88c6

A Diretoria e a Comissão de Pós-Graduação do ICMC parabenizam os pesquisadores pelo reconhecimento.

Seminário de Coisas Legais relaciona matemática a temas de cultura e ciência


Ganhar um milhão de dólares jogando Mario. Embora ninguém ainda tenha realizado a façanha, esse é um dos temas que já passaram pelo Seminário de Coisas Legais, evento que acontece periodicamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. “É um encontro informal em que alunos e professores têm a oportunidade de contar coisas ‘legais’ em Matemática. A ideia é apresentar problemas atraentes, seja na formulação, seja na solução”, explica Leandro Aurichi, professor do Departamento de Matemática do ICMC e organizador dos encontros, que acontecem desde 2011.

As apresentações duram entre 10 e 40 minutos e começam sempre às 13:13 – segundo Leandro, por ser um horário fácil de lembrar, além de ser acessível a boa parte dos alunos. Normalmente são os próprios palestrantes, em geral alunos do Instituto, que sugerem os temas. Mas para quem está em busca de ideias, no início de cada ano há também um seminário organizado apenas para apresentar sugestões de temas legais. “Temos adotado a regra de que se você quer apresentar um, tem que assistir algum antes também. Isso facilita manter o clima informal e agradável que temos no seminário”, comenta Leandro.

O evento apresentado pelo estudante de mestrado Érik Amorim discutiu um artigo que prova que passar de fase no jogo Super Mario World, entre outros jogos semelhantes, é computacionalmente uma tarefa muito difícil, cuja solução poderia ser usada para resolver um dos sete problemas do milênio da matemática, propostos pelo Clay Mathematics Institute. Apenas um deles já foi resolvido – os demais, aguardam a solução com o prêmio de um milhão de dólares cada um.

Já o último seminário deste ano, apresentado no dia 8 de novembro pelo professor Alysson Costa, do ICMC, discutiu “O problema do prisioneiro viajante”: um carcereiro sádico propõe um jogo a oito prisioneiros que pode levá-los à liberdade ou à morte. São apresentadas oito caixas, cada uma correspondendo ao número de cada um dos prisioneiros. Eles podem abrir até quatro caixas para encontrar seu número. Se todos conseguirem encontrar sua caixa, garantem sua vida e liberdade. O seminário utiliza o conhecimento de otimização combinatória para calcular as chances de sobrevivência.

O mestrando Érik Amorim apresenta seminário no ICMC

Matemática: chata ou legal? Para Leandro Aurichi, essa abordagem da matemática poderia estar mais presente tanto na formação acadêmica como na fase escolar. Segundo o organizador do Seminário de Coisas Legais, grande parte dos temas apresentados no evento é acessível a alunos do ensino médio e poderia ser trabalhada, estimulando o interesse pela área. “Acredito até que uma parte do motivo de termos um público tão grande no seminário é que as pessoas querem isso mas não encontram”.

Este é, segundo o professor, um dos possíveis motivos da matemática ser considerada um assunto difícil. “Isso cria uma cultura (com certa razão) de que matemática é chata. Conclusão: você pega um GPS e fala ‘nossa, isso é uma coisa incrível que só é possível pelos avanços da engenharia e da física’. E nele tem muita matemática avançada – mas a maioria das pessoas, ao escutar que GPS tem matemática, vai pensar ‘claro, para fazer as contas’, que é a parte chata”, conta Aurichi.

Inicialmente, o público dos seminários era predominantemente formado por alunos do Bacharelado em Matemática e alguns alunos de pós. No segundo ano, começaram a participar também alunos do curso de Física que, inclusive, já se apresentaram como palestrantes. Leandro conta que, embora alguns seminários sejam mais “avançados”, a maior parte deles é acessível para quem tem conhecimentos básicos em cálculo.



Saindo do Instituto - Leandro Aurichi conta que alguns eventos já aconteceram fora do ICMC. O professor do Instituto Eduardo Tengan, que é o idealizador dos Seminários, por exemplo, já esteve na Unesp de Rio Claro apresentando temas legais. E embora ainda não tenham visitado escolas, o ICMC promove apresentações para alunos quando recebem visitas à universidade. Algumas atividades já foram desenvolvidas também com alunos de olimpíadas de matemática, na Feira de Profissões da USP e no Colóquio de Matemática da Região Sudeste, organizado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

As palestras de 2013 no ICMC já encerraram, mas devem ser retomadas no meio do primeiro semestre de 2014 – segundo Leandro, para não coincidir com período de provas e outras atividades.

“Sempre tentamos fazer algo de novo. O que estamos tentando organizar agora é uma espécie de versão escrita do seminário e também estamos estudando transmitir o seminário ao vivo pelo IPTV da USP”, adianta o organizador dos Seminários de Coisas Legais.

Mais informações sobre as apresentações podem ser acessadas na página http://legal.icmc.usp.br/. O grupo também tem uma comunidade onde são postados os cartazes e vídeos das apresentações.

Texto: Aline Naoe - USP Online
Imagem: Alysson Costa

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br

Artigo desenvolvido em parceria pelo ICMC e pela Universidade do Porto é premiado

Em competição internacional destinada ao desenvolvimento de métodos de detecção de vivacidade em biometria, trabalho realizado por aluno do ICMC e pesquisadores portugueses é reconhecido


Ao participar de intercâmbio em Portugal, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, o estudante de Engenharia de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Juliano Murari, desenvolveu a pesquisa "Detecção de vivacidade em sistemas de reconhecimento de íris" e recebeu reconhecimento internacional na competição LivDet – Iris 2013: Iris Liveness Detection Competition2013.

O projeto foi desenvolvido por Murari na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e recebeu a orientação do professor português Jaime Cardoso e a co-orientação do professor do ICMC Alexandre Delbem e da doutoranda da FEUP Ana Filipa Sequeira.

Segundo Murari, a íris é um importante traço biométrico e os sistemas de reconhecimento de íris já possuem uma certa maturidade, entretanto, é ainda necessária muita investigação para que esse tipo de sistema seja mais amplamente utilizado nas mais diversas aplicações possíveis. “Métodos de detecção de vivacidade em biometria são muito importantes, principalmente no aspecto de segurança dos sistemas. Atualmente, existem sistemas robustos de autenticação pela íris, porém deixam a desejar na detecção de ataques com exemplares falsos”, explica Murari. A contribuição do trabalho desenvolvido por Murari está exatamente na busca por aprimorar esses métodos. O estudo completo está disponível para download no seguinte link: icmc.usp.br/e/a63c8

A Diretoria e a Comissão de Pós-Graduação do ICMC parabenizam os pesquisadores pelo reconhecimento.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Mestrado em Estatística oferecido pelo ICMC e pela UFSCar recebe inscrições até 30 de novembro

Oportunidade é destinada a pesquisadores que atuam com Estatística, Matemática, Ciência da Computação, Física e áreas afins


Termina dia 30 de novembro o prazo para inscrição no processo seletivo do curso de mestrado do Programa Interinstitucional de Pós–Graduação em Estatística (PIPGEs) oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

As áreas de concentração do PIPGEs são Estatística; Inferência Baysiana e Modelos de Regressão. Por isso, a oportunidade é voltada para pesquisadores que atuam com Estatística, Matemática, Ciência da Computação, Física e áreas afins. 

O processo seletivo para o Programa será realizado em uma única etapa. Serão analisadas as formações acadêmicas e o currículo do candidato, e também é critério de seleção o desempenho no Curso de Verão em Teoria das Probabilidades.

Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e o formulário de dados, disponíveis no site do Programa (www.pipges.ufscar.br), e entregá–los, juntamente com a documentação exigida no Edital, na secretaria de Pós-Graduação do ICMC ou na secretaria do PIPGEs na UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos. O envio da documentação também pode ser feito via Correios até a data final de inscrição.

A divulgação do resultado final dos selecionados para o mestrado está prevista para 18 de fevereiro de 2014. Mais informações em www.pipges.ufscar.br

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar

Mais informações
Site do Programa: http://www.pipges.ufscar.br/
Secretaria de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
Endereço: avenida Trabalhador São-carlense, 400 - Centro - Cep: 13566-590 - São Carlos
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

Palestras da semana - 25 a 29 de novembro




Seminário de Topologia Geral e Conjuntos
A ZFC example of an L-space
Palestrante: Dione Andrade Lara (ICMC-USP)
Quando: quarta-feira, 25 de novembro, às 19h
Onde: sala 3104
Clique para ver o resumo
------------------

Palestra
Bate papo com Jorge Paulo Lemann
Palestrante: Jorge Paulo Lemann (Harvard Business School)
Quando: terça-feira, 26 de novembro, às 18h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique para ver o resumo
------------------

Palestra
An introduction to important ideas and methods in Human Factors/Cognitive Science
Palestrante: Stephen Payne (University of Bath)
Quando: quarta-feira, 27 de novembro, às 9h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique para ver o resumo
------------------

Palestra
Criação de redes Bayesianas a partir de textos
Palestrante: Brett Drury (Universidade do Porto)
Quando: quarta-feira, 27 de novembro, às 14h
Onde: sala 3002
Clique para ver o resumo
------------------

Seminários de Computação
C++ 11 e o futuro do C++
Palestrante: Fabio Galuppo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
Quando: quarta-feira, 27 de novembro, às 14h20
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique para ver o resumo
------------------

Mais informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9622
eventos@icmc.usp.br

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Links da semana

Notícias
Eventos

Oportunidades
Toda sexta-feira você receberá este e-mail com a divulgação de notícias, eventos e oportunidades externas que podem ser interessantes para a comunidade do ICMC. Cabe ressaltar que os textos não foram produzidos pela Assessoria de Comunicação do Instituto. Para ler cada informação, basta clicar no título (link).

Mais informações e sugestões
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br

Defesas e qualificações da semana - 25 a 29 de novembro



Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Estudo e definição de um modelo de processo para desenvolvimento de software semântico
Aluno: Joice Basilio Machado
Orientador: Ellen Francine Barbosa
Quando: segunda-feira, 25 de novembro, às 8h30
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Algoritmos e técnicas de validação em agrupamento de dados multi-representados, agrupamento possibilístico e bi-agrupamento
Aluno: Danilo Horta
Orientador: Ricardo José Gabrielli Barreto Campello
Quando: segunda-feira, 25 de novembro, às 9h
Onde: auditório do CISC
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Subsídios à integração de ferramentas de avaliação automática e sistemas de gestão da aprendizagem
Aluno: Draylson Micael de Souza
Orientador: Ellen Francine Barbosa
Quando: segunda-feira, 25 de novembro, às 15h
Onde: sala 3-002
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
MuVE: uma arquitetura multi-core reconfigurável para detecção de pedestres baseada em visão
Aluno: José Arnaldo M. de Holanda
Orientador: Eduardo Marques
Quando: sexta-feira, 29 de novembro, às 10h
Onde: sala 3-002
--------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

Artigo do ICMC é reconhecido em simpósio sobre linguística computacional

Fonseca agora é doutorando no ICMC

O artigo Mac-Morpho Revisited: Towards Robust Part-of-Speech Tagging, de autoria de Erick Rocha Fonseca, atualmente doutorando no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, foi reconhecido como segundo Best Paper durante o IX Brazilian Symposium in Information and Human Language Technology (STIL 2013)

Orientado pelo professor João Luís Garcia Rosa, do ICMC, durante o mestrado, o aluno participou do evento que aconteceu em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 21 e 23 de outubro. O STIL é um evento bianual realizado pela Sociedade Brasileira de Computação e pela Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural. Este ano, o evento ocorreu juntamente com o Congresso Brasileiro de Sistemas Inteligentes (BRACIS 2013) e com o Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC 2013).

O STIL tem um caráter multidisciplinar e abrange um amplo espectro de disciplinas como Linguística Computacional, Ciências de Computação, Psicolinguística, Ciências da Informação entre outras. O evento visa reunir pesquisadores que atuam nessas áreas em universidades e empresas.

A Diretoria e a Comissão de Pós-Graduação do ICMC parabenizam os pesquisadores pelo reconhecimento.

Segunda Semana de Choro de São Carlos terá apresentação no ICMC



Na próxima terça-feira, 26 de novembro, às 19h30, o choro do músico Pedro Luiz Freitas e de seus convidados vai tomar conta do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento faz parte da 2ª Semana de Choro de São Carlos e acontecerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. A entrada é aberta ao público e gratuita.

Realizada pelo grupo Choros e Alegria, a Semana é fruto da união de músicos da cidade que querem incentivar a produção da música popular brasileira em São Carlos. Segundo os organizadores do evento, o choro é reconhecido como a primeira música popular urbana típica do Brasil e nasceu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Até hoje, é muito executado tanto por grupos tradicionais, como as rodas de choro regionais, quanto por músicos de outras origens.

A abertura da Semana – que acontecerá de 23 a 30 de novembro – será neste sábado, dia 23, às 19 horas, no Centro Cultural da USP, em São Carlos, com o grupo Subindo a Ladeira. No total, haverá oito apresentações nesta segunda edição do evento (confira a programação completa aqui: http://saocarlosnochoro.blogspot.com.br/), que aconteceu pela primeira vez no ano passado, entre os dias 25 de junho e 1 de julho.

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão do ICMC
Telefone: (16) 3373-9146

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Laboratório do INCT-SEC pesquisa uso de VANTs para monitoramento ambiental e realiza curso de piloto


Parcerias com a Polícia Militar Ambiental (PMA) para a realização de cursos de formação de pilotos de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e uso destas aeronaves para detecção de crimes ambientais e estudos de plantações de eucalipto são algumas das principais contribuições do Laboratório de Sistemas Embarcados (LSEC).

Integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), o laboratório do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos pesquisa o desenvolvimento de tecnologias de sistemas embarcados para aplicações críticas, que se referem a sistemas computacionais que colocam em risco equipamentos, recursos de alto custo e vidas humanas.

As principais pesquisas do LSEC estão relacionadas a sistemas embarcados inteligentes capazes de desempenhar complexas tarefas de modo autônomo. Trabalham também com tópicos relacionados como segurança, veículos autônomos, sistemas operacionais, sistemas computacionais adaptativos, sistemas de controle e redes de sensores.

De acordo com a Profa. Dra. Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco, responsável pelo LSEC e Diretora Administrativa e Operacional do INCT-SEC, entre as aplicações desenvolvidas “foram executadas missões de monitoramento ambiental em parceria com a PMA do Estado de São Paulo que resultaram em multas e penalizações para os donos de uma fazenda junto ao Rio Mogi Guaçu. Além disso, está sendo vislumbrada a aplicação e uso de VANTs junto a estudos de eucalipto e cana-de-açúcar para obtenção de informações relativas às plantas. Esse projeto deverá ser executado em parceira com pesquisadores de áreas multidisciplinares”.

O curso com foco no uso de VANTs para monitoramento ambiental, realizado em 2011, foi o primeiro da América Latina a fazer uso desse tipo de tecnologia e contou com a participação de 15 integrantes da PMA de diferentes localidades do Estado de São Paulo. Segundo o Major da PMA, Luís Gustavo Biagioni, a importância do treinamento é que ele “pode viabilizar o uso de VANTs pela corporação, à medida que torna o pessoal apto a testar sua funcionalidade em demandas corriqueiras como monitoramento, vigilância e reconhecimento de problemas ambientais e rurais”.

Além do LSEC e do INCT-SEC, o curso foi resultado de uma parceria com a empresa AGX Tecnologia, Departamento de Engenharia Aeronáutica e Centro Tecnológico Educacional para Engenharia (CETEPE), ambos da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Como direcionamento futuros das pesquisas, foi aprovado projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) para dar prosseguimento a inserção de inovações e maior inteligência a aeronaves não tripuladas. A coordenadora do LSEC explica que “o laboratório conta também como a aluna de pós-doutorado, bolsista do CNPq, formada em Agronomia, o que tem auxiliado muito no desenvolvimento das atividades ligadas ao trabalho em campo. Além disso, foi enviada proposta de um temático, sob coordenação de pesquisadora da Embrapa, para utilização de VANTs em citrus”.

Curso: foco no uso de VANTs para monitoramento ambiental
Parcerias - Referentes às colaborações com empresas ou institutos de pesquisas, o LSEC conta com parcerias com a empresa AGX Tecnologia, que desenvolve VANTs para comercialização, e a Embrapa Instrumentação, referente a projeto para controle de deriva. A AGX e a Embrapa são integrantes do INCT-SEC. Kalinka destaca que há perspectiva de obtenção de patente do Tiriba (foto), VANT desenvolvido em parceria com a AGX.

São integrantes do LSEC os professores doutores Kalinka, Denis Fernando Wolf, Fernando Santo Osório, do ICMC; e Eduardo Morgado Belo, Fernando Catalano e Álvaro Abdalla, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Onofre Trindade Junior, do ICMC, foi participante até o meio do ano de 2012. O laboratório também conta com cerca de 23 alunos de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica.

A participação no INCT-SEC ampliou a colaboração do LSEC com outros grupos de pesquisa como o Laboratório de Robótica Móvel (LRM), o Laboratório de Engenharia de Software (LABES) e o Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LASDPC), os três do ICMC-USP; o Laboratório ACME! de Pesquisa em Segurança de Computadores, da Unesp de São José do Rio Preto; e o Safety Analysis Group – GAS, da Escola Politécnica (Poli) da USP. Além disso, conta com parceiros internacionais como a Lancaster University, Universidade de Coimbra, University of Bristol e The University of Sydney, que receberá a pesquisadora Natassya Barlate Floro da Silva, bolsista da FAPESP, a partir de janeiro de 2014, para estágio no Australian Centre for Field Robotics, com supervisão do Prof. Dr. Salah Sukarie.

Até março de 2014, o aluno Douglas Rodrigues cursa Doutorado Sanduíche como Bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras na Lancaster University, na Inglaterra. Orientado pelo Prof. Dr. Geoff Coulson, Diretor da School of Computing and Communications, Douglas afirma que "ao trabalhar conjuntamente com esses pesquisadores renomados, pode-se compreender o funcionamento da pesquisa fora do Brasil e aumentar a rede de colaboração, expandindo horizontes, assimilando diferentes metodologias científicas e agregando experiências profissionais".

Texto: Suzana Xavier da Assessoria de Comunicação do INCT-SEC
Fotos: Divulgação

Mais informaçõesSite: www.inct-sec.org
E-mail: imprensa@inct-sec.org 

Natal no ICMC: grupo Madrigal da UFSCar faz apresentação gratuita dia 28

Apresentação marcará inauguração da iluminação de Natal
(crédito: Nilton Junior/ArtyPhotos)

No próximo dia 28 de novembro, às 19h30, o grupo vocal Madrigal da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se apresentará no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos. O espetáculo Paisagens de um Brasil trará um amplo painel das músicas do país e contará com a participação de um pianista. Haverá também projeções visuais.

Promovido pela Comissão de Ação e Integração Social (Cais) do ICMC, o evento marcará a inauguração das luzes de Natal do Instituto. Na ocasião, a comunidade também terá a oportunidade de visitar a exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro, a qual permanece em cartaz no ICMC até o dia 30 de novembro.

Sob a direção musical e regência de Jane Borges, a apresentação acontecerá no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. A entrada é aberta ao público e gratuita, mas os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente no Centro Cultural da USP, em São Carlos, nesta quinta e sexta-feira (dias 21 e 22), das 8h30 às 17h30, e entre os dias 25 e 28, também das 8h30 às 17h30. O Centro Cultural fica na avenida Carlos Botelho, 1465.


Grupo vocal Madrigal da UFSCar (crédito: divulgação)


Grupo vocal Madrigal da UFSCar
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC (campus 1 da USP, em São Carlos - Avenida Trabalhador São-carlense, 400)
Quando: quinta-feira, 28 de novembro, às 19h30
Onde retirar o ingresso gratuitamente: Centro Cultural da USP em São Carlos (Avenida Carlos Botelho, 1465), nesta quinta e sexta-feira (dias 21 e 22), das 8h30 às 17h30, e entre os dias 25 e 28, também das 8h30 às 17h30.
Mais informações: Comissão de Cultura e Extensão do ICMC - (16) 3373-9146

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Novo Mural Social facilita identificação e localização da comunidade do ICMC

Tela touchscreen facilita navegabilidade


Precisa localizar o telefone, o nome completo ou a foto de um dos professores, funcionários, alunos ou egressos do ICMC? Com a nova versão do Mural Social ficou ainda mais fácil localizar essas informações, quer seja em português ou inglês. O sistema computacional é uma base online para a realização desse tipo de busca de dados e facilita a vida tanto da comunidade interna quanto de visitantes e outros públicos que demandem essas informações.

O novo Mural Social pode ser acessado de qualquer computador ligado à internet (http://mural.icmc.usp.br/), além de estar disponível para a comunidade interna por meio de uma nova tela touchscreen de 55 polegadas. Localizada no corredor térreo do bloco 3 (próximo aos setores administrativos), a tela foi importada recentemente e está ligada a um pequeno computador rodando Windows 7, que permite interatividade física do usuário. Ao tocar na foto de uma pessoa, são disponibilizadas informações de contato, como área, sala e ramal. É possível também fazer busca de pessoas por nome, categoria ou setor. 

O sistema Mural Social é baseado em web e roda no navegador Mozilla Firefox. Para o desenvolvimento, utilizou-se a linguagem PHP e o banco de dados da Intranet do ICMC, em MySQL.

Ideia de criar o sistema computacional surgiu em 2010

Projeto tem história – A ideia de criar o Mural Social surgiu em 2010, por iniciativa da Diretoria do ICMC. A primeira versão do projeto (disponível em https://intranet.icmc.usp.br/mural/) foi coordenada pelo Setor de Apoio Institucional e desenvolvida pela ICMC Júnior

Além do aumento da interação com o usuário e visitante através da navegabilidade e acessibilidade, houve também uma mudança no conteúdo das informações disponibilizadas. Anteriormente, não havia a possibilidade de acessar dados referentes a alunos e egressos, nem a galeria de ex-diretores. Houve, ainda, uma adequação na identidade visual da ferramenta, que passou a seguir os padrões do Instituto. 

Mas as novidades não devem acabar por aí. Já está prevista uma nova funcionalidade para o Mural Social: um mapa interativo com tour virtual, visando orientar o usuário na localização dos ambientes, salas e setores administrativos do ICMC.

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP


Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br

Artigo de doutorando do ICMC é premiado no Congresso Brasileiro de Sistemas Inteligentes

Artigo de Braga foi reconhecido como Best Paper no Bracis 2013

O artigo Statistical and Heuristic Model Selection in Regularized Least-Squares, de autoria de Igor Braga, doutorando no ICMC, foi premiado como Best Paper no Congresso Brasileiro de Sistemas Inteligentes (Bracis 2013). Sob orientação da professora Maria Carolina Monard, o artigo discorre sobre uma das questões que Braga está pesquisando em seu projeto de doutorado Constructive Density-Ratio Estimation in Machine Learning, no âmbito do Laboratório de Inteligência Computacional.

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de pesquisas de alto nível que atravessem as fronteiras das áreas de inteligência artificial e inteligência computacional, o Bracis 2013 aconteceu em Fortaleza, no Ceará, entre os dias 20 e 24 de outubro. 

A Diretoria e a Comissão de Pós-Graduação do ICMC parabenizam os pesquisadores pelo reconhecimento.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Inscrições abertas para doutorado pleno na University of Southern California com bolsa da Capes

Representantes da USC ministraram palestra no ICMC

Seguem abertas, até 1 de dezembro, as inscrições para o doutorado pleno na University of Southern California (USC). Os candidatos brasileiros admitidos no programa de doutorado da USC e selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) receberão os seguintes benefícios: passagem de ida e volta; mensalidades e taxas acadêmicas; bolsa mensal; subsídio para despesas de acomodação; subsídio adicional para dependente e seguro saúde mensal. O diretor do escritório da USC no Brasil, Paulo Rodrigues, visitou o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no último dia 5 de novembro, para divulgar essa oportunidade e demais informações sobre outras possibilidade de mobilidade estudantil.

Rodrigues explicou que não existe, no momento, nenhum edital da Capes aberto para essa seleção do doutorado pleno na USC. Mas o acordo estabelecido com a universidade norte-americana prevê que os alunos aceitos no processo seletivo da USC poderão, posteriormente, solicitar a bolsa da Capes. “Os interessados que se inscreverem até 1 de dezembro receberão a resposta sobre sua aceitação na USC entre 15 de fevereiro e 15 de abril de 2014. Os que forem aceitos poderão dar entrada ao pedido de bolsa na Capes com uma carta da USC (offer letter). Uma vez recebida a resposta positiva dessa solicitação de bolsa junto à Capes, o aluno confirma com a USC o seu interesse em fazer o doutorado pleno e começa a assistir às aulas em agosto de 2014”, detalhou.

Durante a visita ao ICMC, Rodrigues disse que a meta da USC é atrair os melhores estudantes para a Instituição e que não há um limite de vagas. “Um bom número seria atrairmos cerca de 15 estudantes para o doutorado pleno nesse primeiro momento”, ressaltou. Ele também adiantou que, em breve, serão abertas inscrições para mestrado profissional, dentro do programa Ciência sem Fronteiras, e haverá vagas para a USC. Além disso, a universidade norte-americana quer receber mais alunos de graduação brasileiros no âmbito das chamadas do Ciência sem Fronteiras.

Essas oportunidades de mobilidade estudantil foram o tema principal da palestra ministrada no ICMC por Rodrigues e por outra representante da USC, Angela MacCracken, diretora do escritório da universidade no México. Além disso, os representantes da USC também se reuniram com o presidente da Comissão de Relações Internacionais do Instituto, Paulo da Veiga; com o professor do ICMC Jó Ueyama e com o professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Rodrigo Queiroz de Albuquerque. 

Veiga destacou as principais linhas de pesquisa existentes no ICMC e disse que o Instituto está aberto ao estabelecimento de futuras parcerias com a USC. “Ao apresentarem nosso catálogo de pesquisa à comunidade da USC, os pesquisadores norte-americanos poderão conhecer nossos grupos de pesquisa e, se desejarem, podem também acessar os currículos de cada um dos pesquisadores do ICMC por meio da Plataforma Lattes”, finalizou Veiga.

Veiga, Rodrigues, professor Pedro Diniz (USC) e MacCracken
Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Imagens: foto da palestra (Ronaldo Castelli) e foto dos professores (Denise Casatti)

Mais informações
Site da USC: http://www.usc.edu/admission/graduate/
Comissão de Relações Internacionais
E-mail: crint@icmc.usp.br
Tel.: (16) 3373.8120

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Palestras da semana - 18 a 22 de novembro


Seminário de Topologia Geral e Conjuntos
Dualities between covering properties of X and closure properties of C_B(X)
Palestrante: Renan M. Mezabarba (ICMC-USP)
Quando: segunda-feira, 18 de nobembro, às 19h
Onde: Sala 3-103 do ICMC-USP
Clique para ver o resumo
------------------

Ciência às 19 horas
Veículos autônomos no Brasil e no exterior
Palestrante: Denis Wolf (ICMC e INCT-SEC)
Quando: segunda-feira, 19 de novembro, às 19h
Onde: Auditório do IFSC-USP
Clique para ver o resumo
------------------

Seminário PIPGEs - UFSCar/USP
Grupo Liberty Brasil
Palestrante: Rafael Citelli dos Reis (Vice-Presidente - Analytics e Atuária)
Quando: sexta-feira, 22 de novembro, às 14h
Onde: Sala de Seminários DEs-UFSCar
Clique para ver o resumo
------------------


Mais informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9622
eventos@icmc.usp.br

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Morre professor do ICMC que trouxe para o Brasil a Teoria de Singularidades


Ele escreveu o primeiro livro sobre Teoria de Singularidades no Brasil, publicado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em 1967, quando ministrou o primeiro curso sobre o assunto no 6º Colóquio Brasileiro de Matemática. Estamos falando de Gilberto Francisco Loibel, que faleceu na última quarta-feira, 13 de novembro, em São Paulo, aos 81 anos.

Segundo a professora do ICMC Maria Aparecida Soares Ruas, que foi orientada por Loibel durante o mestrado, além de ser o introdutor da Teoria de Singularidades no Brasil, Loibel foi o fundador do Grupo de Singularidades de São Carlos. “Ele orientou os primeiros alunos de mestrado e doutorado nessa área, principalmente no período de 1970 a 1985. Muitas das dissertações e teses orientadas por Loibel foram pioneiras nos temas abordados, graças ao brilhantismo do orientador. Ele foi um dos matemáticos mais brilhantes que conheci”, disse.

Nascido em 24 de maio de 1932 na cidade de São Paulo, Loibel realizou os estudos primários e parte do secundário na Alemanha. De volta ao Brasil, obteve o título de Licenciado e Bacharel em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP no ano de 1955 e lá começou como instrutor no ano seguinte. Em 1959 defendeu pela EESC sua tese de doutorado, intitulada Sobre quase grupos topológicos e espaços com multiplicação, orientada pelo professor Achille Bassi. Fez pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), entre 1960 e 1962. No período de 1965 a 1966, foi professor visitante na Universidade Central da Venezuela. 

Entre 1962 a 1965, foi chefe do Departamento de Matemática da EESC, e de 1971 a 1976, coordenou nessa instituição o Programa de Pós-Graduação em Matemática. Tornou-se professor titular do ICMC em 1981, onde foi vice-diretor no período de 1982 a 1986 e se aposentou em 1987. A partir de 1990, por quinze anos foi professor colaborador e adjunto no Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), da UNESP de Rio Claro. 

Ruas conta que Loibel se encantou pela Teoria de Singularidades durante um estágio de pós-doutorado em Berkeley, nos Estado Unidos. Foi lá que conheceu René Thom e participou de um minicurso oferecido por Thom sobre conjuntos estratificados. “Loibel era um topólogo, mas se entusiasmou com as questões centrais propostas pela Teoria de Singularidades durante as décadas de 60 e 70 do século passado. Os problemas de caracterizar as aplicações estáveis, decidir sobre a densidade do conjunto dessas aplicações e descrever as singularidades estáveis, propostos por Hassler Whitney e René Thom eram os grandes desafios da teoria que se iniciava”, contou.

É com grande pesar que o ICMC despede-se desse matemático pioneiro e registra aqui sinceros e eternos agradecimentos ao seu empenho e dedicação para elevar essa instituição aos atuais patamares de excelência acadêmica e administrativa.


Leia aqui a entrevista publicada na revista ICMCotidi@no em maio de 2012 com o professor Loibel: icmc.usp.br/e/4ad96

Defesas e qualificações da semana - 18 a 22 de novembro


Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Models and operators for extension of active multimedia documents via annotations
Aluno: Diogo Santana Martins
Orientador: Maria da Graça Campos Pimentel
Quando: segunda-feira, 18 de novembro, às 15h
Onde: sala 4-112
--------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

ICMC abre inscrições para ênfases em Mecânica dos Fluídos Computacional e Otimização

 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para duas ênfases: em Mecânica dos Fluídos Computacional e em Otimização. Ambas são oferecidas pelo departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME). Os interessados devem realizar as inscrições na secretaria do departamento até 22 de novembro.

Podem se inscrever todos os alunos de graduação da USP, em São Carlos, que possuam média geral igual ou superior a 7,0, sendo necessário ter uma cópia do histórico escolar atualizado (versão impressa do sistema Júpiter).

Mais informações
Secretaria do SME
Telefone (16) 3373-8121
sme@icmc.usp.br

II Workshop de Estatística do ICMC promove interação entre universidade e empresas

Pigato, do Grupo Abril, falou sobre marketing direcionado pela análise estatística

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, organizou nesta terça-feira, 12 de novembro, o II Workshop de Estatística, evento que oferece aos alunos da graduação uma oportunidade de contato com representantes de grandes empresas, profissionais experientes e alunos recém-formados da área de estatística aplicada. 

O workshop ocorreu no auditório Luiz Antonio Favaro e foi aberto pelo vice-diretor do ICMC Alexandre Nolasco, que discorreu sobre a importância de eventos que proporcionem a interação entre universidade e mercado de trabalho. "É uma possibilidade de inserir o aluno no mercado e fomentar a interação com as empresas. Essa troca de experiência e ideias propicia colaborações que, depois, geram conhecimento novo e benefício para todas as partes envolvidas", disse. 

Durante a manhã, o gestor da equipe de inteligência do Grupo Abril, Francisco Pigato, ministrou uma palestra intitulada O marketing direcionado pela análise estatística, em que apontou como as técnicas estatísticas podem auxiliar no desenvolvimento de estratégias de marketing para empresas. Aconteceram ainda apresentações de trabalhos de conclusão de curso e uma palestra sobre Introdução ao Action com o professor do ICMC Dorival Leão. 

Estatísticos relataram suas experiências e falaram sobre as perspectivas de trabalho na área

Já no período da tarde, além da palestra Estatística na área médica, um dos destaques foi a mesa redonda "Os caminhos do estatístico". Comandaram a mesa de debate os estatísticos Ângela Achcar, Ângela Tavares e Estéfano Souza. Eles contaram suas experiências na área e discutiram as promissoras perspectivas de trabalho para os futuros estatísticos.

Texto: Fernanda Vilela e Ronaldo Castelli - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Créditos das fotos: imagem da palestra de Francisco Pigato (Fernanda Vilela); imagem da mesa redonda (Ronaldo Castelli).

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Comunicação, privacidade e segurança são temas de pesquisas do Laboratório Intermídia


A simulação de protocolos de comunicação e a avaliação sobre privacidade e segurança na troca de informações são os principais focos das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório Intermídia do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).

O laboratório desenvolve tecnologia de comunicação e interfaceamento usuário-máquina. Em particular, pesquisa a problemática de definição de protocolos adequados para a comunicação aérea - na qual fatores aliados à distância, velocidade e interferências são importantes -, e para a comunicação entre veículos terrestres, que é rápida, oportunista e ocorre em períodos muito curtos de tempo.

De acordo com o Prof. Dr. Edson dos Santos Moreira, responsável pelo Laboratório de Intermídia, “a área de comunicação entre veículos tem um potencial muito grande, inclusive no que tange à otimização do tráfego no sistema viário, conhecido como Intelligent Transportation System - ITS. Acreditamos que muitos dos trabalhos feitos no laboratório, envolvendo comunicação, ciência de contexto e projeto de interface usuário-máquina, poderão ser utilizados na área”.

ITS referem-se a todos os tipos de comunicação entre diferentes veículos e interfaces entre veículos e infraestruturas de transporte. Por se tratar de sistemas inteligentes, são caracterizados como aplicações avançadas que visam proporcionar serviços inovadores para o gerenciamento de tráfego, tornando a utilização de redes de transporte mais segura.

Além de Moreira, fazem parte do Laboratório de Intermídia no âmbito do INCT-SEC os professores doutores Rudinei Goularte, Maria da Graça Campos Pimentel e Renata Pontim de Mattos Fortes; os doutorandos Roberto Sadao Yokoyama (da área de sinalização em redes veiculares), Kifayat Ullah (comunicação em redes veiculares) e Luz Marina Santos Jaimes (segurança e privacidade em comunicação entre veículos); o mestrando Matheus Ricardo Uihara Zingarelli (processamento de imagens) e o graduando Sergio Zumpano Arnosti (instrumentação sensorial para veículos). Durante o período de vigência do INCT-SEC, outros três doutorandos e dois mestrandos foram formados pelo grupo.

Para Moreira, a participação na rede de colaboração do INCT-SEC trouxe bons resultados por permitir que problemas práticos oriundos das pesquisas dos vários Grupos de Trabalhos (GTs), bem como os dispositivos (robôs aéreos e terrestres) desenvolvidos no âmbito do Instituto sirvam de base para a criação de novos modelos e técnicas de comunicação. As pesquisas do laboratório fazem parte do GT2 – Veículos Terrestres e Autônomos e GT3 – Sistemas Aéreos Não Tripulados.

As principais parcerias estabelecidas pelo Laboratório de Intermídia são com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Politecnico de Torino (Itália), Middlesex University (Reino Unido) e University of Twente (Holanda).

Texto e fotos: Suzana Xavier - Assessoria de Comunicação INCT-SEC

Mais informações