terça-feira, 19 de novembro de 2013

Inscrições abertas para doutorado pleno na University of Southern California com bolsa da Capes

Representantes da USC ministraram palestra no ICMC

Seguem abertas, até 1 de dezembro, as inscrições para o doutorado pleno na University of Southern California (USC). Os candidatos brasileiros admitidos no programa de doutorado da USC e selecionados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) receberão os seguintes benefícios: passagem de ida e volta; mensalidades e taxas acadêmicas; bolsa mensal; subsídio para despesas de acomodação; subsídio adicional para dependente e seguro saúde mensal. O diretor do escritório da USC no Brasil, Paulo Rodrigues, visitou o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, no último dia 5 de novembro, para divulgar essa oportunidade e demais informações sobre outras possibilidade de mobilidade estudantil.

Rodrigues explicou que não existe, no momento, nenhum edital da Capes aberto para essa seleção do doutorado pleno na USC. Mas o acordo estabelecido com a universidade norte-americana prevê que os alunos aceitos no processo seletivo da USC poderão, posteriormente, solicitar a bolsa da Capes. “Os interessados que se inscreverem até 1 de dezembro receberão a resposta sobre sua aceitação na USC entre 15 de fevereiro e 15 de abril de 2014. Os que forem aceitos poderão dar entrada ao pedido de bolsa na Capes com uma carta da USC (offer letter). Uma vez recebida a resposta positiva dessa solicitação de bolsa junto à Capes, o aluno confirma com a USC o seu interesse em fazer o doutorado pleno e começa a assistir às aulas em agosto de 2014”, detalhou.

Durante a visita ao ICMC, Rodrigues disse que a meta da USC é atrair os melhores estudantes para a Instituição e que não há um limite de vagas. “Um bom número seria atrairmos cerca de 15 estudantes para o doutorado pleno nesse primeiro momento”, ressaltou. Ele também adiantou que, em breve, serão abertas inscrições para mestrado profissional, dentro do programa Ciência sem Fronteiras, e haverá vagas para a USC. Além disso, a universidade norte-americana quer receber mais alunos de graduação brasileiros no âmbito das chamadas do Ciência sem Fronteiras.

Essas oportunidades de mobilidade estudantil foram o tema principal da palestra ministrada no ICMC por Rodrigues e por outra representante da USC, Angela MacCracken, diretora do escritório da universidade no México. Além disso, os representantes da USC também se reuniram com o presidente da Comissão de Relações Internacionais do Instituto, Paulo da Veiga; com o professor do ICMC Jó Ueyama e com o professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Rodrigo Queiroz de Albuquerque. 

Veiga destacou as principais linhas de pesquisa existentes no ICMC e disse que o Instituto está aberto ao estabelecimento de futuras parcerias com a USC. “Ao apresentarem nosso catálogo de pesquisa à comunidade da USC, os pesquisadores norte-americanos poderão conhecer nossos grupos de pesquisa e, se desejarem, podem também acessar os currículos de cada um dos pesquisadores do ICMC por meio da Plataforma Lattes”, finalizou Veiga.

Veiga, Rodrigues, professor Pedro Diniz (USC) e MacCracken
Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Imagens: foto da palestra (Ronaldo Castelli) e foto dos professores (Denise Casatti)

Mais informações
Site da USC: http://www.usc.edu/admission/graduate/
Comissão de Relações Internacionais
E-mail: crint@icmc.usp.br
Tel.: (16) 3373.8120