quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Novo Mural Social facilita identificação e localização da comunidade do ICMC

Tela touchscreen facilita navegabilidade


Precisa localizar o telefone, o nome completo ou a foto de um dos professores, funcionários, alunos ou egressos do ICMC? Com a nova versão do Mural Social ficou ainda mais fácil localizar essas informações, quer seja em português ou inglês. O sistema computacional é uma base online para a realização desse tipo de busca de dados e facilita a vida tanto da comunidade interna quanto de visitantes e outros públicos que demandem essas informações.

O novo Mural Social pode ser acessado de qualquer computador ligado à internet (http://mural.icmc.usp.br/), além de estar disponível para a comunidade interna por meio de uma nova tela touchscreen de 55 polegadas. Localizada no corredor térreo do bloco 3 (próximo aos setores administrativos), a tela foi importada recentemente e está ligada a um pequeno computador rodando Windows 7, que permite interatividade física do usuário. Ao tocar na foto de uma pessoa, são disponibilizadas informações de contato, como área, sala e ramal. É possível também fazer busca de pessoas por nome, categoria ou setor. 

O sistema Mural Social é baseado em web e roda no navegador Mozilla Firefox. Para o desenvolvimento, utilizou-se a linguagem PHP e o banco de dados da Intranet do ICMC, em MySQL.

Ideia de criar o sistema computacional surgiu em 2010

Projeto tem história – A ideia de criar o Mural Social surgiu em 2010, por iniciativa da Diretoria do ICMC. A primeira versão do projeto (disponível em https://intranet.icmc.usp.br/mural/) foi coordenada pelo Setor de Apoio Institucional e desenvolvida pela ICMC Júnior

Além do aumento da interação com o usuário e visitante através da navegabilidade e acessibilidade, houve também uma mudança no conteúdo das informações disponibilizadas. Anteriormente, não havia a possibilidade de acessar dados referentes a alunos e egressos, nem a galeria de ex-diretores. Houve, ainda, uma adequação na identidade visual da ferramenta, que passou a seguir os padrões do Instituto. 

Mas as novidades não devem acabar por aí. Já está prevista uma nova funcionalidade para o Mural Social: um mapa interativo com tour virtual, visando orientar o usuário na localização dos ambientes, salas e setores administrativos do ICMC.

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP


Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br