quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Workshop de Teses e Dissertações do ICMC bate recorde de participantes

Workshop de Teses e Dissertações 2013 reuniu 372 pesquisadores e apresentações de 144 pôsteres em 14 áreas


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou o Workshop de Teses e Dissertações 2013 (WTD) do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional de 18 a 22 de novembro. Em sua 14ª edição, o Workshop se destacou em seu formato ousado e em sua grandiosidade, reunindo 372 inscritos entre alunos e orientadores do programa, palestrantes convidados e pesquisadores da região. Foram aproximadamente 298 alunos, dos quais 172 apresentaram trabalhos (144 presencialmente). Pela primeira vez, o evento contou com uma seleção de 11 palestrantes convidados de diversas universidades brasileiras e internacionais.

Pelas manhãs, aconteceram palestras e, no período da tarde, de segunda a quinta-feira, houve plenárias dos grupos de pesquisa e apresentações de pôsteres. Ao todo, 28 alunos apresentaram suas pesquisas na forma de plenária e 144 apresentaram na forma de pôsteres, referentes aos 14 grupos de pesquisa do ICMC relacionados ao Programa: Bioinspirada Computing (Biocom), Engenharia de Software e Sistemas de Informação (ESSI), Bancos de Dados e Imagens (GBDI), Inteligência Computacional (LABIC), Mecânica dos Fluidos Computacional (MFC), Linguística Computacional (NILC), Otimização (OTIM), Visual e Processamento de Geometria (PGV), Robótica Móvel (RM), Sistemas Complexos, Partículas e Controle (SCPTC), Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (SDPC), Incorporado e sistemas evolutivos (VER), Interativa Web e Sistemas Multimédia (SWMI), Visualização de Imagem e Computação Gráfica (VICG).

Pesquisador da Universidade de Toronto, Jed Meltzer foi um dos palestrantes
A maior parte das atividades foi realizada empregando-se a língua inglesa, permitindo aos alunos exercitar suas habilidades de comunicação em um segundo idioma. Dessa forma, propiciou-se uma interação efetiva entre todos os participantes e uma ambientação acadêmica que simula o que os alunos encontrarão após sua formação.

O Workshop promoveu a interação dos docentes e dos alunos do Programa com os palestrantes convidados e demais participantes, discutindo temas relacionados a todos os grupos de pesquisa do ICMC. “Esta interação permitiu aos alunos conhecer de perto aspectos importantes das pesquisas realizadas em diversos centros de classe mundial. O grande número de reuniões que ocorreu durante a semana, propiciado pela presença dos convidados e de colaboradores de outras instituições, já evidencia a importância do evento para a concretização de novas parcerias”, afirmou a professora do ICMC Maria da Graça Pimentel.

O site do evento (http://wtd.icmc.usp.br) inclui um resumo do trabalho de todos os alunos que apresentaram pôsteres e também um resumo do trabalho de 30 outros alunos que não puderam participar presencialmente do evento, inclusive porque muitos estão em estágio sanduíche no exterior. O site também incluirá, em breve, vídeos de todas as palestras, slides das apresentações dos grupos e versões digitais de cada um dos pôsteres.

A professora do ICMC Sandra Aluísio explica que o Workshop favorece o intercâmbio, troca de ideias e permite novas colaborações: “O Núcleo de Linguística Computacional trouxe 3 professores convidados e este Workshop irá gerar novos projetos conjuntos. Para os alunos é muito importante, pois é o momento de discutir seu trabalho com os professores convidados, ouvir opiniões e sugestões”.

Apresentações de pôsteres movimentaram ICMC
Segundo o professor do ICMC José Fernando Rodrigues Junior, o Workshop, em seu conjunto, é uma importante realização para o ICMC, pois impacta diretamente os números do relatório CAPES, mais especificamente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação e Matemática Computacional. “Os convidados nacionais e internacionais são indicadores de colaboração/internacionalização, as atividades de edição e publicação on-line dos resumos e textos são indicadores de produção técnica, e o evento em si entra para o relatório da proposta do programa, como previsto pelos critérios dos relatórios trienais CAPES”, finalizou.

Texto: Ronaldo Castelli – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Crédito das imagens - apresentação de pôsteres: Ronaldo Castelli; demais fotos: Sílvio Pomim

Mais informações