quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Comunicação, privacidade e segurança são temas de pesquisas do Laboratório Intermídia


A simulação de protocolos de comunicação e a avaliação sobre privacidade e segurança na troca de informações são os principais focos das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório Intermídia do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, no âmbito do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).

O laboratório desenvolve tecnologia de comunicação e interfaceamento usuário-máquina. Em particular, pesquisa a problemática de definição de protocolos adequados para a comunicação aérea - na qual fatores aliados à distância, velocidade e interferências são importantes -, e para a comunicação entre veículos terrestres, que é rápida, oportunista e ocorre em períodos muito curtos de tempo.

De acordo com o Prof. Dr. Edson dos Santos Moreira, responsável pelo Laboratório de Intermídia, “a área de comunicação entre veículos tem um potencial muito grande, inclusive no que tange à otimização do tráfego no sistema viário, conhecido como Intelligent Transportation System - ITS. Acreditamos que muitos dos trabalhos feitos no laboratório, envolvendo comunicação, ciência de contexto e projeto de interface usuário-máquina, poderão ser utilizados na área”.

ITS referem-se a todos os tipos de comunicação entre diferentes veículos e interfaces entre veículos e infraestruturas de transporte. Por se tratar de sistemas inteligentes, são caracterizados como aplicações avançadas que visam proporcionar serviços inovadores para o gerenciamento de tráfego, tornando a utilização de redes de transporte mais segura.

Além de Moreira, fazem parte do Laboratório de Intermídia no âmbito do INCT-SEC os professores doutores Rudinei Goularte, Maria da Graça Campos Pimentel e Renata Pontim de Mattos Fortes; os doutorandos Roberto Sadao Yokoyama (da área de sinalização em redes veiculares), Kifayat Ullah (comunicação em redes veiculares) e Luz Marina Santos Jaimes (segurança e privacidade em comunicação entre veículos); o mestrando Matheus Ricardo Uihara Zingarelli (processamento de imagens) e o graduando Sergio Zumpano Arnosti (instrumentação sensorial para veículos). Durante o período de vigência do INCT-SEC, outros três doutorandos e dois mestrandos foram formados pelo grupo.

Para Moreira, a participação na rede de colaboração do INCT-SEC trouxe bons resultados por permitir que problemas práticos oriundos das pesquisas dos vários Grupos de Trabalhos (GTs), bem como os dispositivos (robôs aéreos e terrestres) desenvolvidos no âmbito do Instituto sirvam de base para a criação de novos modelos e técnicas de comunicação. As pesquisas do laboratório fazem parte do GT2 – Veículos Terrestres e Autônomos e GT3 – Sistemas Aéreos Não Tripulados.

As principais parcerias estabelecidas pelo Laboratório de Intermídia são com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Politecnico de Torino (Itália), Middlesex University (Reino Unido) e University of Twente (Holanda).

Texto e fotos: Suzana Xavier - Assessoria de Comunicação INCT-SEC

Mais informações