quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ICMC e universidade alemã oferecem programa de intercâmbio para alunos da graduação


Estudantes de graduação dos cursos de computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, podem participar de intercâmbio na Leuphana Universitãt Lüneburg, na Alemanha. As inscrições para o programa estão abertas até 18 de novembro. Os alunos selecionados começarão o intercâmbio em março de 2014 e receberão bolsa de estudo, além de recursos para despesas de viagem e seguro-saúde.

O programa faz parte do projeto Unibral, uma cooperação entre Brasil e Alemanha que promove o intercâmbio entre instituições dos dois países. Tanto alunos do ICMC poderão fazer o intercâmbio em Lüneburg, quanto alunos alemães podem fazer o intercâmbio no Brasil. Estão previstas até sete bolsas anuais para os dois países.

A seleção é realizada pelo ICMC e leva em conta o desempenho acadêmico dos estudantes e o conhecimento da língua alemã. Os candidatos aprovados desenvolverão projetos nas áreas de ciência de computação e sistemas de informação. O resultado da seleção será divulgado em 25 de novembro.

O programa é co-financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Brasil e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) na Alemanha. A Leuphana Universitãt Lüneburg é uma universidade de excelência, com destaque para as áreas de negócios e de e-business.

Localizada a 45 quilômetros de Hamburg (segunda maior cidade da Alemanha), Lüneburg foi fundada no século XI e possui várias atrações históricas centenárias. Atualmente, é uma cidade turística, com cerca de 70 mil habitantes, dos quais aproximadamente 10% são estudantes.

Na próxima quarta-feira, 13 de novembro, a Comissão de Relações Internacionais do ICMC promoverá palestra para os alunos de graduação com o intuito de apresentar oportunidades de intercâmbio como essa e tirar dúvidas sobre os processos de seleção, entre outras questões. A palestra acontecerá às 10 horas no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano.

Mais informações
Site do programa:
http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/unibral
Entre em contato com os docentes responsáveis pelo projeto: Adenilso Simão (adenilso@icmc.usp.br); João Porto (jporto@icmc.usp.br); Simone Souza (srocio@icmc.usp.br) e Rosana Braga (rtvb@icmc.usp.br).