Instituto oferece o alicerce para a formação em ciências exatas, por isso,
alunos de todo o campus da USP, em São Carlos, cursam uma ou mais das 15
disciplinas de serviço oferecidas pelo ICMC
Campana: modelagem matemática é indispensável para compreensão dos fenômenos químicos |
Somente no primeiro semestre de
2013, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, ofereceu 3.512 vagas em disciplinas voltadas aos estudantes das
quatro unidades do campus da USP em São Carlos. São as chamadas “disciplinas de
serviço”: 15 matérias que dão base para a formação em ciências exatas dos
alunos de todas as unidades.
As disciplinas de serviço abrangem
as áreas de matemática, computação e estatística, visando propiciar fundamentação
teórica para todas as aplicações de ciências exatas. De acordo com a presidente
da Comissão de Graduação do ICMC, Renata Pontin, essas disciplinas básicas
permitem que os alunos aprofundem seus conhecimentos, além de ser um primeiro
contato desses estudantes com o ensino superior, já que as matérias são
oferecidas na grade dos primeiros anos da graduação. “Disciplinas como cálculo e
geometria analítica são formadoras, pois têm por objetivo preparar o aluno para
outro tipo de raciocínio”, explicou.
Entre as disciplinas de serviço
mais cursadas por alunos de outras unidades estão Cálculo – que se divide em I,
II, III e IV, de acordo com o semestre – Equações Diferenciais, Geometria
Analítica, Introdução à Computação e, para os futuros arquitetos, o ICMC
oferece a disciplina Matemática para Arquitetura.
A matemática na Engenharia - O filósofo e matemático grego
Pitágoras de Samos, pai da palavra matemática (Mathematike, em grego), concebeu
e reuniu os sistemas de pensamento que já existiam em diversas civilizações
antigas, criando a máxima de que “o número domina o Universo”. Através dos
séculos, cientistas investigam e idealizam as leis que regem a natureza. O
aperfeiçoamento e a demonstração matemática dessas ideias constituem o
conhecimento científico da humanidade. Por isso, engenheiros, físicos, químicos
e arquitetos que estão criando o alicerce de suas profissões precisam do cálculo,
da geometria analítica, das equações diferenciais e da estatística.
Pontin explica que a engenharia é
uma área aplicada que utiliza conceitos da matemática pura. É por meio da união
do conhecimento científico e teórico e da lógica de raciocínio que um indivíduo
se transforma em um profissional. “Para aproveitar os recursos matemáticos, é
necessário um outro tipo de abstração e um raciocínio mais sistematizado e
disciplinado”, disse.
As ferramentas matemáticas são
aplicadas em ideias gerais dentro de diversos contextos diferentes. O rigor do
pensamento matemático tende a ir ao fundo de tudo, mas no ensino da Engenharia
não há tempo para isso, e, muitas vezes, a motivação dos estudantes para
concluir essas disciplinas acaba ficando comprometida.
O estudante Luis Otávio Marques,
que está no segundo ano de Engenharia Civil da Escola de Engenharia de São
Carlos (EESC), conta que chegou a ser monitor da disciplina Geometria Analítica
durante o primeiro semestre de 2013. “Tinha aptidão na disciplina e consegui
ser monitor da turma de Engenharia Elétrica da EESC”, afirmou.
Marques cursou no ICMC, em seu
primeiro semestre de curso, três disciplinas: Introdução à Ciência da
Computação, Cálculo I e Geometria Analítica. No segundo semestre, foram mais
três: Álgebra Linear e Equações Diferenciais; Linguagens de Programação e
Aplicações; e Cálculo II. E no terceiro semestre, duas disciplinas: Cálculo
III; Métodos Numéricos e Computacionais I. Atualmente, ele está no quarto
semestre e continua frequentando o ICMC, agora como aluno de Estatística, Cálculo
IV e Métodos Numéricos e Computacionais II.
Ele diz que, apesar das más
impressões que geralmente os estudantes de outros cursos têm dessas disciplinas
básicas, o rigor matemático e a lógica computacional fornecem aptidões úteis no
dia a dia. “A matemática, em especial no ensino superior, tem a capacidade de
desmistificar certas impressões, provar outras e estabelecer os critérios para
que algo possa ou não ocorrer”, comentou Marques.
Esse cenário reforça a
importância do papel do ICMC que, além de oferecer as disciplinas de serviço
para as outras unidades, também possibilita que os professores orientem
projetos de iniciação científica dos estudantes de todo o campus. Muitos alunos
que se destacaram em outras unidades com projetos de pesquisa receberam
orientação de professores do Instituto.
Esse foi o caso de Guilherme
Mazanti, que se formou em Engenharia Elétrica pela EESC no final de 2011. Ele
foi orientado pelo professor do ICMC Hildebrando Munhoz Rodrigues em dois projetos de
iniciação científica – "Análise e Integral de Lebesgue" e de
"Álgebra Linear e Análise Funcional". Para Guilherme, esses projetos
o ajudaram a ter uma base sólida em matemática e contribuíram muito para que
fosse estudar na França, onde ficou por dois anos e meio. Nos últimos três
meses do curso, ele desenvolveu um estágio em Controle de Sistemas Dinâmicos,
que foi premiado recentemente pela École Polytechnique, instituição em que
realizou seus estudos.
Guilherme teve os primeiros
contatos com a pesquisa científica por meio dos projetos realizados no ICMC e
acredita que o sucesso obtido na França esteja ligado à relação que estabeleceu
com os professores do Instituto. “Tenho um carinho muito especial por diversos
professores do ICMC. Além de me ensinarem matemática nos meus primeiros anos de
graduação, sempre me forneceram uma grande motivação para aprofundar os estudos
nessa área”. O agradecimento especial vai ao professor Hildebrando. “Ele me
apresentou o programa de duplo diploma da École Polytechnique, além disso,
Hildebrando se dedica muito a seus alunos de iniciação científica, isso sempre
me serviu como motivação”, concluiu Guilherme.
Base na formação dos químicos - O presidente da Comissão de
Graduação do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Sergio Paulo Campana
Filho, durante a comemoração dos 40 anos do IQSC, reconheceu a importância do
ICMC na formação dos químicos. Segundo o docente, para a compreensão dos
fenômenos da química, é indispensável a participação da modelagem matemática.
"A estrutura curricular do químico que nós formamos aqui no campus de São
Carlos tem uma sólida base em matemática".
Campana, que também se graduou no
IQSC e teve aula com professores do ICMC, comenta que, hoje em dia, o número de
disciplinas de serviço foi reduzido se comparado com a estrutura curricular do
passado. "O número de créditos diminuiu, mas ainda assim ocupa uma parte
muito importante naquilo que a gente delimita como núcleo básico da
formação", disse.
O professor conta ainda que, além
da formação básica da química, a matemática também está presente no alicerce
acadêmico do físico e em outras carreiras. "Estamos falando de ciências
exatas, mas a própria abordagem que a matemática propicia ao intelecto humano é
parte formativa, inerente na formação do ensino superior".
Professora do ICMC foi homenageada durante comemorações dos 40 anos do IQSC |
Dedicação reconhecida - A professora do ICMC Lourdes de
la Rosa Onuchic foi homenageada durante as comemorações dos 40 anos do IQSC. Sua dedicação desde o início do
curso de Bacharelado em Química foi reconhecida pelos dirigentes da Instituição.
A professora Maria Teresa do
Prado Gambardella, que faz parte da comissão que organiza as comemorações dos
40 anos do IQSC, comenta a importância que a professora do ICMC teve desde a criação
do Bacharelado em Química. "Ela contribuiu muito para o nosso curso,
ministrando disciplinas da matemática que são fundamentais na formação dos
químicos".
Onuchic, hoje já aposentada,
participou diretamente da escolha das disciplinas presentes na grade curricular
do Bacharelado em Química do IQSC. A docente lembra com carinho da época em que
lecionava. "Eu sempre vi cada aluno meu como se fosse um filho. Fico feliz
com essa homenagem, pois todos os alunos que tive foram filhos que passaram pela
minha vida", finalizou.
Texto e fotos: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Neylor Fabiano ou Denise Casatti
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br
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