terça-feira, 30 de maio de 2017

Workshop de Teses e Dissertações em Matemática do ICMC está com inscrições abertas

Evento acontece dias 28 e 29 de agosto e os participantes que desejam apresentar trabalhos devem se inscrever até 18 de junho

O Prêmio Gutierrez é entregue durante cerimônia na abertura do Workshop.
Ano passado, o vencedor foi Rafael Montezuma Cabral, que apresentou sua tese no evento

Entre os dias 28 e 29 de agosto, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará o VII Workshop de Teses e Dissertações em Matemática (WTD). O evento tem como objetivo promover a divulgação das pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Matemática do Instituto.

Aberto a todos os interessados, o workshop tem como meta promover maior interação entre pós-doutorandos, egressos e alunos de mestrado e doutorado do Programa. O evento também busca encorajar aqueles que estão em fase final de elaboração de teses ou dissertações a ministrarem palestras, divulgando os resultados obtidos em suas pesquisas. 

Os participantes que desejarem apresentar seus trabalhos durante o Workshop devem realizar a inscrição até 18 de junho. Já aqueles que não vão apresentar projetos podem se inscrever até 4 de agosto ou na abertura do evento, dia 28, a partir das 8 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. O valor da inscrição é de R$ 36,00 e pode ser pago diretamente à Seção de Eventos do ICMC entre os dias 4 e 18 de agosto. 

Atrações gratuitas – A programação do WTD conta com duas atrações gratuitas e abertas à participação de todos os interessados. No dia 28 de agosto, em conjunto com a abertura do Workshop, ocorrerá a cerimônia do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2017, que reconhece, a cada ano, a melhor tese de doutorado em matemática defendida no Brasil no ano anterior. A cerimônia acontecerá a partir das 14 horas no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano.

No mesmo local, também no dia 28, no período da manhã, será realizada a palestra Escrita Científica em Inglês, que será ministrada pelo professor Osvaldo Novais de Oliveira Júnior, do Instituto de Física de São Carlos. Osvaldo É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), sediado no ICMC, e um dos responsáveis pela criação do Portal da Escrita Científica do campus da USP em São Carlos, que tem por objetivo auxiliar na formação dos estudantes por meio de minicursos voltados à estruturação e linguagem de documentos científicos (teses e artigos), ferramentas de apoio à escrita e gerenciamento de referências e editoração.

Foto: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Site do evento: http://wpgmat.icmc.usp.br/2017/index.php
Setor de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Palestras da semana - 29 de maio a 5 de junho

 

Seminários de Singularidades
Transversality theorem for Holomorphic maps
Palestrante: Saurabh Trivedi
Quando: terça-feira, 30 de maio, às 10 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários de Singularidades
O Jardim de Epicuro
Palestrante: Carlos Goldenberg (Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC)
Quando: quarta-feira, 31 de maio, às 14 horas
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (6-001)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários de Computação (Bacharelado de Sistemas de Informação)
Um framework para coprojeto de hardware e software do modelo climático BRAMS
Palestrante: Erinaldo da Silva Pereira (doutorando ICMC)
Quando: quarta-feira, 31 de maio, às 18 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Mais informações
Seção de Eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

Exposição sobre as escolas de São Carlos contribui para formação de futuros professores

Em cartaz até o final de junho na Biblioteca Achille Bassi, no ICMC, exposição ajuda a compreender o desenvolvimento da educação em São Carlos nos primeiros anos da República

Exposição é composta por oito painéis que destacam a implantação do modelo
de grupo escolar no Estado de São Paulo (crédito: Denise Casatti)

As transformações pelas quais passaram a área de educação no Estado de São Paulo e seus reflexos nas escolas de São Carlos durante a Primeira República são o tema de uma exposição que está em cartaz na Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Aberta ao público e gratuita, a exposição é resultado de uma parceria entre a Fundação Pró-Memória de São Carlos e a prefeitura municipal da cidade.

“Os estudantes que estão frequentando nossos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Exatas vão se inserir em um sistema educacional que tem uma história e eles precisam conhecê-la”, ressalta a professora Esther Prado, que foi responsável por trazer a exposição ao Instituto. Visitar a exposição é uma das atividades que ela inseriu na disciplina “História da Educação e das Orientações Curriculares de Matemática Brasileiras”. A disciplina se tornou obrigatória este ano para os alunos de Licenciatura em Matemática do ICMC. 

Na opinião da professora, conhecer o que aconteceu nos primeiros anos da República é fundamental para que os estudantes possam compreender a situação da educação nos dias atuais e projetar as mudanças futuras: “Quando eles se tornarem professores vão vivenciar outras mudanças curriculares. Por isso, é importante que saibam como esse tipo de alteração pode afetar a educação”.

A exposição é composta por oito painéis que retratam, entre outros fatos, a implantação do modelo de grupo escolar no Estado de São Paulo. Esse modelo provocou uma inovação no sistema de ensino adotado no fim do século XIX e início do século XX no Brasil, transformando a organização administrativa e pedagógica das escolas, além de provocar mudanças na didática adotada. 

O grupo escolar Coronel Paulino Carlos foi o primeiro de São Carlos e começou a funcionar no dia 1º de abril de 1905. “Para atender às escolas unidas no grupo escolar, edifícios específicos foram construídos em lugares de destaque no cenário urbano, de modo que a arquitetura destacasse a República”, explica um dos painéis. “Além da imponência dos prédios, seus espaços foram criados para atingir às exigências da mais moderna pedagogia, como museus, laboratórios, auditórios, bibliotecas”, destaca o material. 

Situado na rua Dona Alexandrina, 1087, o edifício desse primeiro grupo escolar da cidade teve como engenheiro responsável Euclides da Cunha e foi tombado, em 2010, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Hoje, no local, funciona a Escola Estadual Coronel Paulino Carlos.

A exposição fica em cartaz até o dia 30 de junho na Biblioteca Achille Bassi, que se localiza na área I do campus da USP, no centro de São Carlos. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta, das 8 às 21h30, e aos sábados, das 9 às 12 horas.

Grupo escolar Coronel Paulino Carlos foi o primeiro de São Carlos (crédito: Condephaat)

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC


Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Do laboratório à mesa de bar: Pint of Science registra recorde de público em São Carlos

Cerca de 1,4 mil pessoas participaram de divertidos bate-papos científicos durante as três noites do festival que chegou a sua terceira edição no município

"Socorro: fui hackeado e o drone sumiu" foi o título da bate-papo coordenado pela professora Kalinka durante a última noite do Pint of Science em São Carlos (crédito: Henrique Fontes)

É quarta-feira, 17 de maio, e as cerca de 100 pessoas que lotam um bar no centro da cidade de São Carlos, interior de São Paulo, estão correndo o risco de ter seus celulares hackeados. O sorriso no rosto e os olhares tranquilos de quem está no local não condizem com o que fizeram momentos antes: autorizaram essa invasão em seus aparelhos. Parece loucura, mas todos ficaram vulneráveis ao conectarem os telefones em uma rede de internet aberta sem ler o termo de compromisso. 

Essa experiência foi realizada durante um bate-papo sobre segurança virtual, no festival de divulgação científica Pint of Science, em São Carlos, um dos 22 municípios brasileiros que participaram da iniciativa juntamente com cidades espalhadas por outros 10 países. Antes dos clientes chegarem ao bar para o evento, a professora Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, disponibilizou uma rede Wi-Fi livre para os participantes. Porém, entre as condições para utilizá-la, estava a concordância com um termo em que os usuários permitiam que os smartphones conectados fossem invadidos, além de autorizar que um drone sobrevoasse suas cabeça. 

No final do evento, ao revelar o conteúdo do termo ao público, ficou evidente que ninguém havia lido as informações antes de clicar na caixa “aceito” e se conectar. Para exemplificar o que poderia acontecer com aquelas pessoas, um dos estudantes orientados por Kalinka hackeou o celular da professora e exibiu no telão as imagens que a câmera do aparelho captava. “Fizemos isso para mostrar como estamos vulneráveis no mundo virtual e como podemos nos prevenir de possíveis crimes”, diz Kalinka. 

No bate-papo, os convidados puderam falar um pouco sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas para ajudar a proteger a população dos hackers. “É muito importante a sociedade ter a oportunidade de debater esse tema que, muitas vezes, passa por questões morais e éticas envolvendo a tecnologia”, afirma Natássya da Silva, doutoranda do ICMC e uma das participantes do debate. 

Aquela noite foi a primeira vez que a estudante teve a oportunidade de falar com o público num lugar descontraído, fora da universidade: “É mais tranquilo do que eu imaginava, o pessoal participou e deixou a gente à vontade para contar as novidades que acontecem no nosso mundo”. Além de Natássya, participaram da conversa o advogado Guilherme Guimarães, que falou um pouco sobre os diferentes tipos de crimes virtuais, e o estudante Marcelo da Silva, que faz Ciências de Computação no ICMC. 

Recorde de público: 1,4 mil pessoas participaram da iniciativa em São Carlos; nas 22 cidades
do país, o festival alcançou cerca de 20 mil brasileiros (crédito: Rogério Gianlorenzo)

Mergulhando no mundo dos vidros – “Ele brilha, tem de todas as cores, é transparente, é lindo!”, enfatiza o professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Edgar Zanotto, após sua apresentação sobre a importância e as curiosidades do universo vítreo, realizada no dia 16 de maio em outro restaurante da cidade. Coordenador do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros (CeRTEV), ele conta que, se não fosse o material, não existiriam telescópios, microscópios, celulares, óculos, entre outros objetos. Não haveria nem mesmo o projeto Sons Vítreos, criado pelo Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica da UFSCar. No projeto, os participantes utilizam diversos instrumentos feitos do material milenar em suas apresentações. No Pint of Science, eles empolgaram o público ao encerrar a noite com seus sons singulares. 

Para Zanotto, vidros podem ser sólidos ou líquidos, depende do ponto de vista
do observador (crédito: Paulo Arias)

De acordo com Zanotto, apesar de existir uma infinidade de utilidades já conhecidas para o vidro, ainda há muito a ser explorado. Atualmente, são contabilizados cerca de 400 mil tipos de vidros no mundo, porém, segundo o especialista, é possível produzir outros 1052 modelos do material: “É um campo da ciência com seis mil anos de história, mas que ainda está na infância e existem poucas pessoas no mundo pesquisando o assunto”. 

Ao estrear no Pint of Science, Zanotto confessou à plateia: “Já dei muitas palestras no Brasil e no mundo. Mas nunca falei em um bar”. Logo depois de passar por essa primeira experiência, ele aprovou a proposta. “O desconhecimento da sociedade pela ciência é enorme. Pergunte a qualquer pessoa o nome de um jogador de futebol. A resposta, provavelmente, irá variar entre 10 e 50 atletas. Agora, se você pedir o nome de um cientista, dificilmente lembrarão de um pesquisador brasileiro”, lamenta o docente. Também estiveram na mesa sobre vidros a professora Andrea Bernardez, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), e a professora Ana Candida Rodrigues, da UFSCar. 

Projeto Sons Vítreos finalizou o bate-papo sobre a era do vidro (crédito: Paulo Arias)

Levando o Brasil à Lua – Outro bate-papo que mobilizou o público em São Carlos abordou a Missão Garatéa, a primeira missão lunar brasileira que promete levar uma sonda à Lua até 2021 para estudar a vida fora da Terra. Bactérias serão enviadas ao espaço para que os cientistas analisem possíveis alterações genéticas que um ser vivo pode sofrer após um período em órbita no nosso satélite natural. Os desafios das pesquisas nessa área foram discutidos pelo engenheiro espacial Lucas Fonseca, o jornalista Salvador Nogueira, o mestre em filosofia Alexey Dodsworth e o astrobiólogo Douglas Galante. 

Entre as pessoas que acompanharam a apresentação, que aconteceu na noite de 15 de maio, estava Duília de Mello, astrofísica e colaborada da NASA há 14 anos. Apaixonada por astronomia, a cientista exaltou o trabalho dos pesquisadores em levar o conhecimento às pessoas: “A ciência é responsável pela evolução da humanidade e conseguir transmiti-la é um dom. Quem não tem esse perfil, seria interessante que tentasse melhorar nesse aspecto e pensar em novos caminhos para divulgá-la. Isso é importante para motivar os jovens e as crianças, que são quem irão carregar o fascínio pela ciência”. 

Também fizeram parte do menu do Pint of Science em São Carlos temas como estatística no esporte (saiba mais), tecnologia no campo (saiba mais), novos medicamentos, depressão, ansiedade, autismo, hiperatividade, sustentabilidade, além de problemas matemáticos de um milhão de dólares. 

O futuro da humanidade no espaço foi um dos temas na abertura do evento (crédito: Paulo Arias)

Meu aspirador pensa – Para falar sobre a revolução das máquinas, o professor Fernando Osório, do ICMC, percorreu os cerca de 100 quilômetros que separam São Carlos de Ribeirão Preto. Lá, um dos assuntos que mobilizou o público durante o Pint of Science, na noite do dia 16 de maio, foi: “Meu aspirador pensa?”. 

Osório brincou com a plateia lançando questões instigantes: “Vocês têm ideia de quantos celulares já jogaram no lixo? E se todos esses aparelhos se revoltassem e viessem atrás de vocês?”. Ele conhece bem a dinâmica do evento, participou das duas edições anteriores do Pint of Science em São Carlos. “Para mim, é sempre um grande prazer interagir com as pessoas. É muito importante sair da zona de conforto ao expor e discutir ideias com um público diferente do que encontramos nas universidades”, afirma o pesquisador. 

O ambiente descontraído proporcionado pelo festival é o que mais encanta Osório: “Quando saímos da classe, não pensamos mais em provas, notas e avaliações. O fato de quebrar o padrão formal de uma sala de aula, colocando todos juntos em um bate-papo animado e com as perguntas mais variadas, é o que faz o Pint of Science tão especial”. 

O ambiente descontraído proporcionado pelo festival é o que mais encanta
Osório (crédito: equipe Pint of Science Ribeirão Preto)

Divulgar a ciência é preciso – Cerca de 20 mil pessoas participaram do festival de divulgação científica este ano nas 22 cidades brasileiras que realizaram a iniciativa nas noites de 15, 16 e 17 de maio. “O sucesso do festival em todo o país mostra que a população quer, de fato, saber sobre ciência e que os cientistas querem falar com a sociedade. Bastava ser criado um canal para isso, tal como o Pint of Science fez”, afirma Natalia Pasternak, coordenadora nacional do festival. 

“O Pint of Science é uma excelente oportunidade de aprendizado para os cientistas por desafiá-los a traduzirem a ciência em uma linguagem simples e acessível para todos”, explica Denise Casatti, coordenadora do evento em São Carlos. “Os cientistas estão acostumado a falar para seus pares, que já conhecem o jargão técnico e os conceitos básicos de sua linha de pesquisa. Mas falar em um bar para o cidadão comum não é fácil, especialmente porque é preciso disputar a atenção com o barulho do liquidificador e com todas as demais distrações típicas desse ambiente”. 

Para Natalia, o festival também serve de motivação para que o cientista olhe para seus projetos com outros olhos, instigando-o a imaginar como a sociedade enxerga sua pesquisa, que dúvidas teria e a importância do que faz. Para ela, o caminho para estabelecer a cultura científica da população é encontrar novos meios de divulgar a ciência: “Precisamos criar mais canais, em formatos diferentes, que atinjam públicos diversos, durante o ano todo. Falar de ciência é necessário e divertido”. 

Para realizar o festival, uma rede de voluntários foi mobilizada, unindo profissionais de diferentes áreas do conhecimento e de diversas instituições de ensino e pesquisa, que estão buscando aprimorar a iniciativa a cada ano. Na capital da tecnologia, o evento foi realizado pelo ICMC e contou com a colaboração da Embrapa, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da regional do interior paulista da Sociedade Brasileira de Química. 

Em âmbito nacional, o festival foi patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, Verakis, e por cinco Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo: o Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais; o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades; e o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI). 

Para Natalia, festival contribui para mostrar que falar de ciência é necessário
e divertido (crédito: Henrique Fontes)

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de comunicação do Pint of Science Brasil 

Mais informações 
Site do festival: www.pintofscience.com.br
Confira o vídeo com a íntegra do bate-papo “Esporte e estatística: uma parceria que dá jogo”: icmc.usp.br/e/26c71
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

quarta-feira, 24 de maio de 2017

Professores da USP recebem homenagem de alunos de Engenharia de Computação

Evento que marcou reconhecimento aconteceu na área 2 do campus da USP, em São Carlos

Cinco professores da USP, em São Carlos, foram homenageados pelos alunos do curso de Engenharia de Computação por sua didática, transparência, carisma e profissionalismo durante as aulas ministradas aos estudantes no segundo semestre do ano passado. A homenagem é uma iniciativa da Secretaria Acadêmica de Engenharia de Computação (SAEComp).

Entre os homenageados estão três professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC): Cristina Ciferri, João Batista Neto e Maria do Carmo Carbinatto. Os docentes Adilson Gonzaga, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), e Jean-Claude M'Peko, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) completam a lista dos homenageados.

Para definir os professores que serão reconhecidos, a Secretaria gera, no final de cada semestre, um formulário online, o qual é respondido pelos alunos. Para a escolha, só estão aptos à votação professores do semestre anterior ao atual. Os critérios de escolha são, por exemplo, o empenho do professor com a turma (que engloba o preparo de aula, preocupação do aprendizado, confecção de listas, etc.), o ensino (que abarca tanto o domínio da disciplina quanto a qualidade dos trabalhos pedidos) e características como carisma e humildade.

A cerimônia foi realizada dia 18 de maio, no auditório do prédio da Engenharia de Computação, na área 2 do campus da USP. Como símbolo da homenagem, os alunos confeccionaram, molduraram e entregaram a cada professor escolhido um certificado de menção honrosa com palavras de agradecimento. O curso de Engenharia de Computação é oferecido em parceria pelo ICMC e pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

Confira o álbum de fotos no Facebook e no Flickr

Fotos: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

terça-feira, 23 de maio de 2017

Minicurso de arte digital é oferecido por grupo de desenvolvimento de jogos do ICMC



O grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game (FoG) está com inscrições abertas para um minicurso gratuito de arte digital para games. O objetivo é apresentar aos participantes conceitos, técnicas e ferramentas do desenvolvimento de arte digital, com foco em uma aplicação prática das ferramentas disponibilizadas pelo software Krita.

A iniciativa acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, nas tardes do próximo sábado, dia 27, e no domingo, dia 28. Aberto a todos os interessados, o curso acontecerá das 14 às 17 horas no sábado e das 14 às 16 horas no domingo na sala 3-009, no bloco 3 do ICMC. A atividade será ministrada por Anayã Ferreira e Juliana Crivelli, membros do FoG que já tem experiência em arte digital.

Há 30 vagas disponíveis e as inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas até a próxima sexta-feira, 26 de maio, ou enquanto houver vagas por meio deste link: icmc.usp.br/e/1866e. Todos os participantes devem levar seu próprio notebook e um mouse para acompanhar o minicurso e, caso possua uma mesa digitalizadora, também é aconselhável levá-la. É recomendado, ainda, que o participante já tenha instalado o software Krita em seu computador, que pode ser baixado diretamente do site oficial do software. Para conferir o conteúdo detalhado do minicurso, acesse este link: icmc.usp.br/e/4689b.

Mais informações
Evento no Facebook: www.facebook.com/events/145188729357365/
Link para inscrições: http://icmc.usp.br/e/1866e

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Comissão de Pesquisa reelege presidente


O professor Francisco vai presidir a Comissão por mais dois anos e
a professora Regilene será a nova vice-presidente

O professor Francisco Rodrigues foi reeleito como novo presidente da Comissão de Pesquisa (CPq) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Ele comandará a Comissão até julho de 2018.

Francisco possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Física pela USP e, desde 2010, é professor no ICMC. Sua pesquisa se concentra na análise, simulação e modelagem de processos dinâmicos e estocásticos em redes complexas. 

Já a professora Regilene dos Santos Oliveira foi eleita como vice-presidente da Comissão e começará a exercer suas atividades a partir de agosto. O mandato também terminará em julho de 2018.

Licenciada em Matemática pela UNESP, campus de Rio Claro, a professora fez doutorado no ICMC, onde é professora. Tem experiência na área de matemática, com ênfase em sistemas dinâmicos, atuando principalmente em temas relacionados à teoria qualitativa das equações diferenciais.

A eleição foi realizada durante a reunião da Congregação do Instituto, no dia 28 de abril.

Mais informações
Comissão de Pesquisa do ICMC: (16) 3373.8876
E-mail: pesquisa@icmc.usp.br

Palestras da semana - 22 a 29 de maio

 

Seminários de Sistemas Dinâmicos
A Large Deviation Theorem for Random Diffeomorphisms on Surfaces
Palestrante: Xiaochuan Liu (IMPA)
Quando: segunda-feira, 22 de maio, às 14h30
Onde: sala 4-001
Clique aqui para ver o resumo
----------

Cine Debate
"Qualquer um pode hackear algo" - Mr Robot
Palestrantes: grupo ADA - Projetos em Engenharia de Computação
Quando: terça-feira, 23 de maio, às 19h30
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (6-001)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários da Pós-Graduação em Matemática
Taxa de convergência de atratores globais e estabilidade estrutural
Palestrante: Cesar Augusto Esteves das Neves Cardoso
Quando: quarta-feira, 24 de maio, às 13 horas
Onde: sala 3-012
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários de Computação (Bacharelado em Sistemas de Informação)
Arquitetura multi-core reconfigurável para detecção de pedestres baseada em visão
Palestrante: Jose Arnaldo Mascagni de Holanda (Doutorando ICMC)
Quando: quarta-feira, 24 de maio, às 18 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Saúde mental na Graduação
Palestrante: duas mestrandas da Universidade Federal de São Carlos
Quando: quarta-feira, 24 de maio, às 19 horas
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (6-001)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Colóquios das Licenciaturas
Os desafios do professor de alunos "especiais"Palestrante: psicóloga Sônia Regina Siqueira Tukusser (APAE São Carlos)
Quando: quinta-feira, 25 de maio, às 17 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminário de Coisas Legais
Estatística x Esporte: 10 x 10
Palestrante: Francisco Louzada (ICMC)
Quando: sexta-feira, 26 de maio, às 13h13
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (6-001)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminário do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs)
Power and reversal power links for binary regressions: an application for motor insurance policyholders
Palestrante: Jorge Bazán (ICMC)
Quando: sexta-feira, 26 de maio, às 14 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Mais informações
Seção de Eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Defesas e qualificações - 22 a 26 de maio




Defesa de Mestrado no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística - PIPGES
Distribuições k-modificadas da família série de potência uniparamétrica
AlunoSergio Ozorio de Carvalho
Orientadora: Katiane Silva Conceição
Quando: terça-feira, 23 de maio, às 14 horas
Onde: sala 3-002

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Uma abordagem para geração de dados de teste para o teste de mutação utilizando técnicas baseadas em busca
Aluno: Francisco Carlos Monteiro Souza
Orientador: Márcio Eduardo Delamaro
Coorientador: Michail Papadakis
Quando: quarta-feira, 24 de maio, às 14 horas
Onde: sala 3-002

--------------------------------
Mais informações
Agenda de defesas e qualificações: http://www.icmc.usp.br/eventos/defesas-e-qualificacoes
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Palestras da semana - 15 a 22 de maio

 

Seminários de Singularidades
Lipschitz normal embeddings in the space of matrices
Palestrante: Helge Pedersen
Quando: terça-feira, 16 de maio, às 10 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Palestra do Centro de Competência de Software Livre
Software Livre e Propriedade Intelectual
Palestrantes: Francisco José Monaco (ICMC) e Felipe Espreafico Guelerman Ramos
Quando: terça-feira, 16 de maio, às 19 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários de Computação (Bacharelado em Sistemas de Informação)
Deep Learning - Revolucionando profundamente o Machine Learning
Palestrante: Fernando Osório (ICMC)
Quando: quarta-feira, 17 de maio, às 18 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminário de Probabilidade e Sistemas Complexos
Phase Transitions and the lack of regularity for g-functions on Dyson Models
Palestrante: Rodrigo Bissacot (IME-USP)
Quando: quinta-feira, 18 de maio, às 14 horas
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro (4-111)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Seminários de Coisas Legais
Muito além de 3 dimensões 
Palestrante: Luciano Renato Neves Rocha  (aluno do Bacharelado em Matemática do ICMC)
Quando: sexta-feira, 19 de maio, às 13h13
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (6-001)
Clique aqui para ver o resumo
----------

Mais informações
Seção de Eventos: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Defesas e qualificações - 15 a 19 de maio



 


 Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Arquitetura multi-core reconfigurável para detecção de pedestres baseada em visão
Aluno: Jose Arnaldo Mascagni de Holanda
Orientador: Eduardo Marques
Quando: quarta-feira, 17 de maio, às 14 horas
Onde: sala 3-002
--------------------------------

Defesa de Mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Geometria das dobraduras e aplicações no Ensino Médio
Aluna: Ana Cecília Del Moro
Orientador: Alexandre Casassola Gonçalves
Quando: quinta-feira, 18 de maio, às 8 horas
Onde: sala 3-002
--------------------------------
Mais informações
Agenda de defesas e qualificações: http://www.icmc.usp.br/eventos/defesas-e-qualificacoes
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Oportunidade na USP: mestrado profissional voltado à indústria abre inscrições

Candidatos com formação nas áreas de matemática, estatística e computação podem se inscrever até 12 de junho

Objetivo é aprimorar a formação dos profissionais e atender às demandas específicas do setor produtivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a iniciativa está ligada ao Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP.

São oferecidas 15 vagas na ênfase em Ciência de Dados: aplicações em agricultura, saúde, finanças e infraestrutura. “O público-alvo do MECAI são, essencialmente, profissionais da indústria, com formação nas áreas de atuação do programa (matemática, estatística e computação), que desejam aprimorar seus conhecimentos, sobretudo para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas empresas em que trabalham”, explica Ellen Francine, coordenadora do MECAI e professora do ICMC. 

O mestrado profissional é um dos únicos do país que aborda, de forma abrangente, áreas específicas da matemática, estatística e computação aplicadas à indústria: "O MECAI tem como principal objetivo aprimorar a formação dos profissionais e atender às demandas específicas do setor produtivo a fim de viabilizar a geração de produtos e/ou aplicações inovadoras, de forma que empresas e entidades afins tornem-se mais competitivas tanto no cenário nacional como no internacional”.

As inscrições podem ser realizadas até o próximo dia 12 de junho no site da Pós-Graduação do ICMC. O processo seletivo será realizado em uma única etapa e a divulgação do resultado, com o nome dos convocados para a matrícula e lista de espera, está prevista para ocorrer até 3 de julho. A turma que ingressará em 2017 será a quarta do curso. “Também vale destacar a estreita relação do MECAI com o CeMEAI, por meio da qual tem sido possível estabelecer contatos e promover parcerias com empresas e profissionais da indústria, de modo a fomentar o desenvolvimento de pesquisa aplicada nas áreas de atuação do MECAI ao setor produtivo”, ressalta Ellen.

Pós-graduação no ICMC - Os programas de pós-graduação do ICMC estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas empresas e em unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. Além do recém-criado MECAI, há três outros programas com mestrado e doutorado: o de Ciências de Computação e Matemática Computacional; o de Matemática; e o de Estatística, que é oferecido em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. O ICMC participa, ainda, do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC com informações de Leonardo Zacarin, da Assessoria de Comunicação  do CeMEAI

Mais informações
Edital: icmc.usp.br/e/9a1aa
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br

USP e UFSCar promovem Semana da Estatística

O evento acontecerá de 6 a 9 de junho em São Carlos

Estão abertas as inscrições para a 7ª Semana da Estatística (SEst), que será realizada em conjunto pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de junho e tem como objetivo apresentar aos estudantes da área um novo horizonte de possibilidades no mundo profissional e acadêmico.

“Tendo em vista que a estatística vem, perceptivelmente, crescendo no mundo atual, o evento visa mostrar aos estudantes e simpatizantes a diversidade de opções que existe na área”, explica a estudante Uyne Sales, uma das coordenadoras da iniciativa, que é organizada por alunos voluntários dos cursos de Bacharelado em Estatística da UFSCar e da USP.

Durante os quatro dias do evento, haverá oito palestras, seis minicursos, quatro mesas redondas e duas sessões de apresentações de trabalho, uma oral e outra no formato de pôster. As inscrições estão abertas a todos os interessados e podem ser realizadas até dia 2 de junho no site da SEst, mediante o pagamento da taxa de R$ 40,00.

A iniciativa terá a participação de profissionais e estudantes que abordarão quatro diferentes temas durante as mesas redondas: o campo profissional, em que falarão sobre a trajetória na área, as vivências e os desafios do mercado de trabalho; a pós-graduação, em que explicarão suas trajetórias acadêmicas até a chegada à pós-graduação; os estágios, em que contarão suas primeiras experiências no mercado de trabalho; os projetos de extensão, em que serão relatadas as experiências de graduandos que estão atuando em projetos de extensão.

Já em relação aos minicursos, quatro deles serão oferecidos no período noturno e acontecerão das 19 às 21h30 no ICMC, abordando os seguintes assuntos: desenvolvimento pessoal; Big DataPageRank – processos estocásticos; case Serasa. Pela manhã, serão realizados outros dois minicursos, das 8 às 11h40, na UFSCar: um será sobre Latex e outro sobre SQL no SAS. Confira a programação completa no site do evento.

No ano passado, a iniciativa foi realizada pela primeira vez de forma conjunta pela UFSCar e pelo ICMC

Sobre o evento – A SEst ocorre desde 2011 na UFSCar, no campus de São Carlos, com o intuito de complementar a formação acadêmica e profissional dos participantes. Em 2016, a iniciativa passou a ser realizada de forma conjunta pela UFSCar e pela USP em São Carlos, aumentando a proximidade entre as universidades, que já existe no âmbito da pós-graduação por meio do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs).

7ª Semana da Estatística (SEst)
Quando: de 6 a 9 de junho
Inscrições até 2 de junho no site https://sest.vpeventos.com
Confirme presença no Facebook: https://www.facebook.com/events/518269218562313
Mais informações: sest.ufscar.usp@gmail.com

quarta-feira, 10 de maio de 2017

A cientista que nos protege

Conheça a história de Kalinka Castelo Branco, professora da USP que desenvolve pesquisas para aprimorar a segurança na internet. Durante o festival de divulgação científica Pint of Science, o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre os estudos realizados nessa área e verificar o quanto ainda estamos vulneráveis

A professora Kalinka (à esquerda) e alguns de seus orientandos realizam testes usando drones

Ela acorda todos os dias para entrar na “montanha russa” que é a sua rotina. Diante dos altos e baixos dessa aventura, a passageira Kalinka Castelo Branco dedica todo seu trabalho como cientista para ajudar a nos proteger de criminosos virtuais. Os desafios diários desse campo de atuação é o que mais a motiva na empreitada: “Não existe nada desenvolvido com 100% de segurança. É uma área que exige muita criatividade e que a gente tente imaginar o que os outros estão tramando. Sempre terá alguém propondo um novo ataque virtual e isso estimula a pesquisa, pois a torna contínua”.

Desde muito pequena, Kalinka foi apaixonada pelos estudos e, talvez por isso, a opção pela carreira acadêmica não tenha sido tão difícil de ser escolhida. Ela se graduou em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fundação Paulista de Tecnologia e Educação (FPTE), em Lins, no interior do Estado de São Paulo. Durante a pós-graduação, especializou-se em Ciências de Computação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, onde é professora desde 2008. 

Para Kalinka, o ensino é um complemento à atuação como cientista. “Quando estamos em sala de aula, conseguimos respirar e ter mais ideias, pois os alunos nos trazem novos questionamentos. É um ciclo que se completa ao levarmos essas dúvidas às atividades de pesquisa e, posteriormente, trazer os resultados de volta aos estudantes”, ensina a professora-cientista. “Esperamos que nossos alunos sejam melhores do que a gente”, completa.

Já são 22 anos de contribuições científicas que, se depender de Kalinka, estão longe de terminar. Há uma década trabalha com segurança e sistemas embarcados críticos, área de pesquisa que estuda as vulnerabilidades de sistemas ligados à internet. Dessa forma, é possível propor meios de impedir possíveis invasões de criminosos virtuais. 

Para Kalinka, sensibilidade e dedicação são primordiais para um pesquisador. A rotina é dinâmica, não existe feriado ou finais de semana e uma nova ideia pode surgir nas situações mais imprevisíveis. “Um dia estava em casa com minha filha na piscina e passou um avião com sistema de som fazendo propaganda de um circo. Achei curioso e resolvi testar aquele sistema em um drone para propor uma possível campanha de marketing. Isso é ciência”, relata Kalinka. 

Em sua área de pesquisa, a professora começou a investigar uma nova vertente chamada internet das coisas voadoras: “Imagine que drones, por exemplo, estejam conectados à internet. Se essa rede não for segura, qualquer um pode ter acesso e fazer um grande estrago”. A cientista explica que, antigamente, não se dava muita importância à segurança virtual, mas, de alguns anos para cá, com as pessoas cada vez mais conectadas, a área passou a ser enxergada como essencial e inovadora. 

Aliás Socorro: fui hackeado e o drone sumiu é o título de um dos bate-papos que acontecerão durante o festival de divulgação científica Pint of Science, no dia 17 de maio, em São Carlos. Além da professora Kalinka, participarão da conversa a doutoranda Natássya da Silva e o aluno de graduação Marcelo da Silva, ambos do ICMC, e o advogado Guilherme Guimarães. “Vamos dar uma dimensão do quanto todos nós estamos sem privacidade e vulneráveis. Também vamos mostrar que, nas universidades, existem pessoas trabalhando para diminuir os problemas que isso acarreta”, diz Kalinka.

Nova regulamentação da ANAC para drones foi aprovada dia 2 de maio

Regulamentação – Uma nova regulamentação aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no último dia 2 de maio evita o uso indiscriminado dos drones, delimitando o escopo de uso comercial e recreativo dessas e de outras aeronaves não tripuladas, incluindo aeromodelos. Na opinião da professora, a regulamentação é positiva, já que, quando são estabelecidas regras onde antes não havia, isso contribuiu para que a sociedade olhe para o setor de forma mais cuidadosa. 

“Antes, as pessoas compravam um drone, não importa de que tamanho, e podiam usar para filmar uma multidão em uma passeata ou em um casamento, por exemplo. Agora, isso é crime se for realizado com uma aeronave que pesa mais de 250 gramas sem cadastro prévio na ANAC”, explica a especialista. 

Além de demandar cadastro na ANAC, aeronaves que pesam mais de 250 gramas devem respeitar os 30 metros horizontais de distância das pessoas não envolvidas com a operação ou que não autorizaram aquela ação. Os drones também só podem ser pilotados por maiores de 18 anos: “Com a regulamentação, os pais não podem mais comprar um drone sem se importar com seu tamanho e dá-lo de presente para uma criança como se fosse um simples brinquedo, sem se preocupar com as consequências”.

De qualquer forma, a professora ressalta que o regulamento é apenas um primeiro passo em prol da promoção do desenvolvimento sustentável e seguro do setor. Há, por exemplo, dúvidas em relação ao tipo de curso que a ANAC exigirá dos pilotos. Mas Kalinka ressalta que as novas regras contribuem para preservar a segurança das pessoas.

Sobre o Pint of Science – Na opinião da professora, ainda há uma grande distância separando a sociedade e a ciência. Para ela, eventos como o festival Pint of Science podem ser importantes ferramentas de aproximação. Como nos dias de hoje a maioria das pessoas possuem um celular, promover uma conversa com especialistas que darão dicas para as pessoas aumentaram a segurança ao navegarem em seus dispositivos eletrônicos também pode contribuir para promover essa aproximação.

Este ano, o festival acontecerá em 22 cidades brasileiras nas noites de 15, 16 e 17 de maio. Diversos pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento estarão à disposição para conversar com o público nos bares e restaurantes onde a iniciativa ocorrerá. A participação no evento é gratuita e os interessados só pagarão o que consumirem nos locais. 

Em São Carlos, o evento é realizado pelo ICMC e conta com o apoio de diversas instituições como a Embrapa, a regional do interior paulista da Sociedade Brasileira de Química, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a rádio UFSCar e o Laboratório de Aprendizagem Humana Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (LAHMIEI) da UFSCar.

Em âmbito nacional, o festival é patrocinado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, eScience Unicamp, Verakis e por quatro Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; o Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos; o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros; e o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades. Confira a programação completa no site www.pintofscience.com.br.

Convidados do bate-papo Socorro: fui hackeado e o drone sumiu, que acontece dia 17 em São Carlos

Texto: Denise Casatti e Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação do Pint of Science Brasil


Mais informações
Confira a entrevista da pesquisadora na Rádio UFSCar: icmc.usp.br/e/8f9a1
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Inscrições para Ênfase em Computação no ICMC estão abertas


Alunos do campus da USP, em São Carlos, têm até 2 de junho para se inscreverem

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, recebe até o dia 2 de junho inscrições para a Ênfase em Computação. São oferecidas 10 vagas para alunos que queiram complementar sua formação básica em computação. 

Podem participar todos os alunos de graduação do campus da USP, em São Carlos, desde que não estejam matriculados em um dos seguintes cursos: Bacharelado em Ciências de Computação, Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Computação. Para participar, basta  enviar o resumo escolar do Júpiter para o e-mail scc-inscricoes@icmc.usp.br.

A seleção será efetuada por uma comissão de professores do ICMC, considerando-se a média geral igual ou superior a 7.0. Outro critério de seleção é a análise sobre a possibilidade que o aluno tem de completar a ênfase antes da finalização de seu curso.

Texto atualizado em 29/05/2017

Mais informações
Secretaria do Departamento de Ciências de Computação: scc@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373-9671

terça-feira, 9 de maio de 2017

Site criado por estudantes da USP arrecada doações para crianças em tratamento

Plataforma "Somos Todos Heróis” faz do financiamento coletivo um projeto social

Da esquerda para a direita, a equipe do Somos Todos Heróis:
Marco Schaefer, Igor Marinelli e Fuad Schiavon

Com menos de um ano, Ana Clara sofreu um grave acidente de carro. Perdeu a mãe, um tio e sofreu uma grave lesão medular. Hoje ela luta para se recuperar. Além de roupas e alimentos, Ana precisa ser transferida da Santa Casa de São Carlos para outro hospital, onde possa responder melhor aos tratamentos. Ela é uma das crianças heroínas que foram atendidas pelo projeto social Somos Todos Heróis, um site de financiamento coletivo voltado a arrecadar doações para quem precisa de ajuda: seja um tratamento médico, a realização de uma cirurgia, auxílio para compra de alimentos ou materiais escolares. 

Cada doação simboliza o envio de um acessório para fortalecer a criança e torná-la uma heroína ou herói. Cintos, varinhas, escudos, visão de raio laser, capas e anéis mágicos fazem parte do arsenal que pode “equipar” as crianças. Criado em 2016, o site não tem fins lucrativos e todos os valores doados são depositados via PagSeguro diretamente na conta dos responsáveis pela criança.


Linguagem atrativa - A ideia e implementação do site vem de Matheus Marchiori, aluno da Faculdade de Direito (FD) da USP, e de Igor Marinelli, estudante de Engenharia da Computação, curso oferecido em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Amigos desde o ensino médio, ambos decidiram iniciar o Somos Todos Heróis a partir da insatisfação com outros projetos sociais de que participavam, em especial por conta da falta de doações para crianças ou instituições carentes.

A temática de super-heróis mostrou-se uma forma de alcançar diversas idades. Como conta Igor, é algo que “mexe com muitas lembranças dos adultos e, ao mesmo tempo, inspira as crianças a pensarem em ações socialmente responsáveis desde pequenas”. Em seus dez meses de existência, o site já possibilitou que cinco missões fossem cumpridas, incluindo a de Ana Clara.

A montagem das missões é feita por Igor, que vai à casa das crianças averiguar a solicitação de campanhas, procura novas crianças e faz o contato com famílias e instituições. Além dele, a equipe conta hoje com mais duas pessoas ativas: Fuad Schiavon, que cuida do design do site, e Marco Schaefer, programador e desenvolvedor, ambos também alunos de Engenharia da Computação em São Carlos. Matheus Marchiori compõe atualmente o conselho jurídico do projeto. E o time está aberto a quem quiser ajudar.

E agora, quem irá nos defender - O desenvolvimento da plataforma levou cerca de seis meses. Ainda que tenha um custo de manutenção baixo, o site conta com uma parceria com a empresa HomeHost do Rio de Janeiro, que lhe garante a hospedagem sem despesas. Porém, quando é feita uma campanha pela página do Facebook do projeto para incentivar a doação, os gastos com publicidade saem do bolso da equipe.

O site também deve receber novidades em breve. A equipe trabalha agora para gamificar mais a plataforma a fim de torná-la mais atrativa. Um sistema de conquistas está em desenvolvimento, no qual os usuários poderão subir de nível a partir de suas ações e doações e obter prêmios, como camisetas do Somos Todos Heróis.

Texto: Jornal da USP - editado e atualizado pela Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Confira a reportagem da EPTV: icmc.usp.br/e/15394
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Encontro internacional de álgebra homenageará pesquisador brasileiro na USP em São Carlos

O evento será realizado em comemoração ao 75º aniversário do pesquisador Aron Simis, professor aposentado emérito da Universidade Federal de Pernambuco

Considerado pela comunidade científica um dos principais pesquisadores brasileiros da área de álgebra, o professor Aron Simis será homenageado durante a primeira edição do Encontro Internacional de Álgebra Comutativa e Áreas Correlatas. O evento acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 17 a 21 de julho.

“A álgebra comutativa é uma área rica em aplicações dentro da matemática, sendo utilizada, por exemplo, para resolver problemas relacionados a sistemas dinâmicos, geometria analítica, topologia e teoria de singularidades”, destaca o professor Victor Jorge Pérez, do ICMC, um dos coordenadores do evento. “No entanto, no Brasil, existem poucos pesquisadores, grupos de pesquisa e eventos relacionados a esse campo do conhecimento”, acrescenta Pérez.

Por isso, um dos objetivos do encontro é contribuir para a formação de jovens pesquisadores do Brasil e da América Latina, criando uma atmosfera oportuna de cooperação. Nos cinco dias do evento, serão realizadas 15 palestras plenárias no total, uma sessão de pôsteres e três minicursos:

  • Rees Algebras: criteria for Cohen-macaulayness and integral dependence, que será ministrado por Bernd Ulrich, da Universidade de Purdue, dos Estados Unidos;
  • Defining equations of blowup algebras, que será ministrado por Claudia Polini, da Universidade de Notre Dame, também dos Estados Unidos;
  • Aspects of homological and combinatorial commutative algebra, que será ministrado por Jürgen Herzog, da Universidade de Duisburg-Essen, da Alemanha.
As inscrições para o evento podem ser realizadas até dia 17 de julho ou enquanto houver vagas por meio do formulário eletrônico disponível neste link: icmc.usp.br/e/418b3. As taxas variam de R$ 170 (estudantes brasileiros) a R$ 570 (pesquisadores de instituições estrangeiras). 



O homenageado – Um dos grandes expoentes da álgebra comutativa no Brasil e no mundo, o professor Aron Simis é autor de mais de 10 livros/notas de seminário e de cerca de 100 artigos científicos publicados em revistas reconhecidas internacionalmente. Orientou 20 alunos de mestrado e doutorado, além de vários bolsistas de pós-doutorado ao longo de sua carreira, que se iniciou em 1963, quando concluiu a graduação em matemática na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Simis obteve seu mestrado (1969) e doutorado (1972) em matemática na Queen's University, no Canadá. É professor aposentado emérito da UFPE, onde exerce atividades continuadas junto à pós-graduação do departamento de Matemática e, atualmente, é professor visitante no ICMC. Ele também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento. “O encontro que realizaremos é uma oportunidade ímpar de reconhecer os esforços acadêmicos do professor Aron em prol da matemática brasileira”, ressalta Pérez.

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e do departamento de Ciências Matemáticas da universidade italiana Politecnico di Torino.


Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP


Encontro Internacional de Álgebra Comutativa e Áreas Correlatas/International Meeting in Commutative Algebra and its Related Areas (IMCARA)
Site do evento: http://simcara.wixsite.com/imcara
Inscrições: icmc.usp.br/e/418b3
Quando: de 17 a 21 de julho de 2017
Mais informações: (16) 3373.9622 ou eventos@icmc.usp.br