segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ICMC homenageia professores e funcionários aposentados

Durante reunião da Congregação do Instituto, 20 professores e funcionários técnico-administrativos que se aposentaram nos últimos quatro anos receberam um agradecimento especial

Homenageados exibem a placa recebida da Congregação do ICMC

Eles contribuíram para que o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos alcançasse os atuais patamares de excelência acadêmica e administrativa. Alguns prestando o apoio necessário na área administrativa e outros por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Para reconhecer a dedicação dos 20 professores e funcionários técnico-administrativos que se aposentaram nos últimos quatro anos, uma placa de homenagem e uma caneta personalizada foi entregue a cada um deles na última sexta-feira, 27 de setembro, durante a reunião da Congregação do Instituto.

“Temos muito a agradecer aos que iniciaram o processo de construção do ICMC, com critérios muito fortes de qualidade”, afirmou o diretor do Instituto, José Carlos Maldonado. “Estendo meus agradecimentos a todos os que se aposentaram nos anos anteriores”, completou Maldonado.

“Uma característica do ICMC que o diferencia da grande maioria das instituições é que, aqui, as pessoas se aposentam e não são esquecidas. Eu acho que essa característica deve ser mantida”, declarou o professor aposentado Plácido Zoega Táboas, um dos homenageados.

“Outro aspecto interessante é que essa é uma oportunidade para a gente se reencontrar, o que também é ótimo”, acrescentou a professora aposentada Maria Aparecida Soares Ruas, que também foi homenageada.  Já a funcionária aposentada Lourdes de Souza destacou: “Receber uma homenagem, uma placa dessas e uma caneta linda, é maravilhoso”. 

Na placa entregue aos homenageados, lê-se: "A Congregação do ICMC faz questão de registrar seus sinceros e eternos agradecimentos ao apoio, ao empenho e à dedicação de sua parte para elevar nossa instituição aos atuais patamares de excelência acadêmica e administrativa. A Congregação deseja sucesso absoluto nessa nova etapa de sua vida e conta com a sua permanente presença em nossa comunidade”.

Os funcionários docentes homenageados foram: Carlos Biasi; Claudio Martins Mendes; Hildebrando Munhoz Rodrigues; Luiz Augusto Ladeira; Maria Aparecida Soares Ruas; Maria Carolina Monard; Maria das Graças Volpe Nunes; Marcos Nereu; Plácido Zoega Táboas; Rosaly Mara Senapeschi Garita; e Sandra Maria Semensato de Godoy.

O vice-diretor do ICMC (à esquerda) e o diretor (à direita)
entregam homenagem a Táboas 
Já entre os funcionários técnico-administrativos estavam: Gisele Maria Saab; José Antonio de Assis; José Domingos de Camargo Campos Filho; Laura Aparecida Donizeti Ruy Turi; Luiz Carlos Franco; Luiz Santiago; Lourdes de Souza; Rosemari Pereira Casali; e Rosimeire do Amaral Cesar Zambom.

Funcionária Lourdes de Souza ficou emocionada com a homenagem
Veja o álbum de fotos do evento: icmc.usp.br/e/3b55e


Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC

Palestras da semana - 30 de setembro a 4 de outubro


Seminário de Pós-Graduação em Matemática
Some results on uniform isochronous centers in planar polynomial systems of degree lower than 5
Palestrante: Jackson Itikawa (ICMC)
Quando: segunda-feira, 30 de setembro, às 16h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique para ver o resumo
------------------

Seminário de Topologia Geral e Conjuntos
Minimal walks and an Aronszajn tree
Palestrante: Dione Andrade Lara (ICMC)
Quando: segunda-feira, 30 de setembro, às 19h
Onde: sala 3-102
Clique para ver o resumo
------------------

Seminário de Pós-Graduação em Matemática
A curious homeomorphism
Palestrante: Dione de Andrade Lara (ICMC)
Quando: quarta-feira, 2 de outubro, às 13h
Onde: auditório Luiz Antonio Favaro
Clique para ver o resumo
------------------

Seminário de Coisas Legais
Quando os físicos usam c e c++: do medo dos relojoeiros ao do Dr. Manhattan
Palestrante: Iago Israel (IFSC)
Quando: sexta-feira, 4 de outubro, às 13h13
Onde: sala 5-003
Clique para ver o resumo
------------------


Informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Defesas e qualificações da semana - 30 de setembro a 4 de outubro


Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Toward harnessing a Java high-level language virtual machine for supporting software testing
Aluno: Vinicius Humberto Serapilha Durelli
Orientador: Marcio Eduardo Delamaro
Quando: terça-feira, 01 de outubro, às 9h
Onde: sala 4-124
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Análise de sentimentos em textos curtos provenientes de redes sociais
Aluna: Nadia Felix Felipe da Silva
Orientador: Eduardo Raul Hruschka
Quando: quinta-feira, 03 de outubro, às 14h
Onde: sala 3-103
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Visualizando e Interagindo com Funções Kernel
Aluno: Adriano Oliveira Barbosa
Orientador: Luis Gustavo Nonato
Quando: sexta-feira, 04 de outubro, às 14h
Onde: sala 4-124
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Uma contribuição à definição e automatização da atividade de teste de software para sistemas de realidade virtual
Aluna: Alinne Cristinne Correa dos Santos
Orientador: Marcio Eduardo Delamaro
Quando: sexta-feira, 04 de outubro, às 14h
Onde: sala 3-002
--------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

ICMC sedia workshop de capacitação em publicação científica

O 4º Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica acontecerá dias 17 e 18 de outubro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP e pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP) e prevê a introdução de técnicas e conceitos de escrita científica com ênfase em língua inglesa, visando auxiliar e capacitar os participantes no processo de escrita de um artigo científico.

O Workshop é voltado para professores, doutorandos e pós-doutorandos das áreas de ciências exatas ou de interface entre exatas e biotecnológicas, que têm a intenção de publicar os resultados de suas pesquisas em periódicos e revistas internacionais de alto fator de impacto. A duração do workshop é de 16 horas, distribuídas nos dois dias com 8 horas/aula, das 8h30 às 17h30. Confira a programação completa aqui: icmc.usp.br/e/7750a

A atividade será realizada no auditório Luiz Antonio Fávaro. O instrutor será o professor Valtencir Zucolotto, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

As inscrições vão até o dia 9 de outubro. Os interessados precisam ter vínculo ativo com a USP, como docente ou aluno de doutorado ou pós-doutorado. Para se inscrever, acesse: icmc.usp.br/e/6a497

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Rock do CoralUSP é a atração deste sábado no ICMC

Grupo apresentará espetáculo do projeto "Rock"
No próximo sábado, 28 de setembro, às 19h, o Grupo XI de Agosto do CoralUSP se apresentará no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. O espetáculo faz parte do projeto “Rock” e trará um amplo painel desse gênero musical, que sintetizou de forma profunda a rebeldia e os anseios por mudanças de muitas gerações. Alguns destaques serão Somebody to Love (Queen), Here Comes The Sun (Beatles), Logical Song (Supertramp) e Pro Dia Nascer Feliz (Cazuza e Frejat).

Sob a regência de Eduardo Fernandes, a apresentação será no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. A entrada é aberta ao público e gratuita, mas os ingressos devem ser retirados antecipadamente no Centro Cultural da USP São Carlos, nesta quinta e sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou no sábado, das 10h às 17h30. O Centro Cultural fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.

Grupo XI de Agosto do CoralUSP
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC (Av. Trabalhador São-carlense, 400)
Quando: sábado, 28 de setembro, às 19h
Onde retirar o ingresso gratuitamente: Centro Cultural da USP São Carlos (Av. Dr. Carlos Botelho, 1465), nesta quinta e sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou no sábado, das 10h às 17h30.
Mais informações: (16) 3373-9146

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Semana da Computação da USP São Carlos terá feira de recrutamento e palestras sobre mercado de trabalho


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, realiza a 16ª Semana da Computação (Semcomp), de 7 a 11 de outubro, trazendo especialistas que discutirão temas atuais relacionados a mercado de trabalho e formação profissional na área da computação. O evento conta com a participação de estudantes da USP e de outras universidades da região.

A programação tem conteúdo ligado à computação, incluindo palestras, minicursos, mesas redondas e painéis com ex-alunos que já estão no mercado de trabalho ou na vida acadêmica. Além disso, os participantes serão desafiados a resolver diversos enigmas por meio do jogo Riddle e poderão realizar visitas técnicas a algumas empresas patrocinadoras. Haverá, ainda, o Workshop de Iniciação Científica e Tecnológica. Para ver a programação completa, basta acessar o site da Semcomp: semcomp.icmc.usp.br/index.php/site/programacao. Vale a pena conferir também o vídeo de divulgação do evento: icmc.usp.br/e/7ec0c.

A 16ª Semcomp é coordenada pelo professor Moacir Pereira Ponti Júnior e está sendo organizada por alunos do ICMC em parceria com os seguintes grupos: Programa de Educação Tutorial (PET Computação); Empresa Júnior do ICMC USP (ICMC Jr.); The Fellowship of the Game (FoG).

Feira de Recrutamento - Uma das principais atrações da semana é a Feira de Recrutamento, que está em sua quarta edição. Durante a Feira, as empresas podem se apresentar aos universitários por meio de estandes e realizar processos seletivos. O objetivo é promover a aproximação entre universitários e o mercado de trabalho, bem como inserir a empresa no meio acadêmico para o fortalecimento de sua marca.

Na Feira, são realizadas palestras empresariais, em que os estudantes têm a oportunidade de conhecer de forma detalhada as empresas participantes. Nessa edição, a Feira acontecerá no dia 9 de outubro, das 9h30 às 18h, no térreo do prédio E1 da Escola de Engenharia de São Carlos. 

Inscrições - A Semcomp é gratuita e aberta a todos os interessados, mas quem desejar obter o kit de participação no evento  que inclui uma camiseta e a possibilidade de se inscrever em até dois minicursos e de participar de concursos e premiações  deve realizar a inscrição até o dia 2 de outubro pelo site (semcomp.icmc.usp.br). 

Já os minicursos têm vagas limitadas e terão as inscrições abertas a partir de 30 de setembro, às 12h. Confira aqui a lista completa dos minicursos oferecidos:

Mais informações
Site do evento: semcomp.icmc.usp.br
Telefones: (16) 3373-9703/9686
E-mail: semcomp@icmc.usp.br
Vídeo de divulgação: icmc.usp.br/e/7ec0c

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Exposição Matemateca invade CDCC em outubro

Instigar a curiosidade e a vontade de aprender matemática é o objetivo da mostra que chega ao Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP, em São Carlos, dia 1 de outubro

Exposição interativa ajuda a compreender conceitos matemáticos
Objetos concretos que pretendem aproximar estudantes e o público em geral da matemática, instigando a curiosidade e a vontade de aprender. Essa é a meta da exposição interativa Matemateca, que terá curta temporada, de 1 a 11 de outubro, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos.

“A exposição passou por muitos lugares e o público gostou. Já temos várias escolas agendadas para a realização de visitas monitoradas em grupo”, contou a professora Edna Zuffi, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos. Ela coordena o setor de matemática do CDCC e, na busca por proporcionar dinâmicas diferentes para a área, teve a iniciativa de trazer a exposição para a cidade.

“Há superfícies que têm propriedades matemáticas interessantes, como a Fita de Möbius, que não tem lado de dentro nem de fora”, explicou Zuffi.

Fita de Möbius costuma atrair a curiosidade do público
A exposição Matemateca surgiu em 2002, quando o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo, abrigou a exposição itinerante de Matemática da Estação Ciência, na qual vários temas de pesquisa da área foram abordados por meio de objetos interativos. O entusiasmo com o qual alunos e professores receberam essa exposição – brincando, jogando e discutindo matemática ao redor de algum objeto inusitado – surpreendeu os organizadores.

Com o apoio do IME e da Pró-Reitoria de Graduação da USP, um grupo de professores se aventurou rumo à confecção de objetos matemáticos e da criação da Matemateca. “A matemática é bela, instigante, poderosa e suas linguagens são múltiplas. Nossa ambição é tentar mostrar um pouquinho dessa grandiosidade”, relatam os professores responsáveis pela iniciativa no site do projeto (http://www.ime.usp.br/~matemateca/quem.htm). Atualmente, seis professores do IME coordenam a Matemateca: Barbara Valério, Deborah Raphael, Elvia Sallum, Eduardo Colli, Rosa Maria Chaves e Sônia Garcia.

Exposição Matemateca
Onde: CDCC (rua 9 de Julho, 1227, centro, São Carlos)
Quando: de 1/10 a 11/10
Horário: terça a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 9h às 12h.
Mais informações e agendamento de visitas em grupo: (16) 3373.8694.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC
Fotos: Divulgação

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Palestras da semana - 23 a 27 de setembro


Seminário de Topologia Geral e Conjuntos
The forcing technique: Definition and equivalence theorems (part 2)
Palestrante: Junio Luan Pereira (ICMC-USP)
Quando: segunda-feira, 23 de setembro, às 19h
Onde: sala 3-012
Clique para ver o resumo
------------------

Seminário de Pós Graduação em Matemática
Invariant Theory in the study of Reversible-equivariant Vector Fields
Palestrante: Patrícia Tempesta (ICMC-USP)
Quando: quarta-feira, 25 de setembro, às 13h
Onde: sala 3-011
------------------

Seminários de Computação (Pós-Graduação)
Projeto de Experimentos: Definindo Hipóteses e Procedimentos para Execução de Pesquisas Empíricas
Palestrante: Simone de Sousa Borges e Aparecida Maria Zem Lopes
Quando: quarta-feira, 25 de setembro, às 14h
Onde: sala 4-005
------------------

Tutoriais de Computação
GIT para iniciantes
Palestrante: Michelle Mendonça
Quando: quarta-feira, 25 de setembro, às 14h20
Onde: auditório Luiz Antonio Fávaro
Clique para ver o resumo
------------------

Palestras de Empreendedorismo
A atuação do profissional de T.I nas empresas e as possibilidades de carreira
Palestrante: Daniel Gomes Dosualdo (Raízen)
Quando: quarta-feira, 25 de setembro, às 16h
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano
Clique para ver o resumo
------------------

Tutoriais de Informática
Consumo eficiente de energia em computação em nuvem
Palestrante: Paulo Sérgio Franco Eustáquio
Quando: quarta-feira, 25 de setembro, às 18h
Onde: auditório Luiz Antonio Fávaro
Clique para ver o resumo
------------------

Seminários de Singularidades
Cyclic suspension singularities of type $f ar{g} + z^n$
Palestrante: Haydee Aguilar-Cabrera (Post-Doc ICMC/USP)
Quando: quinta-feira, 26 de setembro, às 16h
Onde: sala 5-004
Clique para ver o resumo
------------------

Seminário PIPGEs - UFSCar/USP
Piecewise exponential model: a flexible and attractive alternative for parametric models in survival analysis
Palestrante: Fábio Nogueira Demarqui (UFMG)
Quando: sexta-feira, 27 de setembro, às 14h
Onde: auditório Luiz Antonio Fávaro
Clique para ver o resumo
------------------

Informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

ICMC abre concurso para Analista de Sistemas

Inscrições para o concurso vão até dia 4 de outubro
(crédito da imagem: Nilton Junior/ArtyPhotos)

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, recebe inscrições para o concurso público que visa preencher uma vaga de Analista de Sistemas, área de atuação em redes e sistemas de computadores e no desenvolvimento e administração de sistemas computacionais. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e o salário inicial é de R$ 6.366,11. 

É necessário possuir formação de nível superior nas áreas de Ciências da Computação, Ciências Exatas, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas ou em outros cursos relacionados a informática ou tecnologia na área de informática. Além disso, é preciso ter conhecimentos em inglês técnico, dentre outros requisitos constantes no edital.

O profissional irá desenvolver, implementar, prestar suporte e manutenção em sistemas de informação, assegurando o atendimento às necessidades dos usuários no que se refere à solução de problemas na área de informática. Há, ainda, várias atribuições específicas da função previstas no edital de abertura.

As inscrições devem ser feitas de 23 de setembro a 4 de outubro, exclusivamente pela internet, por meio do site https://uspdigital.usp.br/marteweb, acessando o link “Concurso Público”, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 96,00 (salvo nos casos de isenção previstos na legislação). O concurso será realizado em duas etapas, conforme programa e bibliografia especificados no edital: uma prova de múltipla escolha com 40 questões objetivas de conhecimentos específicos e uma prova dissertativa com 5 questões discursivas de conhecimentos específicos. A data, o horário e o local de realização das provas serão divulgados posteriormente.

Mais informações estão disponíveis no Edital ICMC/USP-016/2013 ou no Serviço de Pessoal do ICMC, telefone (16) 3373-9630 ou e-mail pessoal@icmc.usp.br

Acesse aqui o edital na íntegra e suas retificações: icmc.usp.br/e/ec574

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Defesas e qualificações da semana - 23 a 27 de setembro


Defesa de Mestrado em Matemática
Campos de Vetores em Variedades Singulares
Aluno: Evandro Alves Nakajima
Orientador: Maria Aparecida Soares Ruas
Quando: segunda-feira, 23 de setembro, às 9h
Onde: sala 3-002
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Técnicas de busca e meta-heurísticas para geração de dados de teste para teste de mutação
Aluno: Francisco Carlos Monteiro Souza
Orientador: Marcio Eduardo Delamaro
Quando: terça-feira, 24 de setembro, às 14h30
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
RevGlyph - codificação e reversão estereoscópica anaglífica
Aluno: Matheus Ricardo Uihara Zingarelli
Orientador: Rudinei Goularte
Quando: sexta-feira, 27 de setembro, às 9h
Onde: sala 3-002
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Uma contribuição ao estabelecimento de arquiteturas de referência para ambientes de aprendizagem móvel
Aluno: Nemesio Freitas Duarte Filho
Orientador:  Ellen Francine Barbosa
Quando: sexta-feira, 27 de setembro, às 13h30
Onde: sala 3-002
--------------------

Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Teses do ICMC são premiadas em eventos de inteligência computacional


Três teses de doutorado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, foram premiadas nos congressos 1st BRICS Countries Congress on Computational Intelligence (BRICS-CCI) e 11th Brazilian Congress on Computational Intelligence (CBIC), em Porto de Galinhas (PE), eventos da área de inteligência computacional realizados entre os dias 8 e 11 de setembro.

A tese do aluno Thiago Christiano Silva, intitulada Machine learning in complex networks: modeling, analysis, and applications ficou em primeiro lugar na categoria International Competition. Também obteve a primeira colocação na categoria Brazilian Competition o estudante João Roberto Bertini Júnior com a tese Classificação de dados estacionários e não estacionários baseada em grafos. Na mesma categoria, o aluno Fabricio Aparecido Breve ficou em segundo lugar com a tese Aprendizado de Máquina em Redes Complexas.

Os três trabalhos premiados tiveram orientação do professor Zhao Liang, do Departamento de Ciências de Computação. A Diretoria do ICMC parabeniza os pesquisadores pelo reconhecimento.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho mobiliza USP São Carlos

A 26º Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) vai mobilizar todas as unidades e órgãos do Campus da USP São Carlos de 23 a 29 de setembro. As atividades são organizadas pelas comissões internas de prevenção a acidentes no trabalho (CIPAs) de cada unidade e pelo Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). 

Confira a programação completa:

Abertura oficial
Técnicas ópticas aplicadas à saúde e seus benefícios
Palestrante: professora Cristina Kurachi – Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC)
Quando: segunda-feira, 23 de setembro, às 14h30
Onde: Auditório Sérgio Mascarenhas (IFSC)

Planejamento familiar e orçamento doméstico
Palestrante: professor Adriano Albertin – Associação dos Administradores da Região Central Paulista e Instituto Federal de São Paulo
Quando: terça-feira, 24 de setembro, às 9h
Onde: Anfiteatro do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) – Q1

A ética profissional nas relações do trabalho
Palestrante: professor Carlos Goldenberg – Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)
Quando: quarta-feira, 25 de setembro, às 9h
Onde: Anfiteatro da Engenharia Elétrica – SEL – EESC

Segurança no trabalho: Direitos e deveres do empregador e do empregado
Palestrante: Marcos Rogério Félix de Oliveira – Advogado
Quando: quinta-feira, 26 de setembro, às 9h
Onde: Auditório Luiz Antônio Fávaro – Bloco 4 do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)

Encerramento
Espetáculo Pirando o Inspetor de Segurança
Companhia de teatro: Sanca 
Quando: sexta-feira, 27 de setembro, às 14h30
Onde: Auditório Sérgio Mascarenhas (IFSC)

ICMC estreita relações com universidade alemã

Veiga destacou que as linhas de pesquisa das instituições têm muita identidade

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, recebeu nesta segunda-feira, 16 de setembro, um representante da Universidade Técnica de Aachen, uma das três maiores universidades tecnológicas da Alemanha. No encontro, foram discutidas possíveis parcerias de cooperação entre as duas instituições. 

O visitante foi o professor Michael Vorländer, que apresentou a Universidade de Aachen aos professores do ICMC e as oportunidades de intercâmbio de alunos e pesquisadores. O presidente da Comissão de Relações Internacionais do ICMC (CRInt), Paulo da Veiga, apresentou a USP e a estrutura do Instituto ao professor alemão.

Michael Vorländer é diretor do Instituto Técnico de Acústica da universidade alemã e desenvolve pesquisas na área de auralização e realidade virtual acústica nas suas diversas aplicações em sala acústica e nos setores de construção, automotivo e ambiental.

Vorländer desenvolve pesquisas na área de auralização e realidade virtual acústica 

"As linhas de pesquisa das duas instituições têm muita identidade. Por exemplo, a síntese de imagem é fundamental para eles e para nós. Então, nossa ideia é, daqui pra frente, estabelecer um contato e a  troca de estudante e pesquisadores", explicou Veiga.

Sobre Aachen

No século 19, a cidade de Aachen, localizada em uma região estratégica junto às fronteiras da Alemanha com a Holanda e a Bélgica, era uma das regiões mais industrializadas do país. Esse foi um dos motivos para a fundação, em 1870, da Escola Real Politécnica Renano-Vestfaliana, precursora da atual Universidade Técnica de Aachen.

Até hoje, a universidade propõe projetos que estimulam a integração de seus pesquisadores com a indústria. Neste contexto, com mais de 30 mil alunos, a Universidade Técnica de Aachen é uma das principais instituições de ensino superior técnico na Europa, fazendo parte do programa de excelência do ensino superior alemão, cujo objetivo é desenvolver ainda mais a pesquisa de ponta nas universidades.

Texto e fotos: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação ICMC

Mais informações
Comissão de Relações Internacionais
Tel. (16) 3373-8120
crint@icmc.usp.br

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Curso básico de Java no ICMC recebe inscrições gratuitas

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebe inscrições para o curso de extensão Conceitos básicos de programação Java. O curso será realizado no próximo sábado, 21 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na SAP1, campus I da USP de São Carlos.

O curso tem por objetivos apresentar os principais conceitos associados ao desenvolvimento na linguagem Java, bem como capacitar os alunos a desenvolverem programas utilizando bibliotecas online. O treinamento será ministrado por Raíza Hanada e Raoni Ferreira, pós-graduandos do ICMC.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (20), pelo formulário disponível em www.icmc.usp.br/e/decb7. São oferecidas 50 vagas, sendo obedecida a ordem de chegada.

Detalhamento
  • Sintaxe de elementos básicos de programação em Java: variáveis, declarações de atribuição, estruturas condicionais e de repetição. 
  • Introdução a orientação a objetos: programação modular, abstração de dados, classes, objetos, métodos, atributos, encapsulamento. 
  • Algoritmos clássicos e estruturas de dados fundamentais. 
  • Bibliotecas disponibilizadas pelo livro-base do curso (Sedgewick e Wayne, 2007). 

Referências
  • Robert Sedgewick, Kevin Wayne. Introduction to programming in Java: An interdisciplinary approach. 2007. 1a edição. http://algs4.cs.princeton.edu/code/
  • Harvey M. Deitel, Paul J. Deitel. Java, como programar. PRENTICE HALL. 2005. 8a edição. Capítulos 01-05.


Informações
Serviço de Apoio Acadêmico
Tel. (16) 3373-9146

Olimpíada São-Carlense de Matemática premia estudantes do ensino médio e fundamental

No total, 23 alunos do ensino médio e fundamental foram premiados nesta oitava edição do evento, juntamente com dois colégios da região; houve, ainda, homenagem a um professor de matemática


Colégio Dom Aguirre sagrou-se campeão 
Estimular o estudo da matemática por meio da resolução de problemas desafiantes, contribuindo para a melhoria do ensino e a identificação de jovens talentos da região. Esses são os principais objetivos da Olimpíada São-Carlense de Matemática (OSCM) que premiou neste domingo, 15 de setembro, 23 estudantes do ensino médio e fundamental durante evento realizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos.

Além disso, duas escolas que tiveram o maior número de alunos premiados receberam troféu: o campeão foi o Colégio Dom Aguirre, de Sorocaba, e o vice-campeonato ficou com o Colégio Anglo Prudentino, de Presidente Prudente. Houve, ainda, uma homenagem ao professor Dimas Fernando Bueno de Oliveira, que ministra aulas de matemática nos colégios Anglo de São Carlos, Bariri e Jaú.

Professor há 23 anos, Oliveira é engenheiro formado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP. Quando estava no segundo ano da graduação, começou a dar aulas de matemática no Colégio do Centro Acadêmica Armando de Salles Oliveira (CAASO). “Daí peguei gosto pela profissão de professor. Mas se, naquele momento, eu falasse para minha mãe que ia abandonar a engenharia, ela morreria. Então, terminei o curso, dei o diploma de presente para ela e fui fazer o que queria: licenciatura em matemática. Hoje, sou muito feliz”, contou Oliveira.

Desde a sétima olimpíada, ele incentiva as escolas a enviarem os alunos para participar da OSCM. “É sempre legal o professor incentivar os alunos, mostrando sites, livros, dando exercícios desafiantes. Também seria importante que todas as escolas oferecessem cursos de preparação para as olimpíadas”, completou o professor.
 
Vice-diretor do ICMC cumprimenta professor homenageado
 
Segundo o coordenador do Centro Olímpico de Matemática do Colégio Dom Aguirre, Claudemir Camparini, a participação em olimpíadas de matemática é uma experiência que vale muito a pena. Mas é preciso realizar um trabalho paralelo à sala de aula. O Centro Olímpico do colégio existe desde 2002 e oferece quatro horas/aula por semana aos alunos especialmente destinadas a prepará-los para três olimpíadas de matemática: a Paulista, a Brasileira, a São-Carlense e a de Campinas. Participam dessas aulas os cinco estudantes melhor classificados em uma seleção interna do colégio, que é realizada a partir do 5º ano do ensino fundamental e prossegue até o 3º ano do ensino médio.

“Normalmente, o aluno que está no Centro Olímpico de Matemática vai muito bem em todas as disciplinas. É um aluno brilhante. Ele passa nas melhores universidades públicas quando termina o ensino médio, sem precisar de cursinho. Aliás, foi um ex-aluno nosso, que fez Engenharia Aeronáutica aqui na USP São Carlos, que descobriu a OSCM e nos trouxe para cá”, revelou Camparini.

“Desde o quinto ano eu comecei a gostar bastante de matemática e tenho uma certa facilidade. Participo do Centro Olímpico desde o sexto ano”, contou o aluno do nono ano do ensino fundamental do Colégio Dom Aguirre, Gustavo Motta Tranche, que participou pela primeira vez das OSCM. A medalha de ouro que Tranche carrega é, também, a primeira que já obteve em uma olimpíada de matemática. Ele, que tem 14 anos e participou anteriormente de duas edições da Olimpíada Paulista e da Olimpíada Brasileira de Matemática, assegura que a persistência é uma característica muito relevante nesse tipo de competição.

Quem também afirma que quanto mais se pratica matemática, mais se aprende, é a estudante do terceiro ano do ensino médio do Colédio Interativo de São Carlos, Júlia Ribeiro Martins, de 17 anos: “Eu sempre me interessei muito por matemática, sempre achei muito divertido. No colégio onde eu estudo, encontrei o professor Eduardo Furlan, que incentiva bastante essa participação em olimpíadas. Eu participo desde o primeiro ano do ensino médio e, com a prática e a experiência, fui melhorando a cada ano”.  

Vencedora de medalha de ouro nesta oitava edição da OSCM, Martins conta que, toda a semana, frequentava uma aula opcional do professor Furlan, em que aprendia dicas especiais de estudo voltadas especialmente para as competições. Ela pretende, agora, seguir a carreira de engenheira ambiental e aposta que a participação nas olimpíadas contribuirá para alcançar o sonho.

Já o medalhista de prata Leonardo Shoiti Miyashiro, que tem 15 anos e está no primeiro ano do ensino médio no Colégio Anglo Prudentino, revela que a dedicação e a curiosidade de buscar novos desafios para superar os demais e ficar acima da média é fundamental.
 
 
Sobre a OSCM

A OSCM é um evento patrocinado pelo ICMC e conta com o apoio do CNPq através do programa nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Uma das metas da competição é ampliar o contato da universidade com as escolas da região de São Carlos a fim de despertar o interesse do aluno pela atividade universitária e pelo conhecimento científico. A competição é destinada a alunos de ensino médio e fundamental de escolas públicas e particulares.
 
Para saber como participar da próxima edição e obter mais informações, acesse http://www.icmc.usp.br/~olimpiada
 
Confira aqui o álbum de fotos da premiação no Facebook: icmc.usp.br/e/aa129

Os vencedores
Confira, a seguir, os nomes de todos os vencedores desta oitava edição da OSCM:

Ouro:
Gustavo Motta Tranche - Colégio Dom Aguirre
Júlia Ribeiro Martins - Colégio Interativo São Carlos
Rodrigo Tanaka Aki - Educativa-Instituto de Educação e Cultura
Vitor Dias Gomes Barrios Mari - Colégio Anglo Prudentino

Prata:
Beatriz Sato - COC Álvares Cabral
Bruna Sousa Arcanjo de Melo - COC Álvares Cabral
Gabriel Ferrari de Oliveira - Colégio Dom Aguirre
Guilherme Anitele Silva - Colégio Anglo Prudentino
Leonardo Shoiti Miyashiro - Colégio Anglo Prudentino
Lucas Real - Educativa-Instituto de Educação e Cultura
Mariana Faria Ribeiro de Souza - Colégio Dom Aguirre

Bronze:
Gustavo Rodrigues Machado - Colégio Dom Aguirre
Lucas Paes - Cooperativa Educacional de Bariri
Mi Hwa Theresa Noelani Churata Garcia - Colégio Dom Aguirre
Rodrigo Corte Logazzi - Liceu Araras
Victoria Gerenutti Klarosk - Colégio Dom Aguirre
Vitor Speranza - Colégio Objetivo Araraquara
Yara Lira Barreiros - Colégio Interativo São Carlos

Menções Honrosas:
Felipe Silva Rocha - Fundação Educacional Dr. Raul Bauab Jahu
Gabriel Ribeiro Martins - Colégio Interativo São Carlos
Gustavo Vilela Nucci - Colégio Dom Aguirre
Jaqueline Evaristo Guedes de Lima - Colégio Objetivo Araraquara
Luis Henrique Satas Labecca – COC Álvares Cabral

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Palestras da semana - 16 a 20 de setembro


Seminário de Topologia Geral e Conjuntos
The forcing technique: Definition and equivalence theorems
Palestrante: Junio Luan Pereira (ICMC-USP)
Quando: segunda-feira, 16 de setembro, às 19h
Onde: sala 3-102
Clique para ver o resumo
------------------

Seminário de Pós Graduação em Matemática
Poisson-Lie groups and Lie bialgebras
Palestrante: Eber Daniel Chuno Vizarreta (ICMC-USP)
Quando: quarta-feira, 18 de setembro, às 13h
Onde: sala 3-009
------------------

Seminários de Computação (Pós-Graduação)
Soluções naturais de ICT
Palestrante: Junia Anacleto (UFSCar)
Quando: quarta-feira, 18 de setembro, às 14h
Onde: sala 4-005
------------------

Tutoriais de Informática
Um caso de empreendedorismo em TIC no interior
Palestrante: Sérgio Pestana (Adekz)
Quando: quarta-feira, 18 de setembro, às 18h
Onde: auditório Luiz Antonio Fávaro
Clique para ver o resumo
------------------

Seminário de Coisas Legais
O mundo como um holograma
Palestrante: Matheus do Carmo Teodoro
Quando: sexta-feira, 20 de setembro, às 13h13
Onde: sala 4-005
Clique para ver o resumo
------------------


Informações
Agenda de eventos do ICMC: www.icmc.usp.br/Portal/Eventos
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

ICMC recebe eventos nas áreas de singularidades e topologia


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, receberá dois eventos na área de matemática entre os dias 19 e 21 de setembro. O primeiro deles é o Japanese-Brazilian Singularity Days, que discutirá temas relacionados a singularidades, reunindo estudiosos sobre o assunto para trocar suas experiências. O evento ocorrerá nos dias 19 e 20 de setembro (clique aqui para ver a programação). 

O segundo evento é o IX Encontro Regional de Topologia, que acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro. Voltado para pesquisadores da área de topologia algébrica, diferencial e geométrica, o encontro é realizado em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a abertura ocorrerá no auditório Luiz Antonio Fávaro do ICMC (clique aqui para ver a programação). As demais atividades acontecerão no Departamento de Matemática da UFSCar.

Mais informações
Assistência Acadêmica do ICMC
E-mail: sacadem@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373-8109

Iniciativa pioneira visa prevenir danos relacionados a queda de árvores

Com apoio da Superintendência de Gestão Ambiental e da Reitoria, ICMC será o primeiro a formar uma Brigada de Arboristas na USP

Existem mais de 30 mil árvores nos campi da USP e cerca de 10%
das espécies estão em São Carlos (crédito: Nilton Junior/ArtyPhotos)

Evitar os danos que podem ser causados pela queda de árvores ou de galhos por meio da detecção e avaliação de eventuais problemas existentes, preservando a segurança das pessoas e também das árvores. Esse é o principal objetivo da Brigada de Arboristas que será formada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos.

“Depois de fatalidades que atingiram o Campus da USP de São Carlos, a busca por uma convivência harmoniosa com o meio ambiente e pela preservação da vida foram intensificadas, constituindo-se em pontos fundamentais nas ações do ICMC e do campus”, afirmou o professor José Carlos Maldonado, diretor do ICMC e também presidente do Conselho Gestor do campus. Ele destacou: “É a primeira iniciativa do gênero na USP. Esse é um conceito novo e traz mudanças culturais e de paradigma. Essa ideia, inspirada nas Brigadas de Incêndio, surgiu em conversa que tive com especialista da Plant Care durante trabalho de perícia técnica realizada no ICMC”. 

O diretor ressalta ainda o apoio recebido da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e da Reitoria: “Agradeço ao Gabinete de Planejamento e de Gestão do ICMC, que soube bem equacionar essa ação de forma articulada com a SGA, com pleno apoio da Reitoria”.

Segundo Maldonado, a melhor forma de evitar os danos e promover a convivência harmoniosa com as árvores é criar uma sistemática contínua de diagnóstico e avaliação competente das espécies arbóreas, por meio da capacitação da comunidade. “Trata-se de um programa de gerenciamento de risco em função das árvores contidas nos espaços dos campi, criando condições para que membros da comunidade – professores, alunos e funcionários – possam identificar, avaliar e comunicar aos gestores os problemas apresentados pelas árvores”, explicou Maldonado. Ele salienta que essa ação deve ser desenvolvida com o Projeto Pequeno Cidadão e com as crianças da creche do Campus da USP de São Carlos.

A meta é que essa iniciativa piloto do ICMC seja estendida aos demais campi da USP, por meio da formação de Brigadas de Arboristas em todas as unidades. Atualmente, considerando-se todos os campi da Universidade, existem mais de 30 mil árvores e praticamente 10% delas estão no campus de São Carlos.

Maldonado destaca também que essa ação pode impactar diretrizes de replantio e de autorização de obras, no sentido de evitar espécies que promovam mais riscos por terem sido alocadas muito próximas a edifícios ou em locais de passagem ou permanência de pessoas.

Treinamento

Nessa fase piloto do programa, 21 vagas serão oferecidas a membros da comunidade USP em um treinamento que acontecerá dias 25, 26 e 27 de setembro no ICMC. Essas vagas foram distribuídas da seguinte maneira: 10 para o ICMC, que formará a primeira Brigada de Arboristas; duas para a Escola de Engenharia de São Carlos; duas para a prefeitura do Campus da USP de São Carlos; uma para o Instituto de Física de São Carlos; uma para o Instituto de Química de São Carlos; uma para o Instituto de Arquitetura de São Carlos e mais quatro vagas que serão preenchidas por um representante das prefeituras dos campi de Bauru, Pirassununga, Piracicaba e Ribeirão Preto.

“A qualificação que será oferecida por meio desse treinamento vai propiciar que as pessoas possam levar essa preocupação com a boa relação com as espécies arbóreas para outros ambientes fora da USP”, acrescentou Maldonado.

Segundo ele, outra vantagem do treinamento é promover a preservação das árvores, que passarão por inspeções regularmente pela própria comunidade, complementando desta forma os trabalhos tradicionais de preservação das espécies já realizados nos diversos campi.


Mais informações
Gabinete de Planejamento e Gestão do ICMC
E-mail: plangest@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.6605

ICMC abre concurso para Professor Doutor na área de Processamento de Línguas Naturais

Estão abertas até o dia 8 de novembro de 2013 as inscrições para concurso público para o provimento de uma vaga de Professor Doutor no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos. A vaga é para o Departamento de Ciências de Computação do ICMC, na área de Processamento de Linguagens Naturais. O salário inicial é de R$ 9.184,94, em regime de dedicação integral.

As inscrições devem ser realizadas pessoalmente, por procuração ou por correspondência na Assistência Acadêmica do ICMC, situada na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, em São Carlos, SP. O edital completo, com requisitos, documentação e prazos, está disponível em www.icmc.usp.br/e/bf3fb


Informações:Assistência Acadêmica do ICMC
Tel.: (16) 3373-8109

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Defesas e qualificações da semana - 16 a 20 de setembro


Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
A plausibilidade biológica em redes neurais artificiais de pulsos e respostas por meio dos mecanismos computacionais e algoritmos de aprendizado biologicamente mais realistas
Aluno: Alberione Braz da Silva
Orientador: João Luis Garcia Rosa
Quando: segunda-feira, 16 de setembro, às 16h
Onde: sala 3-103
--------------------

Defesa de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Definição automática da quantidade de atributos selecionados em tarefas de agrupamento de dados
Aluno: José Augusto Andrade Filho 
Orientador: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho 
Quando: terça-feira, 17 de setembro, às 14h
Onde: sala 3-002
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Combinando conteúdo e contexto para mineração de imagens em serviços de mídia social
Aluno: Alceu Ferraz Costa 
Orientadora: Agma Juci Machado Traina 
Quando: quarta-feira, 18 de setembro, às 10h
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Algoritmos evolutivos como estimadores de frequência e fase de sinais elétricos: métodos multiobjetivos e paralelização em FPGAs
Aluno: Tiago Vieira da Silva 
Orientador: Alexandre Cláudio Botazzo Delbem 
Quando: quinta-feira, 19 de setembro, às 10h
Onde: sala 3-103
--------------------

Qualificação de Doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Identificação e remoção de ruídos em problemas de classificação
Aluno: Luís Paulo Faina Garcia 
Orientador: André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho 
Quando: sexta-feira, 20 de setembro, às 10h
Onde: sala 3-002
--------------------

Defesa de Mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional
Incluindo funções de distância e extratores de características para suporte a consultas por similaridade
Aluno: Marcos Vinicius Naves Bedo 
Orientador: Caetano Traina Junior 
Quando: sexta-feira, 20 de setembro, às 14h
Onde: sala 3-103
--------------------


Mais informações:
Agenda de defesas e qualificações
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9638
posgrad@icmc.usp.br

ICMC organiza workshop sobre disponibilização de acervos históricos


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promoverá na próxima quarta-feira (18) o workshop Memória Virtual: disponibilização de acervos históricos, voltado para profissionais e graduandos da área e demais interessados. 

O objetivo da atividade é reunir pesquisadores, estudantes e profissionais com interesse em discutir questões relacionadas à gestão de acervos históricos, bem como traçar as perspectivas futuras de disponibilização de informações de tais acervos, em particular, por meio de sistemas web.

O workshop acontecerá no ICMC, das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para diret@icmc.usp.br até 17 de setembro, informando seu nome completo e instituição. A programação completa e outras informações podem ser obtidas no www.icmc.usp.br/e/45795.

Confira a programação da Semana de Arte e Cultura no ICMC

"Caixa Africanidades" é uma das atrações da semana
De 15 a 22 de setembro acontece a 18ª Semana de Arte e Cultura da USP. No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no campus de São Carlos, as atrações serão exposições e apresentações de teatro.

Confira a seguir a programação completa dos eventos que serão realizados no ICMC:

Apresentações teatrais

Ensaio aberto/aula pública: projeto “Da morte a utopia” do Núcleo Tusp de São Carlos
Onde: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC
Quando: 18/09 (quarta-feira)
Horário: 20h
Sinopse: o Núcleo Tusp de São Carlos compartilhará com os espectadores a primeira etapa de criação do espetáculo “Da morte a utopia”, livremente inspirado em textos como “ Revolução na América do Sul” de Augusto Boal, “ Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, cartas de amor de cidadãos da cidade de São Carlos e frases de muros da cidade. Serão apresentadas cenas curtas e jogos de improvisação, além de materiais audiovisuais nos quais a pesquisa se baseia, incluindo criações anteriores do núcleo tusp.
Elenco: Sara Bononi, Guilherme Pintado, Guilherme di Carli, Murieli Tiengo,Luke Junior, Ana Paula Neves, Andrielly Bonfim,Thiago Martinelli, Ricardo Boffa,Ligia Maria Teixeira,Daniel Mazak,Mylene Corcci,Maria Luisa Rodriguez,Glaucia Dias, Marco Silva,Stela Cezare,Faimison Porto,Luke Marques,Adam Henrique, Thiago Rubio,Fernando Dib,Lidiane Cavalcante, Vitor Yudi e Raiza.
Direção de projeto: Cláudia Alves
Recomendação etária: 16 anos

Espetáculo: “Potestad”: Coletivo Teatro da Margem & ÁQIS (Núcleo de Pesquisa)
Onde: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC
Quando: 19/09 (quinta-feira)
Horário: 20h
Sinopse: Potestad é uma das mais importantes obras do dramaturgo, ator e psicanalista argentino Eduardo Pavlovsky. A narrativa é conduzida por um só personagem que desvela um dos traumas sociais mais significativos da história recente na Argentina: o roubo de crianças durante a ditadura. A encenação foi desenvolvida a partir da premissa da possibilidade da intimidade e da cumplicidade com o espectador. O despojamento de cenografia e figurino buscam uma maior proximidade com o público. Negando a espetacularidade como elemento vinculante, temos na interpretação nosso elemento central.
Elenco: Narciso Telles.
Direção: André Carreira
Recomendação etária: 18 anos

Exposições


Caixa Africanidades
Onde: Biblioteca Achille Bassi (bloco 3 do ICMC)
Quando: até 10/10
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h

Exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro
Onde: hall da biblioteca Prof. Achille Bassi, no ICMC
Quando: até 30/11
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 17h30; quartas até as 22 horas e sábados até as 12h.

Sobre a Semana de Arte e Cultura da USP - Criada em 1997, a Semana de Arte e Cultura é uma oportunidade de mostrar à sociedade as iniciativas de professores, alunos e funcionários da USP, consagrando a relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Para promover a produção cultural e artística da comunidade uspiana, o evento é gratuito e acontece em todos os campi da USP: São Carlos, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo.

Veja a programação completa da USP no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão:  http://prceu.usp.br/semanadearteecultura/

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
E-mail: ccex@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373-9146

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

População pode apontar problemas urbanos com aplicativo criado por estudantes do ICMC

Cidadera possibilita a qualquer cidadão indicar problemas como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água



Completando cerca de um mês de nascimento, a plataforma Cidadera registra no placar 698 problemas, sendo que 15 foram resolvidos, além de mais de 2,3 mil protestos. Desenvolvida por estudantes e ex-alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a plataforma é destinada ao mapeamento colaborativo de problemas urbanos tais como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água. 

Ao disponibilizar um site para a população, além de aplicativos para iPhone e Android, o Cidadera possibilita que qualquer cidadão aponte um problema na cidade. O GPS e a câmera disponíveis na maioria dos smartphones são utilizados pelo aplicativo para localizar, no mapa, exatamente onde está o problema, mostrando por meio de fotos todas as reclamações postadas na cidade. 

Aluno do curso de Ciências de Computação do ICMC, Carlos Fialho explica que o aplicativo não está sendo usado apenas pela população de São Carlos. “Também estamos com uma presença forte em Ribeirão Preto, Rio Claro e Piracicaba, o que aconteceu muito mais rápido do que esperávamos”, contou. Até o final do ano, a ideia dos idealizadores do projeto é expandir o uso da plataforma para outros países. 

Os estudantes criaram o Cidadera inspirados pela onda de protestos que tomou conta do Brasil este ano. O aplicativo é gratuito e está disponível para download na App Store e na Google Play Store. Quem não possui smartphone, pode utilizar a plataforma por meio do site www.cidadera.com

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC


Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666

Aluno do ICMC retorna ao Japão para intercâmbio, após sobreviver a terremoto de 2011

Estudante de Ciências da Computação volta ao país do sol nascente para estudar na Universidade de Osaka, depois de vivenciar um dos piores terremotos da história do Japão

Inoue aponta Osaka no mapa, onde
permanecerá até fevereiro do próximo ano

Aeroporto de Narita, 11 de março de 2011, 14h46. O aluno Gustavo Shinji Inoue, que está cursando o segundo ano do curso de Ciências da Computação no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos, está pronto para embarcar de volta ao Brasil após viver uma experiência de três meses de trabalho em uma fábrica de alimentos no Japão. Enquanto filma os últimos momentos da viagem em seu celular, tudo começa a tremer e as pessoas correm para evacuar o aeroporto: um terremoto de magnitude de 8,9 na escala Richter atinge o país. 

Naquele momento, Inoue e o grupo de estudantes que o acompanhava não imaginavam que demorariam mais três dias para pegar o voo rumo ao Brasil. Tempo em que permaneceram presos no aeroporto, já que as estradas estavam interditadas e não era possível entrar nem sair do local. “O primeiro dia foi o mais complicado porque não havia estoque de comida e, à noite, todos os restaurantes ficaram fechados. Mas, apesar de tudo, o aeroporto estava muito bem preparado, tinha saco de dormir e água potável para todo mundo”, contou Inoue. 

Apesar da certeza de que as marcas do terremoto jamais serão apagadas de sua memória, ao chegar ao Brasil, o estudante só pensava em volta ao Japão. “O país me encantou muito. Eu vou levar para a minha vida a experiência do terremoto, mas não foi nada traumatizante”. 

Em busca de oportunidades para retornar ao país do sol nascente, ele tentou se inscrever no programa Ciência sem Fronteiras sem obter sucesso. O histórico dele na universidade não era dos melhores. Mesmo assim, Inoue não desistiu. Descobriu, no início de 2013, que havia a possibilidade de se inscrever em um edital unificado da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri) para intercâmbios no exterior. Não perdeu tempo: começou a conversar com os professores do ICMC, a pesquisar as universidades japonesas para as quais poderia se candidatar e reuniu os documentos necessários. 

No entanto, ele se desesperou quando o prazo para inscrição no edital de intercâmbio da Universidade de Osaka encerrou. O resultado do processo de seleção no Brasil ainda não tinha saído e o sonho de voltar ao Japão aparentemente precisaria ser adiado por mais um ano. “Quando fui aprovado aqui no Brasil, fiquei feliz e nervoso. Achei que os japoneses, por serem muito rígidos, não me deixariam participar. Mas a USP enviou uma carta explicando que o resultado tinha atrasado e, no final, deu tudo certo”. 

Estudante registrou em vídeo o corre-corre no aeroporto de Narita no momento do terremoto
De malas prontas

Inoue retorna ao Japão no dia 18 de setembro e permanecerá no país até fevereiro de 2014. Ele vai arcar com os custos da passagem, estadia e alimentação. A USP tem um convênio com a Universidade de Osaka e, por isso, o aluno não precisará arcar com qualquer despesa nesse sentido. Inoue planeja obter um estágio ou uma bolsa em Osaka para ajudar a cobrir os custos. O investimento vale a pena? Na opinião dele, vale muito. 

Primeiro porque ele terá a oportunidade de aprimorar tanto o inglês quanto o japonês. Segundo porque, no Brasil, ele não incrementou o currículo por meio de projetos extracurriculares como iniciação científica ou monitoria e a experiência no Japão poderá ajudar muito nesse aspecto. E terceiro pois, em Osaka, Inoue terá a oportunidade de conhecer novas áreas de pesquisas em Ciências da Computação. Ele espera, então, descobrir um caminho que o encante tanto quanto a terra de onde vieram seus avós – com exceção apenas da avô materna, que nasceu no Brasil. 

Desde pequeno, a mãe de Inoue, que mora em São Paulo, tentou propiciar ao garoto o máximo de contato com sua cultura de origem. Sempre que possível, a culinária japonesa é que dava o tom no cardápio da casa e a presença da família era obrigatória nos festivais promovidos pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social e pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil. Resultado: desde cerca de 9 anos, Inoue estuda japonês e, hoje, é professor de conversação na Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira de São Carlos e monitora as demais turmas. Ele faz parte, ainda, de dois grupos da instituição, o de origami e o de Yosakoi Soran. “Trata-se de uma dança típica que festeja a colheita e a pesca por meio da união de dois gêneros de dança tradicionais do Japão – o Yosakoi e Soran Bushi”, explica o estudante. 

Embora a ligação com a cultura japonesa seja intensa, o estudante se surpreendeu com o que encontrou do outro lado do planeta. “A colônia japonesa do Brasil vive um Japão diferente. A gente mantém tradições, costumes e receitas da época de antes da Segunda Guerra Mundial, quando os japoneses vieram ao Brasil, há 105 anos”. 

Uma das grandes descobertas do estudante na terra do sol nascente foi a culinária. Acostumado com o tempero brasileiro, o paladar de Inoue se encantou com a mistura de sabores característica do país. Ele só não achava que o trabalho seria tão pesado. “Cheguei lá preparado para ficar 10 horas em pé, o problema é me escolheram para atuar em uma linha cuidando do forno em que se colocava a massa dos waffles fabricados pela empresa. Era um calor de aproximadamente 180 graus na minha frente durante 8 a 10 horas todos os dias. Tínhamos máscaras, roupas apropriadas, mas não dava para evitar o contato das minhas mãos com o calor, pois elas colocavam a massa no forno”. 

Ao concluir seu relato sobre a jornada que empreendeu desde a linha de produção típica das fábricas japonesas até o estudo em uma universidade de primeira linha como a de Osaka, o estudante disse: “O edital da USP me ofereceu uma oportunidade que eu não teria de outra forma”. E finalizou: “Eu ainda não acredito que consegui esse intercâmbio”.

Texto e foto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC