quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Graduação cinco estrelas no ICMC


Quatro cursos de graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, tiveram cinco estrelas na última avaliação do Guia do Estudante, da Editora Abril, publicação anual que avalia cursos de diversas áreas em todo o país. A edição de 2014 da revista passa a circular nas bancas a partir do dia 11 de outubro.

O Guia é uma referência para estudantes do ensino médio ao escolher a instituição de ensino, e realiza o ranking das melhores universidades públicas e particulares desde 2006. Os cursos do ICMC avaliados com a nota máxima foram: Ciências de Computação, Sistemas de Informação, Matemática e Matemática Aplicada e Computação Científica - os dois últimos avaliados na mesma categoria.

Ciências de Computação - O curso de Bacharelado em Ciências de Computação tem a duração de cinco anos, em período integral. Além da formação básica em matemática, programação e sistemas de hardware e software, este curso possui várias disciplinas em banco de dados, sistemas de decisão, robótica, comunicação e desenvolvimento de software. As principais áreas de atuação do cientista da computação são empresas públicas e privadas, indústria e instituições de pesquisa.

Sistemas de Informação - O curso de Bacharelado em Sistemas da Informação tem a duração de quatro anos, em período noturno. Além da formação básica em matemática, programação e sistemas de hardware e software, o aluno terá várias disciplinas ligadas às áreas de negócios, administração, economia e ética na profissão.

Matemática - Já o curso de Bacharelado em Matemática tem a duração de quatro anos, em período integral. Visa formar profissionais para trabalhar tanto na área acadêmica como em outras áreas do mercado.

Matemática Aplicada e Computação Científica - O curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica tem duração de quatro anos, em período diurno, e forma profissionais de matemática com sólida base teórica e uma visão voltada para as aplicações industriais, comerciais e financeiras, além de oferecer conhecimento na área de computação. O aluno pode escolher algumas disciplinas de maneira a se especializar em uma das três áreas: Estatística, Mecânica de Fluidos Computacional ou Otimização.

Quatro estrelas

O curso de Engenharia da Computação, oferecido pelo ICMC em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), também foi avaliado, recebendo quatro estrelas. O objetivo do curso é a formação de recursos humanos plenamente capacitados para exercer atividades profissionais relacionadas a áreas que constituem interface entre engenharia elétrica e ciências da computação. 

Metodologia

A avaliação do Guia do Estudante leva em consideração critérios como as instalações físicas da instituição, além da titulação dos professores - mestres e doutores - desenvolvimento de pesquisas acadêmicas e pareceres de especialistas nas áreas avaliadas. Além disso, empresas de técnicas de pesquisa prestam consultoria ao Guia, auxiliando no resultado final da publicação.

Os consultores atribuem conceitos aos cursos que vão de excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas) e bom (três estrelas) até regular, ruim e “prefiro não opinar”. Cada consultor avalia geralmente 35 cursos, baseando-se no questionário respondido pelo coordenador do curso e no conhecimento sobre aquela área de graduação. Mesmo que não se preencha o questionário, o curso passa por avaliação.

O curso de Bacharelado em Estatística não passou por avaliação, pois formou sua primeira turma neste ano. As licenciaturas também não são avaliadas pelo Guia. 

Texto: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação ICMC


ERRATA Diferentemente do que foi divulgado na nota acima e do que consta no site do Guia do Estudante, o curso de Engenharia de Computação, oferecido conjuntamente pelo ICMC e pela EESC, também foi avaliado com 5 estrelas pela edição 2013 do Guia do Estudante.