segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Pesquisador de Cambridge ministra palestra no ICMC sobre inovação

Andy Hopper vai avaliar o contexto global da inovação e destacar exemplos de empresas inovadoras com base em sua experiência pessoal 

Hopper visitará  pela primeira vez
a capital nacional da tecnologia
Como as grandes e pequenas empresas, as universidades e o governo podem ampliar as chances de geração de riqueza e desenvolvimento a partir da inovação? Em busca de responder essa questão-chave, o Diretor da Faculdade de Computação e Tecnologia da Universidade de Cambridge, Andy Hopper, estará no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na USP São Carlos, nesta quarta-feira, 4 de setembro, às 14h30, no auditório Auditório Fernão Stella Rodrigues Germano. 

Com o tema A Perspective on Innovation, a palestra abordará o contexto global da inovação. A seguir, Hopper vai destacar exemplos de empresas inovadoras com base em sua experiência pessoal, discutindo as possibilidades para que grandes e pequenas empresas, universidades e governo ampliem suas chances de gerar riqueza e desenvolvimento a partir da inovação. 

Hopper é, atualmente, presidente do Institution of Engineering and Technology (IET), instituição que se destaca no cenário internacional na busca por liderar o desenvolvimento da comunidade mundial relacionada às áreas de engenharia e tecnologia, promovendo a partilha e o avanço do conhecimento com vistas a melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

A vinda do pesquisador a São Carlos é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), que se constitui como uma rede de pesquisa na área de sistemas embarcados críticos. Sediado no ICMC, o INCT-SEC agrega cerca de 30 laboratórios de instituições universitárias, além de parceiros empresariais, integrando academia e indústria e buscando apoiar o desenvolvimento de soluções e aplicações para áreas estratégicas – como, por exemplo, meio ambiente, segurança, defesa nacional e agricultura – bem como a formação de recursos humanos e a transferência tecnológica. 

Sobre Hopper

As principais áreas de pesquisa de Hopper são redes de computadores, computação ubíqua e redes baseadas em sensores, além do uso dos computadores para garantir a sustentabilidade do planeta. O pesquisador tem conjugado, simultaneamente, a carreira acadêmica e industrial. Ele é co-fundador de mais de uma dúzia de start-ups, atuando também em empresas multinacionais. Atualmente, Hopper preside os grupos empresarias RealVNC e Ubisense.

A Perspective on Innovation
Palestrante: Andy Hopper 
Quando: quarta-feira, 4 de setembro, às 14h30 
Onde: Auditório Fernão Stella Rodrigues Germano 
Saiba mais: icmc.usp.br/e/8699a

---------------
Informações
Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br