sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Confira a programação da Semana de Arte e Cultura no ICMC

"Caixa Africanidades" é uma das atrações da semana
De 15 a 22 de setembro acontece a 18ª Semana de Arte e Cultura da USP. No Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), no campus de São Carlos, as atrações serão exposições e apresentações de teatro.

Confira a seguir a programação completa dos eventos que serão realizados no ICMC:

Apresentações teatrais

Ensaio aberto/aula pública: projeto “Da morte a utopia” do Núcleo Tusp de São Carlos
Onde: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC
Quando: 18/09 (quarta-feira)
Horário: 20h
Sinopse: o Núcleo Tusp de São Carlos compartilhará com os espectadores a primeira etapa de criação do espetáculo “Da morte a utopia”, livremente inspirado em textos como “ Revolução na América do Sul” de Augusto Boal, “ Morte e Vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, cartas de amor de cidadãos da cidade de São Carlos e frases de muros da cidade. Serão apresentadas cenas curtas e jogos de improvisação, além de materiais audiovisuais nos quais a pesquisa se baseia, incluindo criações anteriores do núcleo tusp.
Elenco: Sara Bononi, Guilherme Pintado, Guilherme di Carli, Murieli Tiengo,Luke Junior, Ana Paula Neves, Andrielly Bonfim,Thiago Martinelli, Ricardo Boffa,Ligia Maria Teixeira,Daniel Mazak,Mylene Corcci,Maria Luisa Rodriguez,Glaucia Dias, Marco Silva,Stela Cezare,Faimison Porto,Luke Marques,Adam Henrique, Thiago Rubio,Fernando Dib,Lidiane Cavalcante, Vitor Yudi e Raiza.
Direção de projeto: Cláudia Alves
Recomendação etária: 16 anos

Espetáculo: “Potestad”: Coletivo Teatro da Margem & ÁQIS (Núcleo de Pesquisa)
Onde: Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do ICMC
Quando: 19/09 (quinta-feira)
Horário: 20h
Sinopse: Potestad é uma das mais importantes obras do dramaturgo, ator e psicanalista argentino Eduardo Pavlovsky. A narrativa é conduzida por um só personagem que desvela um dos traumas sociais mais significativos da história recente na Argentina: o roubo de crianças durante a ditadura. A encenação foi desenvolvida a partir da premissa da possibilidade da intimidade e da cumplicidade com o espectador. O despojamento de cenografia e figurino buscam uma maior proximidade com o público. Negando a espetacularidade como elemento vinculante, temos na interpretação nosso elemento central.
Elenco: Narciso Telles.
Direção: André Carreira
Recomendação etária: 18 anos

Exposições


Caixa Africanidades
Onde: Biblioteca Achille Bassi (bloco 3 do ICMC)
Quando: até 10/10
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e, aos sábados, das 9h às 12h

Exposição Cabeça Dinossauro: o novo titã brasileiro
Onde: hall da biblioteca Prof. Achille Bassi, no ICMC
Quando: até 30/11
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 17h30; quartas até as 22 horas e sábados até as 12h.

Sobre a Semana de Arte e Cultura da USP - Criada em 1997, a Semana de Arte e Cultura é uma oportunidade de mostrar à sociedade as iniciativas de professores, alunos e funcionários da USP, consagrando a relação entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Para promover a produção cultural e artística da comunidade uspiana, o evento é gratuito e acontece em todos os campi da USP: São Carlos, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Paulo.

Veja a programação completa da USP no site da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão:  http://prceu.usp.br/semanadearteecultura/

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
E-mail: ccex@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373-9146