quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ICMC estreita relações com universidade alemã

Veiga destacou que as linhas de pesquisa das instituições têm muita identidade

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, recebeu nesta segunda-feira, 16 de setembro, um representante da Universidade Técnica de Aachen, uma das três maiores universidades tecnológicas da Alemanha. No encontro, foram discutidas possíveis parcerias de cooperação entre as duas instituições. 

O visitante foi o professor Michael Vorländer, que apresentou a Universidade de Aachen aos professores do ICMC e as oportunidades de intercâmbio de alunos e pesquisadores. O presidente da Comissão de Relações Internacionais do ICMC (CRInt), Paulo da Veiga, apresentou a USP e a estrutura do Instituto ao professor alemão.

Michael Vorländer é diretor do Instituto Técnico de Acústica da universidade alemã e desenvolve pesquisas na área de auralização e realidade virtual acústica nas suas diversas aplicações em sala acústica e nos setores de construção, automotivo e ambiental.

Vorländer desenvolve pesquisas na área de auralização e realidade virtual acústica 

"As linhas de pesquisa das duas instituições têm muita identidade. Por exemplo, a síntese de imagem é fundamental para eles e para nós. Então, nossa ideia é, daqui pra frente, estabelecer um contato e a  troca de estudante e pesquisadores", explicou Veiga.

Sobre Aachen

No século 19, a cidade de Aachen, localizada em uma região estratégica junto às fronteiras da Alemanha com a Holanda e a Bélgica, era uma das regiões mais industrializadas do país. Esse foi um dos motivos para a fundação, em 1870, da Escola Real Politécnica Renano-Vestfaliana, precursora da atual Universidade Técnica de Aachen.

Até hoje, a universidade propõe projetos que estimulam a integração de seus pesquisadores com a indústria. Neste contexto, com mais de 30 mil alunos, a Universidade Técnica de Aachen é uma das principais instituições de ensino superior técnico na Europa, fazendo parte do programa de excelência do ensino superior alemão, cujo objetivo é desenvolver ainda mais a pesquisa de ponta nas universidades.

Texto e fotos: Fernanda Vilela - Assessoria de Comunicação ICMC

Mais informações
Comissão de Relações Internacionais
Tel. (16) 3373-8120
crint@icmc.usp.br