segunda-feira, 29 de abril de 2013

Seminário no ICMC aborda ilusionismo e matemática

O Seminário de Coisas Legais desta semana traz a palestra Neuro- e Mate- mágica: o que os ilusionistas podem ensinar-nos sobre o funcionamento da mente humana, a ser ministrada por Andrés Rieznik, do Laboratório de  Neurociência Integrativa da Universidade de Buenos Aires, na Argentina. O evento será realizado nesta terça-feira, 30 de abril, às 13h, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos.

Andrés Rieznik (foto: site TEDx)
A mente humana é o objeto de estudo das ciências cognitivas, mas o seu entendimento e manipulação é a especialidade dos ilusionistas. Nos últimos anos houve um florescimento da interação entre cientistas e mágicos. Como fruto desta colaboração, novos e interessantes descobrimentos sobre o funcionamento do cérebro foram feitos.

No Laboratório de Neurociência Integrativa da Universidade de Buenos Aires, cientistas pesquisam a questão do livre arbítrio. Os mágicos são especialistas em fazer com que as pessoas creiam que são livres numa escolha quando eles, na verdade, as manipularam psicologicamente para fazê-la. Estudando este fenômeno, os pesquisadores conseguiram demonstrar que a dilatação das pupilas de um sujeito pode informar não somente qual escolha foi feita, mas também se o sujeito sentiu-se livre na escolha ou não. 

Esse será o estudo apresentado nessa palestra, que contará também com uma performance de "matemágica", que consiste em uma demonstração de atletismo mental que o palestrante vem fazendo em Buenos Aires como show em um teatro para 600 pessoas, seis vezes por semana.

A palestra é gratuita é aberta a todos os interessados.

Serviço:

  • Seminário de Coisas Legais: Neuro- e Mate- mágica: o que os ilusionistas podem ensinar-nos sobre o funcionamento da mente humana
  • Palestrante: Andrés Rieznik (Laboratório de  Neurociência Integrativa, Universidade de Buenos Aires, Argentina)
  • Quando: terça-feira, 30 de abril, às 13h
  • Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano


Mais informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br