segunda-feira, 29 de abril de 2013

ICMC realiza aula magna e homenageia os melhores alunos


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) realizou na última quarta-feira, 24 de abril, sua tradicional aula magna. O evento foi realizado no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no campus USP de São Carlos.

A abertura contou com uma apresentação musical de choro, com o duo Corda Soprada, formado por Maurício Tagliadelo e Mabel Zattera. Eles interpretaram composições de artistas clássicos do chorinho, além de canções próprias.

Na sequência, foi constituída a mesa de honra, formada pelos professores José Carlos Maldonado, diretor do Instituto; Renata Pontin de Mattos Fortes, presidente da Comissão de Graduação; Márcia Cristina Anderson Braz Federson, chefe do Departamento de Matemática; Maria Cristina Ferreira de Oliveira, chefe do Departamento de Ciências de Computação; Luis Gustavo Nonato, chefe-suplente do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística; e Marcos José Santana, chefe do Departamento de Sistemas de Computação. Além destes, integrou a mesa o professor Jacob Palis Júnior, presidente da Academia Brasileira de Ciências e ministrante da aula magna.

Antes de iniciar a aula, foram homenageados os melhores alunos formados em 2012: Jean Carlo Guella, do curso de Bacharelado em Matemática; Thaís Cosmo de Souza Santos, do curso de Licenciatura em Matemática; Bruna Zanetti Panaggio, do curso de Bacharelado em Ciências de Computação; Rafael Mira Oliveira Libardi, do Bacharelado em Informática; André Luiz Verucci da Cunha, do curso de Engenharia de Computação; Caroline Ceribeli, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas; e Luan de Souza Buzato, do curso de bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica.

A premiação foi seguida pelo discurso da professora Renata Fortes, que felicitou os recém-formados por suas conquistas. Logo após, o diretor José Carlos Maldonado, deixou uma mensagem sobre cooperação no ambiente acadêmico. “Estamos sempre em processo de construção, jamais de desconstrução. Temos que trabalhar juntos”, declarou. A cerimônia seguiu com a entrega dos diplomas de mérito acadêmico aos alunos homenageados.

Sistemas dinâmicos e Poincaré

Após as homenagens, o professor Jacob Palis Júnior deu início à aula magna com o título A view of some fundamental developments in dynamics. Ele contou um pouco de sua história como pesquisador na área sistemas dinâmicos, e explicou alguns conceitos.

Falou de sua experiência no exterior, em particular dos anos em que viveu na Califórnia, onde estudou algumas das teorias de Henri Poincaré. "Poincaré foi um dos maiores matemáticos de todos os tempos, porém nunca teve alunos. Ele transmitia sua grande visão através de trabalhos, livros e assim por diante. Poincaré estava no caminho dos sistemas dinâmicos".

Quando o pesquisador voltou para o Brasil, a área de sistemas dinâmicos estava renascendo. Então, ele continuou seus estudos com base nas teorias de Poincaré e aprofundou-se nesse tema. Seguiu também ideias de outros autores, como Edgar Allan Poe, que afirmava que qualquer mudança muito pequena nos fatos iniciais poderia variar a verdade. Durante a aula, o professor também abordou temas como órbitas homoclínicas, heteroclínicas, caos e transformações.

Veja mais fotos da aula magna na página do ICMC no Facebook.

Texto: Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC
Foto: Paulo César Soares Oliveira - Seção Técnica de Informática do ICMC