quinta-feira, 11 de abril de 2013

ICMC promove minicurso sobre algebroides e grupoides de Lie

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, promove entre os dias 12 e 23 de abril o minicurso Algebroides e grupoides de Lie, a ser ministrado pelo pesquisador italiano Pietro Tortella. O curso será realizado nas terças, das 14h às 16h, e nas sextas-feiras, das 14h30 às 16h30, no auditório Luiz Antonio Favaro.

O objetivo principal do curso é introduzir os usuários à teoria dos algebroides e grupoides de Lie, e fornecer as ferramentas básicas para a compreensão das linhas de pesquisa atuais do tópico. 

Tortella é Doutor em Matemática pela Scuola Internazionale di Studi Superiori Avanzati, na Itália, com experiência na área de Álgebra. 

O minicurso é gratuito e aberto a todos os interessados. São 30 vagas, e as inscrições devem ser feitas até 11 de abril, por meio do formulário disponível em http://goo.gl/RUsUA.


Programa do minicurso
  • Aula 1 - Definição de algebroide de Lie, construção do complexo de deRham associado, representações e conexões de algebroides de Lie. Exemplos, e geometria de Poisson liada com os algebroides de Lie. 
  • Aula 2 - Definição de grupoide de Lie, e noções associadas. Morfismos e representações. O algebroide de Lie associado a um grupoide de Lie. Exemplos. 
  • Aula 3 - Os problemas de Lie no contesto dos -oides. Integrabilidade de um algebroide de Lie, o grupoide de Weinstein. 
  • Aula 4 - Algebroides de Lie holomorfos. Definições gerais, propriedades cohomologicas, o teorema de deRham holomorfo e a filtração de Hodge por os algebroides de Lie. 

Referências bibliográficas
  • K. Mackenzie. General Theory of Lie Groupoids and Lie Algebroids. Cambridge University Press London Mathematical Society Lecture Note Series 213. 
  • M. Crainic, R. L. Fernandes. Integrability of Lie brackets. Ann. of Math. (2), Vol. 157 (2003), no. 2, 575--620. 
  • C. Laurent-Gengeoux, M. Stienon, P. Xu. Holomorphic Poisson manifolds and holomorphic Lie algebroids. Int. Math. Res. Notices (2008) Vol. 2008 : article ID rnn088, 46 pages


Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146