quinta-feira, 25 de abril de 2013

Representantes da Philips Research visitam ICMC em busca de parcerias

Objetivo da visita foi conhecer as pesquisas desenvolvidas no Instituto e discutir possíveis colaborações científicas


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, recebeu, nesta segunda-feira (22), dois representantes da Philips Research, organização que colabora com o desenvolvimento de pesquisas para a Philips, empresa Holandesa que atua nas áreas de cuidados com saúde, iluminação e produtos de consumo e estilo de vida. Foram apresentados os grupos de pesquisa do ICMC e os principais projetos desenvolvidos pela instituição, com o objetivo de consolidar possíveis parcerias e interesses de pesquisa. 

Os visitantes, Carsten Oliver Schirra e Thomas Wendler, apresentaram também as pesquisas e objetivos da Philips Research. Schirra é formado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Karlsruhe, na Alemanha. Hoje coordena relações de colaboração de projetos científicos da Philips entre parceiros acadêmicos e instituições públicas de pesquisa no Brasil. Wendler é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho de pesquisa pioneiro em imagens médicas voltadas para a área de radiologia, aplicadas nos produtos da linha de saúde da marca. O representante da empresa vê São Carlos como um pólo de produção tecnológico. "São Carlos é uma boa cidade, pois já está consolidada na área de tecnologia", disse. 

O professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC, José Alberto Cuminato, apresentou detalhadamente o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI), centro de pesquisa adaptado e estruturado para promover o uso de ciências matemáticas como recurso industrial.

Os docentes do Departamento de Ciências de Computação do Instituto, Maria da Graça Campos Pimentel, Rosane Minghim, Moacir Pereira Ponti Júnior e Mario Gazziro também apresentaram os principais projetos desenvolvidos por seus grupos nas áreas de interesse dos visitantes. A reunião foi coordenada pela professora Maria Cristina Ferreira de Oliveira. 

Informações
Comissão de Relações Internacionais do ICMC
Tel. (16) 3373-8163
crint@icmc.usp.br

Texto/fotos: Fernanda Vilela e Maristela Galati - Assessoria de Comunicação do ICMC