segunda-feira, 22 de abril de 2013

Palestra aborda sistema operacional desenvolvido em software livre

Será realizada no próximo dia 23 de abril, às 10 horas, a palestra TempOS: faça seu próprio sistema operacional à mão, e do zero! no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). O evento integra a programação da II Semana de Software Livre da USP que ocorrerá em São Paulo de 22 a 27 de abril.

A palestra será ministrada pelo aluno de doutorado de Ciências de Computação do ICMC e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), Renê de Souza Pinto, que desenvolveu o sistema operacional TemPOS, uma plataforma de ensino e treinamento para o desenvolvimento de sistemas operacionais que auxilia, desde os primeiros passos, a criação de um sistema operacional utilizando somente software livre.

O evento é gratuito, não necessita inscrição prévia e será transmitido pela IPTV USP pelo link www.iptv.usp.br.

Resumo da Palestra

Por que mais um SO livre? Porque TempOS é diferente. SOs são normalmente projetados para oferecerem desempenho, confiabilidade e flexibilidade. Entre um código-fonte fácil de entender e um código-fonte otimizado, o segundo é preferido. TempOS foi projetado para ser fácil de ser entendido. Mais que isso, diferentemente de outros SOs didáticos, TempOS não é apenas um programa para ser apreciado: é uma plataforma de ensino e treinamento em desenvolvimento de sistemas operacionais que ensina você a fazer seu próprio SO à mão e do zero!

Sobre o Palestrante

Renê de Souza Pinto é Doutorando em Ciências de Computação no ICMC-USP, onde se formou também Mestre e Engenheiro de Computação. Atualmente leciona Computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é desenvolvedor e mantenedor de projetos de Software Livre e membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).

II Semana de Software Livre

Durante a semana do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre (FLISOL), de 22 a 27 de abril, grupos e atuantes em Software Livre da USP promoverão palestras, oficinas, discussões de ferramentas livres sobre temas que tratam, desde termos técnicos até questões éticas de mercado.

As atividades ocorrerão em São Paulo no Instituto de Matemática e Estatística (IME), Escola Politécnica (POLI) e Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG), todos da USP. A semana é organizada pelo Centro de Competência em Software Livre (CCSL -USP) e o Grupo de Estudos de Software Livre da POLI (PoliGNU), em colaboração com o IME, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH- USP), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), Rede Linux do IME, USPGameDev, HackLab, Garoa Hacker Club e Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre de São Paulo (FLISOL-SP).

Os eventos são gratuitos e abertos ao público, com necessidade de inscrição prévia em algumas palestras. Mais informações e programação no site: http://ccsl.ime.usp.br/ssl2013

Mais informações: comunicacaonapsol@gmail.com

Por: Assessoria de Comunicação NAP-SoL