terça-feira, 30 de abril de 2013

Vai prestar vestibular? ICMC recebe inscrições para visita monitorada


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, abre suas portas no dia 15 de maio (quarta-feira), a partir das 14 horas, para a visita monitorada do programa USP e as Profissões. O evento tem como público-alvo estudantes do ensino médio e cursos pré-vestibulares, bem como pais e professores das redes pública e particular de ensino.

A visita é gratuita e aberta a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas pela internet (formulário disponível em http://goo.gl/L4jZF) ou pelo telefone (16) 3373-9146.

O objetivo da visita e apresentar os cursos de graduação oferecidos pelo ICMC e seu mercado de trabalho, bem como a infraestrutura do Instituto, do campus e da universidade. Os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas diretamente com os coordenadores dos cursos. As atividades visam ainda possibilitar um primeiro contato dos participantes com os professores e ambientes da universidade.

A programação deste ano terá palestras explicativas sobre os cursos e uma exposição tecnológica de pesquisas desenvolvidas no ICMC, onde haverá um plantão tira-dúvidas com os coordenadores dos cursos. Será realizado também um tour pelas dependências do ICMC, passando pelos laboratórios, biblioteca e museu de computação. Os participantes receberão kits com informações sobre o ICMC e seus cursos.

A visita monitorada é organizada pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC, dentro do programa USP e as Profissões, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Graduação no ICMC

Estudantes assistem
demonstração de futebol
de robôs, em visita de 2011
As profissões ligadas às carreiras de Computação, Matemática e Estatística vêm sendo cada vez mais valorizadas, por conta da escassez de profissionais qualificados no Brasil para atuar tanto em empresas como em universidades e centros de pesquisa. Especialistas preveem um "apagão" de mão-de-obra em algumas dessas áreas caso a tendência não se reverta.

Para aqueles que vão prestar vestibular e tem gosto ou vocação para essas carreiras, pode ser uma grande oportunidade. O ICMC oferece os seguintes cursos de graduação:
  • Ciências de Computação (Bacharelado)
  • Estatística (Bacharelado)
  • Matemática (Bacharelado e Licenciatura)
  • Matemática Aplicada e Computação Científica (Bacharelado)
  • Sistemas de Informação (Bacharelado)
  • Ciências Exatas (Licenciatura) * interunidades
  • Engenharia de Computação * interunidades

O ICMC está localizado na área I do campus USP de São Carlos, na Avenida Trabalhador São-carlense, 400, Centro. Também é possível obter informações sobre os cursos do ICMC no site www.icmc.usp.br/Portal/Cursos/Graduacao/


Informações
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146