quarta-feira, 3 de abril de 2013

“Páscoa no ICMC” promove aproximação de crianças e idosos com a universidade

"Coelho" chega em veículo autônomo para entrega dos ovos
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) promoveu nos dias 27 e 28 de março a ação Páscoa no ICMC, integrando as crianças do Projeto Pequeno Cidadão e da Creche e Pré-Escola São Carlos, ambos da USP de São Carlos, e também os idosos dos abrigos Cantinho de Luz e Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, com os funcionários, professores e alunos do ICMC. Foram arrecadados pela comunidade do ICMC ovos de Páscoa que, posteriormente, foram distribuídos aos idosos dos abrigos e às crianças do Projeto Pequeno Cidadão

Crianças do projeto Pequeno Cidadão
interagem com o robô humanoide Nao
"Coelho" do ICMC participa de
apresentação no CCI-USP

"Coelho" visita idosos do Cantinho Dona Maria Jacinta
Promovida pela Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) do ICMC, a ação Páscoa no ICMC contou com a visita das crianças do projeto ao Instituto. Foram apresentados alguns projetos como o do robô Nao, humanoide adquirido pelo Grupo de Computação Bioinspirada do ICMC para pesquisas em robótica, e que ficou nacionalmente conhecido pela participação na novela Morde e Assopra, da Rede Globo. As crianças conheceram também o veículo autônomo terrestre do projeto CaRINA, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), que trouxe ao final da apresentação os ovos a serem entregues pelo “coelho" do ICMC. O “coelho" também visitou a Creche e Pré-Escola do campus e participou de uma apresentação com estórias para as crianças. 

A CAIS, comissão formada por funcionários técnico-administrativos e docentes do ICMC, irá promover, durante todo o ano, ações de integração social em datas festivas, cívicas e comemorativas para aproximar a comunidade externa com o ambiente e com aquilo que é produzido pela universidade. 

Para colaborar, fique atento às divulgações das ações no site do ICMC: www.icmc.usp.br.

Veja mais fotos na página do ICMC  no Facebook.

Por: Renata Bertoldi - CAIS/ICMC