quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Em outubro, São Carlos será invadida por robôs

USP receberá competições e eventos científicos relacionados à robótica e inteligência artificial; inscrições estão abertas para público acadêmico e alunos do ensino fundamental, médio e técnico

Conferência agrega 12 eventos da área de robótica e inteligência artificial
e deverá atrair mais de 3 mil participantes
Esqueça a representação clássica da robótica em cenários futuristas de filmes de ficção científica. A área já é uma realidade presente em vários segmentos da sociedade, sendo objeto de estudos acadêmicos e do mercado de produtos e serviços. Um cenário ideal para reunir os principais cérebros nessa área é a cidade de São Carlos, capital da tecnologia, que abriga o primeiro centro de robótica do Brasil.

Entre os dias 18 e 23 de outubro, a cidade receberá a Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, um conjunto de competições e eventos científicos nas áreas de robótica e sistemas inteligentes. A conferência, que congrega um total de 12 eventos, tem como público esperado três mil participantes.

Para a coordenadora geral da JCRIS 2014, Roseli Romero, a realização desses eventos na USP em São Carlos é pioneira tanto em relação às atividades relacionadas à área de robótica quanto à área de sistemas inteligentes. “Será uma grande oportunidade para alunos e pesquisadores se inteirarem dos últimos resultados obtidos em pesquisas nessas áreas. Estamos contando com a presença de alunos e pesquisadores do Brasil todo e também da América Latina, além da presença de seis convidados internacionais, que ministrarão palestras sobre temas atuais relacionados a esses campos do conhecimento e também de outros pesquisadores nacionais renomados na área”, explicou Roseli, que é professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Até a data de início da conferência é possível realizar as inscrições para o evento, porém, até 31 de agosto, há desconto na taxa. Um desconto menor é oferecido para quem se inscrever até 30 de setembro. No site do evento, é possível conferir os valores e fazer a inscrição.

Etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica também
ocorreu este ano, pela primeira vez, em São Carlos
Mostra e competições - Parte da programação da JCRIS 2014 é composta por mostras e competições que, além do público acadêmico, são abertas para todos os alunos do ensino fundamental, médio e técnico. Esses eventos são:
  • 4ª Mostra Nacional de Robótica (MNR)
  • 13th Latin American Robotics Competition (LARC)
  • 12ª Competição Brasileira de Robótica (CBR)
  • 8ª Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR)
  • 5th Workshop of Robotics in Education (WRE)
Considerada a maior mostra de trabalhos em robótica do país, a MNR busca a valorização do conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ensino, ciências e inovação, além das áreas tradicionais, como elétrica, mecânica e computação. A mostra caracteriza-se ainda por sua linguagem abrangente e inclusiva, aceitando trabalhos nos formatos de arquivo multimídia, além do tradicional artigo científico.

Simultaneamente à mostra ocorrerão as principais competições de robótica autônoma da América Latina e do Brasil: a LARC e a CBR. Nesses eventos, robôs competem entre si em jogos de futebol, sem nenhum controle humano, em diversas categorias. É possível inscrever times para participação presencial ou remota até 19 de setembro.

Há ainda o WRE, um workshop voltado para o uso da robótica no processo de aprendizagem. O evento discutirá os aspectos técnicos e educacionais do uso da robótica na educação. Dentre os temas abordados estão a formação de professores em robótica, as plataformas educacionais, os robôs baseados em web e os robôs de baixo custo.


Eventos científicos - Apresentar os resultados das pesquisas mais recentes e trocar experiências sobre o desenvolvimento, inovações, ferramentas e técnicas nos campos relacionados à robótica. Esse é o objetivo dos eventos científicos vinculados à JCRIS, que têm como público-alvo pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes de graduação e pós-graduação. A programação desses eventos é composta por palestras, sessões de apresentação oral e de pôsteres, além de concursos de teses e dissertações. Compõe a JCRIS 2014 os seguintes eventos científicos:
  • Robótica e automação: 11th Latin American and 2nd Brazilian Robotics Symposium (LARS/SBR); 6th Workshop in Applied Robotics and Automation (ROBOCONTROL); 2nd Workshop on MSc Dissertation and PhD Thesis in Robotics (CTDR/WTDR).
  • Inteligência artificial e computacional: Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS); Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC); 9th DSc Theses/MSc Dissertations Contest in Artificial and Computational Intelligence (CTDIAC).
  • Mineração de dados e aprendizado de máquina: 2nd Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe).

Organização e apoio - A JCRIS 2014 compõe parte das comemorações dos 80 anos da Universidade de São Paulo, sendo promovida conjuntamente pela USP em São Carlos, através do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e do Centro de Robótica de São Carlos (CRob), e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Centro de Aprendizado de Máquina e Análise de Dados, do Departamentos de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica. 

O evento conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Automação (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Texto: Neylor Fabiano – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Crédito das fotos: a primeira imagem (grupo de robôs) é de autoria de Neylor Fabiano/Assessoria de Comunicação ICMC/USP; as demais imagens são de autoria de Denise Casatti/Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Seção de Eventos do ICMC: eventos@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373. 9622