sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Inscrições para os minicursos da Semcomp começam nesta segunda

Semana pré-evento terá jogos Riddle a partir da próxima quarta-feira, dia 13; desafios seguem até o último dia da Semcomp


Começam na próxima segunda-feira, 11 de agosto, as inscrições para os minicursos da 17ª edição da Semana da Computação (Semcomp 17) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento, que acontece de 18 a 22 de agosto, tem como objetivo complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes, oferecendo uma intensa programação ligada à tecnologia. 

Voltada a qualquer pessoa que tenha interesse na área, a Semcomp está com as inscrições abertas, que podem ser feitas gratuitamente até 15 de agosto pelo site do evento. É possível participar de até dois dos 21 minicursos oferecidos, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 20,00. E caso o participante queira fazer adesão aos coffee breaks, a taxa é de R$ 40,00. Quem vem de outras cidades pode solicitar alojamento pelo e-mail semcomp@icmc.usp.br.

Como as vagas para os minicursos são limitadas e costumam se esgotar rapidamente, vale a pena conferir a programação disponível no site do evento (semcomp.icmc.usp.br) e realizar a inscrição o mais rápido possível. Nesta edição, os minicursos ocorrerão nos dias 19 e 21 de agosto, abordando aplicações como Linux, Android, IPv6, Swift, Django, PHP, Ruby on Rails, Code Retreat, Blender/UDK, Test-Driven Development e Arduino. Um dos minicursos será voltado para quem deseja participar da Maratona de Programação e outros dois, de Unity 3D e de PyGame, falarão sobre técnicas para desenvolvimento de jogos eletrônicos. Haverá também uma oficina de Raspberry Pi e até um curso de culinária voltado para universitários.

"A cada ano procuramos oferecer conteúdo diversificado dentro das mais variadas áreas da computação, promovendo um evento único e aliado a oportunidades de crescimento pessoal e profissional", afirmou o egresso Leonardo Moura, da comissão organizadora. Além dos minicursos, a programação da Semcomp é composta por palestras e mesas redondas com temas sobre tecnologia e empreendedorismo, além de atividades culturais, competições e feira de recrutamento, que permite aos participantes um contato direto com empresas, aproximando-os do mercado de trabalho. Neste ano, a feira acontecerá dia 20 de agosto, das 12h às 18h, no térreo da Biblioteca do ICMC.

Semana pré-Semcomp – Na semana que antecede a Semcomp, mais precisamente na próxima quarta-feira, 13 de agosto, começa o Riddle, um jogo que consiste em desvendar enigmas. “Há várias fases, no máximo 45, que são separadas em blocos. Essas fases contêm uma imagem e algumas dicas. Cabe ao participante desvendar a fase, utilizando seu conhecimento, sua criatividade e sua capacidade lógica, para, enfim, obter uma palavra-chave e passar para a próxima fase”, explica o aluno do ICMC Mateus Riva. Todos podem participar da disputa, mas quem estiver inscrito na Semcomp poderá ganhar um HD externo (para o primeiro colocado) ou um box com a trilogia de Jogos Vorazes (segunda colocação). 

Haverá também o concurso Clickstream no dia 21 de agosto, às 13h30. Nesse caso, os participantes precisam, com apenas o botão direito do mouse, alcançar a maior quantidade de sites indicados pelos organizadores em um tempo predeterminado. O concurso também é aberto à participação de todos, mas os inscritos na Semcomp poderão ganhar um fone de ouvido (primeiro lugar) ou um pendrive (segundo lugar). Haverá, ainda, na noite do dia 19 de agosto, a Gamenight, que reúne os participantes em amistosos e competições de jogos também com direito a prêmios.

Assista ao vídeo de divulgação do evento, no Youtube: www.youtube.com/watch?v=zIL_cESYYBI


Mais informações:

Site do evento: semcomp.icmc.usp.br


Contato:
Grupo PET: telefone (16) 3373-9703
Seção de Eventos: telefone (16) 3373-9622 / e-mail: eventos@icmc.usp.br