quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Estudantes da Alemanha e do México recebem boas-vindas no ICMC

Com bolsas de intercâmbio, eles permanecerão no Instituto durante um ano para cursar diversas disciplinas


Da esquerda para a direita (sentados): Alexander, Oscar, Gerardo e Manuela.
Em pé estão Nolasco de Carvalho, Renata, Luana e Maldonado.
“Em primeiro lugar, espero aprender a falar português. Também quero fazer novos amigos e aumentar minhas habilidades técnicas na área de computação”. Foi assim que o estudante Gerardo Juárez, do Instituto Politécnico Nacional, do México, resumiu suas expectativas em relação ao próximo ano, período no qual estudará no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Ele é um dos quatro alunos de graduação estrangeiros que receberam as boas-vindas no ICMC na última segunda-feira, 4 de agosto. Do México, vem também o estudante Oscar Chavez, da Universidade Autônoma de Chihuahua. E da Alemanha chegaram Alexander Foz e Manuela Cordes, todos da Leuphana Universität Lüneburg. “Quero muito conhecer uma nova cultura e aprender um outro idioma”, explicou Manuela. Nesta quinta-feira, 7 de agosto, foi a vez de Fridolin Dudda, também da  Leuphana Universität Lüneburg, desembarcar no ICMC.

Fridolin chegou ao ICMC nesta quinta: é a primeira vez que ele conhece um país fora da Europa
No evento de boas-vindas, os alunos foram recepcionados pelo diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho; pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais do Instituto, José Carlos Maldonado; pela presidente da Comissão de Graduação do Instituto, Renata Fortes; e pelo professor Adenilso Simão, coordenador do Programa Unibral no ICMC, uma cooperação entre Brasil e Alemanha que promove o intercâmbio entre estudantes dos dois países.

“Espero que vocês tenham uma ótima estada aqui”, ressaltou Nolasco de Carvalho. “Estaremos sempre disponíveis para ajudá-los no que for necessário. Se houver qualquer dúvida ou necessidade, não hesitem em nos contatar”, completou Maldonado.

Por meio do Unibral, tanto alunos alemães podem fazer intercâmbio no Brasil, como é o caso de Alexander, Fridolin e Manuela, quanto alunos do ICMC podem fazer intercâmbio em Lüneburg. Estão previstas até sete bolsas anuais para os dois países. O programa é co-financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Brasil e pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad) na Alemanha.

Já os estudantes mexicanos vieram ao ICMC devido a um convênio estabelecido pela USP, via Agência de Cooperação Nacional e Internacional, com as instituições mexicanas. A Agência é responsável também pela criação do programa de voluntariado USP I-Friends, que, durante a recepção aos intercambistas, foi apresentado pelo aluno Filipe Perez, da Escola de Engenharia de São Carlos. Ele explicou que o objetivo da iniciativa é integrar os estudantes estrangeiros à comunidade universitária do campus da USP em São Carlos.

Sabor brasileiro: recepção foi especialmente preparada pela funcionária da CRInt, Luana Rufino
Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Comissão de Relações Internacionais do ICMC
Telefone: (16) 3373-8120

E-mail: crint@icmc.usp.br