terça-feira, 19 de agosto de 2014

FUVEST 2015: ICMC mostra que é possível sonhar em estudar na USP

Durante visita monitorada, estudantes do ensino médio puderam conhecer os oito cursos de graduação oferecidos pelo Instituto e conferir, na prática, os resultados de algumas pesquisas realizadas em São Carlos

Robô humanoide NAO foi uma das atrações da mostra tecnológica
Ao olhar o robô humanoide NAO, a estudante Gabriela Batistela, 17 anos, quase não acreditou que estava em um Instituto de ensino e pesquisa no Brasil: “Eu achava que esses robôs só existiam no exterior. Não imaginava que isso estava aqui do meu lado”. Aluna do terceiro ano do ensino médio do Colégio CAASO, em São Carlos, Gabriela é um dos 110 estudantes que estiveram no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP na última quarta-feira, 13 de agosto, participando da visita monitorada.

“Essa é uma oportunidade para que vocês sonhem em estudar na USP”, declarou a professora Solange Rezende, presidente da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC na abertura do evento. “É o momento em que abrimos as portas para mostrar o que temos aqui, as profissões do futuro”, completou. Além de conhecer mais detalhadamente os oito cursos de graduação oferecidos pelo Instituto, os jovens puderam conferir a infraestrutura disponível no local e, durante a mostra tecnológica, observaram, na prática, algumas pesquisas realizadas no ICMC. 

O estudante Marcus Vieira, 17 anos, que está terminando o curso técnico de Informática para Internet no Senac, em Araraquara, encantou-se por um dos dispositivos apresentados na mostra tecnológica: “Você olha as letras na tela do computador e, automaticamente, o equipamento detecta o que você olhou, formando as palavras. Achei muito inteligente. Eu nunca tinha visto nada parecido”. 

Já Samuel Pelaquim, 14 anos, aluno do primeiro ano do Ensino Médio da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, de Jaú, ficou impressionado com as aplicações da matemática nas diferentes áreas do conhecimento. “Aqui, consegui enxergar a matemática aplicada no mundo real. A gente não vê isso na escola. Não sei que carreira vou seguir no futuro, mas o que estou aprendendo vai me ajudar a escolher um caminho, com certeza”, refletiu.

No tour pelo ICMC, estudantes conheceram o Museu de Computação Odelar Leite Linhares
Bolsas e oportunidades no exterior – A visita monitorada faz parte do Programa USP e as Profissões, coordenado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Um dos destaques do evento no ICMC foi a apresentação da professora Renata Fortes, presidente da Comissão de Graduação do Instituto. Ela mostrou os programas de permanência estudantil disponibilizados pela USP como apoio moradia, auxílio alimentação, auxílio transporte e auxílio livros, além de explicar aos estudantes que é possível obter bônus no vestibular da Fuvest, caso eles tenham cursado ou estejam cursando uma escola pública. Para disponibilizar informações detalhadas sobre esses assuntos, a USP criou a campanha #vocêtambémpode, bastando o estudante acessar o site www.prg.usp.br/vocetambempode para entender como poderá usar esses benefícios.

A professora ressaltou também que cerca de 10% dos alunos de graduação do ICMC estão hoje espalhados pelo mundo, participando de programas de intercâmbio estudantil no exterior. “Essa oportunidade de viver no exterior está possibilitando a esses estudantes conhecerem na prática o que está sendo desenvolvido nas melhores universidades fora do nosso país. Eles reconhecem que o trabalho realizado aqui em São Carlos é equiparável ao que se faz lá fora”, finalizou a professora.

Truques com cartas instigaram estudantes
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Seminário de Coisas Legais, um evento periódico que mobiliza os estudantes do ICMC. Durante a visita monitorada, o professor Leandro Aurichi apresentou alguns truques que podem ser realizados com cartas a partir da compreensão de simples conceitos matemáticos. Um exemplo de que matemática também pode ser um assunto bem legal.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Canal no Youtube para assistir a alguns vídeos do Seminário de Coisas Legais:
Campanha da USP para incentivar os alunos a ingressarem na universidade:
Assessoria de Comunicação do ICMC: comunica@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.9666