sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Seminário de Teste de Software: Pesquisadores internacionais realizam palestras e minicurso

Inscrições podem ser feitas até o dia do evento

Por Assessoria de Comunicação NAP-SoL

Na próxima segunda-feira será realizado o Seminário de Teste de Software, a partir das 9 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O evento terá a participação dos pesquisadores internacionais de Engenharia de Software Elaine Weyuker e Tom Ostrand. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia do evento pelo link: icmc.usp.br/e/9932e.

Serão ministrados minicurso e palestras sobre previsões de falhas e testes para software, sendo proferidos em inglês e destinados para estudantes de graduação, pós-graduação da área, profissionais da indústria e demais interessados.

Weyuker fará, a partir das 9h30, a palestra Looking for Bugs in all the Right Places, que abordará previsões de falhas de sistema de software que são baseadas em características de código e de dados de histórico de falhas e de modificações. A palestra Variations of the Fault Prediction Model ocorrerá a partir das 10h45 e será ministrada pelo pesquisador Tom Ostrand, que falará das variações para previsão de falhas no teste de software e de impactos sobre os resultados da previsão.

No período da tarde, das 14h30 às 16h, Weyuker e Ostrand ministrarão o minicurso Learning to work together: Some stories, some issues, some solutions, que abordará formas de construção de casos de testes funcionais para software e diferentes perspectivas de pesquisadores e profissionais na tentativa de alinhar os objetivos de cada um dos grupos.

Weyuker é consultora independente tendo sido professora de Ciência da Computação no Courant Institute of Mathematical Sciences of New York University, tendo sido engenheira de sistemas na International Business Machines Corporation (IBM) e programadora na The Texas Company (Texaco). Ostrand atualmente é pesquisador visitante no Centro Rutgers para Matemática Discreta e Ciência da Computação da Rutgers, The State University of New Jersey e pesquisador de sistemas de software no departamento da AT&T Labs.

O evento é promovido pelo Centro de Competência em Software Livre (CCSL/ICMC) e o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL), sediado no ICMC.

Confira a programação:
  • 9h - Recepção e café
  • 9h30 - Palestra Looking for Bugs In all the Right Places (Elaine Weyuker)
  • 10h45 - Palestra Variations of the Fault Prediction Model (Tom Ostrand)
  • 14h30 às 16h - Minicurso Learning to work together: Some stories, some issues, some solutions (Elaine Weyuker e Tom Ostrand)
Para mais informações, acesse www.icmc.usp.br/e/6ccd6.