quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Curso gratuito de programação na USP em São Carlos: inscrições abertas para estudantes do ensino médio

Se você está no ensino médio e quer conhecer mais sobre programação, pode se inscrever no projeto Codifique do ICMC
Sala de aula é um dos laboratórios do ICMC
Empolgar jovens estudantes para a área de computação por meio de um curso gratuito. Esse é o objetivo do projeto Codifique, que é realizado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso oferece noções básicas de programação para que os estudantes do ensino médio sejam capazes de resolver problemas e, a partir dos conhecimentos adquiridos, criar seus próprios programas de computador.

Nesse semestre estão sendo disponibilizadas 40 vagas para o curso e as inscrições podem ser feitas –até as vagas se esgotarem – por meio de formulário eletrônico disponível no site do projeto (pet.icmc.usp.br/codifique). Como as vagas são limitadas, o preenchimento do formulário não garante a vaga. Os estudantes selecionados serão informados, posteriormente, via e-mail.

No total, o curso compreende 10 aulas, que acontecem sempre aos sábados, a partir das 9 horas, com duração de até três horas. Nesse semestre, as aulas começam dia 30 de agosto, e ocorrerão no ICMC, no campus I da USP em São Carlos, localizado na Avenida do Trabalhador são-carlense, 400.

Turma que participou do projeto Codifique durante o primeiro semestre de 2014

Motivação – Os primeiros passos do projeto foram dados no segundo semestre de 2013, quando o Codifique ofereceu um curso baseado na linguagem de programação C. Buscando aumentar a motivação dos estudantes, no primeiro semestre de 2014, o curso passou a se basear na linguagem JavaScript, que é mais simples e está integrada em todos os navegadores web.

Ao final do curso, os alunos são estimulados a realizar um projeto individual abarcando os conceitos aprendidos. O tema do projeto é livre, para que todos possam usar sua criatividade. No último semestre, os estudantes Guilherme Fernandes e Leonardo Ribeiro desenvolveram projetos que estão disponíveis no site do Codifique, onde também é possível acessar o conteúdo das aulas do curso (http://cursocodifique.weebly.com/aulas.html).

“Eu já tinha interesse em estudar ciências de computação e já sabia um pouco de programação. Porém, foi no Codifique que tive um contato mais prático com a programação, enquanto fazia o projeto final. Gostei muito do curso e ele aumentou bastante meu interesse pela área de computação”, contou Guilherme.

Além de Guilherme e Leonardo, mais outros três estudantes, que se destacaram com seus projetos, ganharam livros sobre programação doados pela iniciativa Ano do Código (www.anodocodigo.org.br), parceira do projeto.

Divulgando os cursos do ICMC – A maioria dos estudantes que participam do Codifique, após conhecerem mais sobre computação, almejam prosseguir seus estudos nessa área durante o ensino superior. Dessa forma, o Codifique têm contribuído para divulgar os três cursos de graduação em computação oferecidos pelo ICMC: Ciências de Computação, Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.

Entre os professores que dão aula no projeto estão alunos do ICMC voluntários e também aqueles que participam do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do Instituto. Segundo esses professores, trata-se de uma oportunidade para adquirir experiência acadêmica, preparando e ministrando as aulas. Na opinião deles, é gratificante observar a evolução dos estudantes ao longo do projeto. “Esperamos continuar divulgando e atraindo mais alunos para a área de computação nas edições futuras do Codifique”, finaliza Bruno Orlandi, um dos coordenadores da iniciativa. Também participam do projeto os alunos do ICMC Caio Nascimento, Carlos Lopes Filho, Diego Navarenho, Giovane Mocellin, Gil Reis, Rafael Hiroki, Thiago Lima e Sergio Arnosti.

Codifique possibilita aos alunos do ICMC adquirirem experiência acadêmica
Mais informações
Site do projeto: pet.icmc.usp.br/codifique
Telefone: (16) 3373-9703