quarta-feira, 8 de outubro de 2014

São Carlos é palco para os eventos mais relevantes do Brasil na área de inteligência artificial e computacional

Em outubro, aproximadamente 250 pesquisadores se reunião na cidade para trocar experiências no campo da inteligência artificial e computacional



Um fórum de discussões para que pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes apresentem as inovações, tendências e compartilhem experiências no campo da inteligência artificial e computacional. Esse é o objetivo de dois eventos conjuntos a serem realizados em outubro em São Carlos: o Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) e o Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC).

Ambos estão sendo organizados pelos professores Estevam Hruschka Junior e Heloisa de Arruda Camargo, do Departamento de Computação da UFSCar, e acontecerão na USP em São Carlos, de 19 a 23 de outubro. Os dois fazem parte da Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, um conjunto de competições e eventos científicos nas áreas de robótica e sistemas inteligentes.

“Esses dois eventos são realizados em conjunto para que possamos atrair a participação de mais estudantes que estão desenvolvendo pesquisas nessa área, seja em projetos de iniciação científica ou na pós-graduação”, explica Camargo. Segundo a professora, um dos diferenciais do evento é reunir pesquisadores da área de inteligência artificial e de inteligência computacional. “As comunidades de inteligência artificial e inteligência computacional compartilham de objetivos comuns, mas historicamente abordam os problemas por meio de enfoques diferentes. Ao possibilitarmos a troca de informações entre essas duas esferas, enriquecemos a visão desse campo do conhecimento”, completa a professora.

Além das seções técnicas em que os pesquisadores apresentarão os trabalhos selecionados para os eventos, haverá palestras com os seguintes convidados: 
  • Fabio Ramos, da Universidade de Sydney, que explicará a metodologia usada para desenvolver um aplicativo capaz de prever a poluição do ar em tempo real na região de Hunter Valley, na Austrália;
  • James Hodson, do Laboratório da Bloomberg, que analisa o impacto das redes sociais sobre o mercado financeiro;
  • Patrick Doherty, da Universidade de Linköping, na Suécia, que estuda sistemas para aeronaves não tripuladas; 
  • Ana Lúcia Bazzan, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que pesquisa sistemas multiagentes em aprendizado de máquina;
  • Carlos Soares, da Universidade do Porto, em Portugal, que apresentará desafios do desenvolvimento de projetos de data mining.
As inscrições para o BRACIS/ENIAC podem ser realizadas pelo site (https://centraldesistemas.sbc.org.br/ecos/bracis2014) ou no local do evento. As taxas de inscrição variam de R$ 450,00 (estudantes associados à Sociedade Brasileira de Computação ou à Sociedade Brasileira de Automática) a R$ 700,00 (pesquisadores não ligados às instituições).

Sobre a JCRIS 2014 – A JCRIS congrega um total de 12 eventos e tem como público esperado três mil participantes. Parte das comemorações dos 80 anos da USP, a Conferência é promovida conjuntamente pela USP em São Carlos – por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), do Centro de Robótica de São Carlos (CRob) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados (NAP-AMDA) – e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Departamento de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica. 

A JCRIS conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Automática e da Sociedade Brasileira de Computação, além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Mais informações
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br