quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SIPAT aborda temas relevantes da área de segurança do trabalho

Brigadas de incêndio, aposentadoria, relacionamentos, exercício físico e inteligência emocional no trabalho foram alguns dos temas relevantes da área de segurança do trabalho abordados na XXVII SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho do campus da USP em São Carlos. O evento foi promovido de 20 a 24 de outubro pelas cinco Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) das diferentes unidades do campus e contou com um público expressivo: mais de 400 participantes.

Na abertura oficial, no dia 20, organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), aconteceu a palestra com a fisioterapeuta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez: Exercício Físico no ambiente de trabalho: efeitos para a saúde do trabalhador.

No dia seguinte, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) realizou o evento Rotina e Monotonia para os Relacionamentos com o psicólogo Tiago de Almeida. De acordo com Samuel Alvarez, membro do comitê organizador da SIPAT e presidente da CIPA-IFSC, o bem-estar do profissional também é de extrema importância e a palestra de Almeida trouxe "motivação" para que os desafios diários sejam enfrentados, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. Para ele, “o número de público ultrapassou todas as nossas expectativas”.

Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), a palestrante convidada foi a professora e psicopedagoga Maria Fernanda Casuccio que ministrou a palestra Inteligência Emocional no Trabalho, no dia 22. A profissional explicou que a inteligência emocional está ligada à forma de lidar melhor com os aspectos emocionais em situações do cotidiano e explora a ideia do QI (Coeficiente de Inteligência) e a nova abordagem do QE (Coeficiente Emocional). A inteligência emocional envolve empatia, autoconhecimento, autocontrole.

“Como seres humanos acabamos utilizando os dois conceitos, mas antigamente havia um conceito entre os cientistas que apenas o QI era válido como inteligência, levando em consideração apenas a lógica matemática e razão de forma quantitativa. Porém, a inteligência emocional aponta a forma de como trabalhar melhor a emoção e é necessário ter o equilíbrio entre a razão e a emoção para evitar conflitos e confrontos no cotidiano. Os relacionamentos ficam mais afinados se trabalhados através da inteligência emocional”, explicou Maria Fernanda.

Para o presidente da CIPA da EESC, Luiz Vareda, o tema proposto tem o intuito de colaborar nas atividades do cotidiano e no relacionamento interpessoal dos funcionários. “É um assunto pertinente que envolve o bem-estar pessoal e o trabalho coletivo mais colaborativo”, afirmou.

O Planejamento de Aposentadoria Pública e Complementar foi o foco da palestra ministrada, no dia 23, no Instituto de Química de São Carlos (IQSC), por Hilário Bocchi Júnior, advogado previdenciário na Bocchi Advogados Associados.

Já o tema de encerramento do evento, promovido pela Prefeitura do Campus (PUSP-SC), foi Brigadas de Incêndio em locais de grande aglomeração de pessoas.
O palestrante 1º Tenente PM Comandante dos Postos de Bombeiros de São Carlos, Rangel Moreira Gregório, destacou a importância de abordar o tema no ambiente universitário, "pois o trabalho de segurança contra incêndio está na prevenção. Referente a brigadas, quando sistemas contra incêndio são instalados, é necessário ter pessoas capacitadas para o devido uso dos equipamentos". Além disso, ressaltou que é relevante conscientizar as pessoas de que a prevenção é o melhor caminho, por exemplo, quando há uma edificação devidamente regularizada e com pessoas com um conhecimento mínimo para utilizá-las, os riscos são minimizados para os alunos, professores, funcionários e visitantes que participam de um evento ou das atividades acadêmicas cotidianas.

Inovação - A química Maria Cecília Henrique Tavares Cavalheiro, presidente da CIPA da PUSP-SC, destaca que o evento tem como objetivo a realização de palestras e atividades no âmbito de segurança e saúde no trabalho para o conhecimento, treinamento e prática dos funcionários.

Este ano, a Semana contou com uma novidade: o Cantinho da Saúde promovido pelo curso de Enfermagem da ETEC – Prof. Paulino Botelho, onde foram realizadas aferições de pressão arterial, cujo acompanhamento pode ser feito durante toda a semana, e testes de glicemia.


As CIPAs - As CIPAS são constituídas por funcionários das unidades que elegem um presidente como representante, esta formação é renovada anualmente. Para formação, as comissões recebem o apoio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina (SESMT), que oferece consultoria e treinamento, além de também colaborar na organização da SIPAT no campus.

Após o encerramento da XXVII SIPAT, os presidentes das comissões e o represente do SESMT irão se reunir para fazer um balanço do evento. “De todas as edições promovidas até hoje a escolha dos temas e organização do evento foram muito bem sucedidos. Tivemos profissionais que apresentaram muito bem os temas de suas especialidades”, explicou Luiz Carlos, chefe técnico do SESMT.

Texto: Suzana Xavier (Assessoria de Comunicação da PUSP-SC) com colaboração de Keite Marques (Assessoria de Comunicação da EESC) e Assessoria de Comunicação do IFSC

Fotos: Assessoria de Comunicação do IFSC, Keite Marques (Assessoria de Comunicação da EESC) e Suzana Xavier (Assessoria de Comunicação da PUSP-SC)

Mais informações
SESMT
Telefone: (16) 3373.9198 ou 3373.8322
E-mail: sesmt@sc.usp.br