terça-feira, 14 de outubro de 2014

Desafios científicos em aprendizado de máquina, descoberta de conhecimento e mineração de dados é tema de evento no ICMC

II KDMILE será um dos 12 eventos que ocorrerão em São Carlos durante a maior conferência sobre robótica e sistemas inteligentes já organizada no Brasil


Unir as comunidades científicas das áreas de inteligência artificial e de banco de dados que compartilham o interesse em procurar conhecimentos novos e úteis em grandes conjuntos de dados, conhecidos como big data. Esse é o principal objetivo do II Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning (KDMiLe), evento que acontecerá no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, nos próximos dias 20 e 21 de outubro. 

O evento é parte da Joint Conference on Robotics and Intelligent Systems (JCRIS) 2014, a maior conferência sobre robótica e sistemas inteligentes já organizada no Brasil. Realizada em São Carlos de 18 a 23 de outubro, a Conferência congrega um total de 12 eventos e tem como público esperado três mil participantes. 

“O II KDMiLe recebeu contribuições de pesquisadores e alunos brasileiros e estrangeiros que atuam em universidades, institutos de pesquisa e na indústria, nas áreas de ciência da computação, matemática, estatística, física, engenharias e em outros campos do conhecimento como biologia, administração pública e medicina, por exemplo”, explica o coordenador de programa do evento, André de Carvalho, professor do ICMC. A meta é viabilizar um intercâmbio de ideias e experiências acadêmicas e empresariais e, principalmente, permitir a divulgação e apresentação dos resultados obtidos pelos diferentes grupos de pesquisa.

Segundo o professor, as atividades de pesquisa, desenvolvimento e aplicação relacionadas à extração de conhecimento de grandes bases de dados têm se tornado cada vez mais complexas e alcançado novos domínios de aplicação. Os especialistas estimam que a utilização do conhecimento derivado dos dados terá uma importância cada vez maior para a evolução das organizações em diferentes setores da sociedade.

Carvalho explica que, para unir as duas comunidades de pesquisadores, o evento surgiu com a proposta de, nos anos ímpares, ser realizado junto aos eventos da área de banco de dados; e, nos anos pares, junto aos eventos da área de inteligência artificial. Por isso, este ano, acontecerá juntamente com o Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS) e o Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC)

As inscrições para o KDMILE podem ser realizadas pelo site (icmc.usp.br/e/57d64) ou no local do evento. As taxas de inscrição variam de R$ 450,00 (estudantes associados à Sociedade Brasileira de Computação ou à Sociedade Brasileira de Automática) a R$ 800,00 (pesquisadores não ligados às instituições). O evento acontece uma semana depois da terceira edição da escola de aprendizado de máquina e descoberta de conhecimento em base de dados (em inglês, Machine Learning and Knowledge Discovery in Databases, ou simplesmente MLKDD).

Sobre a JCRIS 2014 – Parte das comemorações dos 80 anos da USP, a Conferência é promovida conjuntamente pela USP em São Carlos – por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), do Centro de Robótica de São Carlos (CRob) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Aprendizado de Máquina e Análise de Dados (NAP-AMDA) – e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), através do Departamento de Computação e do Departamento de Engenharia Mecânica. 

A JCRIS conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Automática e da Sociedade Brasileira de Computação, além de suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Mais informações
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br