sexta-feira, 31 de outubro de 2014

ICMC promove uma viagem pelas cordas da viola caipira, do bandolim, do violão e da guitarra

Apresentação musical gratuita com Almir Côrtes e João Paulo Amaral acontecerá dia 6 de novembro no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano; no dia seguinte, a dupla realizará workshop às 15 horas


As cordas dedilhadas da viola caipira, do bandolim, do violão e da guitarra tomarão conta do auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na noite do dia 6 de novembro a partir das 19 horas. É quando o público poderá conferir, gratuitamente, a apresentação dos músicos Almir Côrtes e João Paulo Amaral no espetáculo destinado a celebrar a amizade e o lançamento do CD Cordal, primeiro álbum do duo.

Destacando a liberdade e a criatividade dos artistas por meio de uma abordagem contemporânea dos gêneros populares, o espetáculo leva ao palco uma conversa musical livre ao compartilhar as criações, improvisos, personalidades e experiências musicais dos dois músicos – frutos de suas carreiras individuais em shows nacionais e em palcos de países como Estados Unidos, México, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e França. Além de suas composições, o repertório abrange obras como Fazenda (Nelson Ângelo), que ficou conhecida na voz de Milton Nascimento, Língua de preto (Honorino Lopes), Comitiva esperança (Almir Sater/Paulo Simões), Toada (Zé Renato, C. Nucci/J. Filho), Brincando com a viola (Bambico/Z. Bettio) e Expresso 2222 (Gilberto Gil).

Os músicos realizarão ainda o workshop Bate-papo com as cordas no dia 7 de novembro, a partir das 15 horas, também no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. Para participar, basta enviar um e-mail para ccex@icmc.usp.br. O auditório localiza-se no bloco 6 do ICMC, no campus I da USP em São Carlos (avenida Trabalhador são-carlense, 400, centro).

Sobre os músicos - Côrtes e Amaral são pós-graduados em música pela Unicamp, onde se conheceram quando estavam concluindo seus projetos: Almir Côrtes discorreu sobre Jacob do Bandolim e a improvisação na música brasileira; João Paulo Amaral, sobre Tião Carreiro, defendendo a primeira dissertação em música sobre a viola caipira no Brasil. “Ouvir Cordal é viajar por todos os recantos deste país e redescobrir em cada um deles a beleza, a sofisticação, a simplicidade e a grandeza de sua diversidade musical. Cordas dedilhadas como quem lapida um diamante bruto para oferecê-lo em todo o esplendor de suas múltiplas faces”, afirma a musicóloga Maria Luiza Kfouri.

A apresentação e o workshop são gratuitos e abertos a todos os interessados. Ambos estão sendo promovidos pela Comissão de Cultura e Extensão do ICMC em parceria com o Grupo Coordenador das atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus da USP em São Carlos.


Mais informações
Página do duo no Facebook: www.facebook.com/projetocordal
Comissão de Cultura e Extensão do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br