quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Eventos em São Carlos promovem reflexão sobre o papel das Licenciaturas

Foram discutidos temas como a inserção de novas linguagens no processo de ensino-aprendizagem, os projetos educativos para a aprendizagem da docência e as perspectivas de carreira para os licenciandos

Pró-reitor de Graduação da USP na abertura dos eventos
Para propiciar uma reflexão sobre o futuro e os desafios dos cursos de Licenciatura da USP, a V Jornada das Licenciaturas e a IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas (SeLic) reuniram pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em São Carlos entre os dias 23 e 24 de outubro. Os principais tópicos discutidos durante os eventos foram foco de três mesas redondas que reuniram especialistas para falar sobre a inserção de novas linguagens no processo de ensino-aprendizagem, os projetos educativos para a aprendizagem da docência e a questão da permanência, da evasão e das perspectivas de carreira na Licenciatura.

“Os docentes envolvidos na Licenciatura têm uma característica muito particular: serem integradores. E a Jornada é uma consolidação disso”, afirmou o pró-reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes, durante a abertura dos eventos. Segundo ele, ao ser realizada pela primeira vez na USP em São Carlos, a Jornada cria a oportunidade para que os participantes tenham contato com outros campi da USP e uma noção mais clara a respeito da grandeza da Universidade.


Aproximadamente 300 pessoas estiveram presentes nos eventos, que contaram com a apresentação de cerca de 140 trabalhos nas mostras didáticas e exposições de pôsteres. “Os eventos possibilitaram o compartilhamento de informações entre as unidades da USP e de outros centros de ensino e pesquisa do interior do Estado de São Paulo. Contamos com a presença de pesquisadores e estudantes de Ourinhos, Catanduva, Ribeirão Preto e Piracicaba, por exemplo, ressaltando a relevância da USP em promover eventos como esses para atender à população que está distante dos grandes centros urbanos”, afirmou uma das coordenadoras da Jornada, Esther Prado, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

De acordo com a professora, os eventos também propiciaram que o coordenador geral de Programas de Valorização do Magistério da CAPES, Helder Eterno da Silveira, conhecesse os laboratórios de educação matemática do ICMC: o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). “Apresentamos o trabalho que realizamos com os alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Ciências Exatas, destacando os projetos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)”, completou Prado. O Pibid é uma iniciativa da CAPES destinada ao aperfeiçoamento e à valorização da formação de professores para a educação básica. O curso de Licenciatura em Ciência Exatas é oferecido pelo ICMC em parceira com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e com o Instituto de Química de São Carlos (IQSC), ambos da USP.

Silveira participou ainda de uma mesa redonda juntamente com as professoras Selma Pimenta e Sônia Penin, ambas da Faculdade de Educação da USP, em que foi debatido o tema Permanência, evasão e perspectivas de carreira na Licenciatura. Já a mesa redonda Projetos Educativos para a aprendizagem da docência contou com a participação de Vânia Carradore, supervisora da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, e dos professores Vinício Santos, da Faculdade de Educação da USP, e Maria do Carmo de Sousa, da UFSCar. E a questão da Inserção de novas linguagens no processo de ensino-aprendizagem motivou o debate na mesa redonda que reuniu os professores Maria Rizzi, da Escola de Comunicação e Artes da USP, Marcelo Giordan e Vani Kenski, ambos da Faculdade de Educação da USP.

A abertura dos eventos contou com a presença do presidente da Comissão Interunidades das Licenciaturas da USP, Marcos Garcia Neira; do diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho; do diretor do IFSC, Tito José Bonagmba; da representante da comissão de coordenação da V Jornada das Licenciaturas da USP, Miriam Utsumi; e da coordenadora da IX SeLic, Nelma Regina Bossolan.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC
Com a colaboração da Assessoria de Comunicação do IFSC

Crédito das fotos: Thierry Santos (primeira imagem) e Reinaldo Mizutani (segunda).

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Telefone: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br