terça-feira, 21 de outubro de 2014

ICMC e UFSCar promovem Workshop em Modelagem Estocástica

Objetivo é criar um fórum de discussões sobre pesquisas em teoria das probabilidades e suas aplicações


De 5 a 7 de novembro, acontece o 4º Workshop em Modelagem Estocástica, evento organizado por pesquisadores dos grupos de probabilidade e estatística do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e da UFSCar. O objetivo da iniciativa é criar um fórum de discussões sobre pesquisas em teoria das probabilidades e suas aplicações, promovendo o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros por meio de conferências, palestras, seções de pôsteres e um minicurso destinado a estudantes de graduação e pós-graduação.

“O encontro é realizado a cada dois anos em instituições do Estado de São Paulo e vem contribuindo fortemente para a consolidação e estabelecimento de parcerias científicas entre grupos de pesquisa do Brasil e do exterior”, explica um dos coordenadores do evento, Pablo Rodriguez, professor do ICMC.

Rodriguez destaca, ainda, que o evento foi criado por iniciativa dos membros do projeto temático Modelagem estocástica de sistemas interagentes, da FAPESP, a fim de criar oportunidades para jovens pesquisadores e doutores recentemente formados estabelecerem colaborações com grupos de pesquisa já consolidados, incentivando assim a formação de novos grupos. Esta quarta edição visa fortalecer a nova linha de pesquisa em probabilidade do Programa de Pós-Graduação Interinstitucional de Estatística, criado em parceria pelo ICMC e pela UFSCar.

O evento acontecerá alternadamente no ICMC (dias 5 e 7) e na UFSCar (dia 6). As inscrições podem ser realizadas pelo site ou no local do evento. As taxas de inscrição variam de R$ 80,00 (estudantes) a R$ 150,00 (demais pesquisadores). Para conferir a programação completa, basta acessar http://wsm.icmc.usp.br

Mais informações
Site do evento: http://wsm.icmc.usp.br
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: comunica@icmc.usp.br