sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ICMC transmite videoconferência sobre brasileiro que ganhou Medalha Fields

Público poderá assistir à videoconferência no auditório Luiz Antonio Favaro, na próxima quarta-feira, 15 de outubro


Para contextualizar historicamente a recente conquista da Medalha Fields pelo matemático brasileiro Artur Ávila e discutir sua relevância para a ciência brasileira, será realizado o seminário Artur Ávila, a Medalha Fields e a Escola de Matemática Brasileira, na próxima quarta-feira, 15 de outubro. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) e pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, com apoio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

O seminário será realizado em São Paulo, na sala de eventos do IEA, e terá transmissão ao vivo pela web. O público do ICMC poderá assistir à videoconferência no auditório Luiz Antonio Favaro. Antes do seminário, das 11 às 12 horas, o professor Welington de Melo, professor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) que foi orientador de doutorado de Ávila, dará uma aula sobre o trabalho do medalhista. Logo depois, às 14 horas, começa o seminário, que terá três pesquisadores do IMPA como expositores: Marcelo Viana, Maurício Peixoto e Welington de Melo. A coordenação será de Edson de Faria (IME). 

Considerada o Prêmio Nobel da matemática, a Medalha Fields foi criada em 1936. É concedida apenas a matemáticos com menos de 40 anos a cada quatro anos, durante os encontros da União Matemática Internacional. Este ano foi entregue a quatro pesquisadores no dia 13 de agosto, durante o Congresso Internacional de Matemáticos, ocorrido em Seul, Coréia do Sul. Em 2018, esse Congresso acontecerá pela primeira vez num país do hemisfério sul, no Brasil, e será realizado no Rio de Janeiro.

Ao ganhar a Medalha, o matemático Artur Ávila, de 35 anos, pesquisador do IMPA e diretor de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França, tornou-se o primeiro latino-americano a recebê-la e o detentor da maior honraria científica internacional de qualquer área já concedida a um pesquisador brasileiro. A premiação de Ávila é a coroação de uma longa caminhada da matemática brasileira. Embora a conquista deva-se primordialmente aos méritos e brilhantismo individuais do jovem matemático, deve ser creditada também à sua participação num contexto científico que pode ser definido como uma escola brasileira de estudos sobre sistemas dinâmicos, estabelecida primordialmente pelo IMPA, instituição que exerce um papel importante no cenário mundial há vários anos e onde Ávila fez sua pós-graduação.

Com informações do IEA

Mais informações
Seção de Eventos do ICMC
Telefone: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br