quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ICMC recebe docente da Universidade de Illinois

Reunião para cooperação acadêmica e palestra sobre vagas de intercâmbio foram os principais eventos realizados durante a visita

Reunião aconteceu na manhã da última segunda-feira no ICMC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, recebeu a visita do docente Henrik Aratyn, da Universidade de Illinois, em Chicago, na última segunda-feira, 7 de outubro. O intuito da visita foi fortalecer a cooperação acadêmica e o intercâmbio de estudantes. 

O presidente da Comissão de Relações internacionais do ICMC, Paulo da Veiga, comandou a reunião de Aratyn com os docentes do ICMC, da qual participou também o professor  Luis Agostinho Ferreira, do Instituto de Física de São Carlos. Durante a reunião, os docentes discutiram a possibilidade de novas parcerias e fizeram um comparativo de suas linhas de pesquisa. 

O professor Ali Tahzibi, do ICMC, apresentou como exemplo um programa de intercâmbio que prevê a colaboração entre pesquisadores norte-americanos e brasileiros. Os docentes vão estudar possibilidades de estabelecer um programa similar para iniciar a colaboração com a Universidade de Illinois.

Aratyn ressaltou fazer parte de uma universidade empenhada na criação e disseminação de novos conhecimentos com abrangência nacional e internacional. “Na maior universidade de Chicago, temos excelência no ensino e na pesquisa, além de grande desenvolvimento econômico. O investimento anual em pesquisa é superior a US$ 335 milhões”, destacou.

Também participaram da reunião os docentes do ICMC Sérgio Henrique Monari Soares e Luis Gustavo Nonato.

Na tarde do mesmo dia, Aratyn ministrou, no auditório Luiz Antonio Favaro, uma palestra sobre as vagas de intercâmbio disponíveis na Universidade de Illinois. 

Na palestra, Aratyn discorreu sobre as vagas de intercâmbio disponíveis

Texto e fotos: Ronaldo Castelli – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Secretaria CRInt-ICMC
Comissão de Relações Internacionais
Tel.: (16) 3373-8120