sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia do Servidor Público: educação e obesidade infantil são temas de palestras no ICMC


A Comissão de Ações de Integração Social (CAIS) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, promoverá duas palestras na próxima quarta-feira, 30 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público. Todos os eventos são abertos à comunidade e gratuitos.

Às 10h, o secretário Municipal de Educação de São Carlos, Carlos Alberto Andreucci, ministrará a palestra Perspectivas de integração do ensino municipal com o ensino universitário, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. 

Às 14h30, no mesmo auditório, é a vez da nutricionista Isa Maria de Gouveia Jorge exibir o documentário Muito além do peso, que aborda o tema da obesidade infantil. A nutricionista é responsável pela Supervisão de Saúde e Nutrição das creches e pré-escolas da Divisão de Creches da Superintendência de Assistência Social da USP (SAS).

O documentário aponta que, devido à epidemia de obesidade infantil, pela primeira vez na história, crianças apresentam sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2. Tendo em vista que cerca de um terço das crianças brasileiras apresenta excesso de peso, a obesidade infantil é um problema de saúde pública que merece uma abordagem ampla e interdisciplinar na discussão de suas causas e consequências.

Para dar conta dessa missão nada simples, Muito além do peso conta com uma série de depoimentos de especialistas do Brasil e do exterior em variadas áreas do conhecimento, além de uma extensa lista de profissionais consultados para elaboração do material exibido no documentário, e apresenta casos de obesidade infantil provenientes de diversas regiões do nosso país.

Voltado para todos os interessados, principalmente pais e mães preocupados com o tema, o evento tem o apoio da creche do campus da USP em São Carlos. Após a exibição do documentário, a nutricionista fará um debate com os participantes do evento.


Mais informações
Comissão de Ação e Integração Social do ICMC
Telefone: (16) 3373.8184
E-mail da CAIS: cais@icmc.usp.br