quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Debate conclui participação do ICMC na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em São Carlos

Com o tema “Pensando o Brasil, Pensando São Carlos: os rumos da ciência”, debate realizado no Paço Municipal marcou o encerramento da participação do Instituto nas atividades realizadas em São Carlos durante a Semana

Debate aconteceu na tarde de quinta-feira no Paço Municipal 
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, encerrou sua participação na série de atividades realizadas no município durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ao contribuir com o debate “Pensando o Brasil, Pensando São Carlos: os rumos da ciência”, realizado no dia 24 de outubro, no Paço Municipal.

“No ICMC, criamos o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) em busca de estimular a aproximação entre academia e indústria e facilitar o processo de incubação de empresas”, ressaltou o professor do ICMC Luis Gustavo Nonato. Durante o debate, ele representou o diretor do Instituto, José Carlos Maldonado.

Nonato adiantou que, no próximo ano, o CeMEAI realizará o primeiro workshop de problemas aplicados à indústria, que terá como objetivo reunir empresas para apresentar problemas práticos por ela enfrentados juntamente com pesquisadores capazes de buscar soluções para esses problemas. O professor do ICMC também discorreu sobre um possível modelo a ser adotado pela prefeitura de São Carlos: o Centro de Estudos Urbanos.

“É um modelo que vi na Universidade de Nova York. Trata-se de um centro voltado para a análise de dados urbanos, no contexto do big data. Um centro assim, em São Carlos, poderia se tornar um polo para agregar jovens talentos. Esses pesquisadores desenvolveriam aplicativos para a população ajudar a prefeitura a resolver os principais problemas da cidade”, explicou Nonato.

O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, solicitou a Nonato que elabore uma proposta para que a prefeitura possa estudar a criação de um futuro Centro de Estudos Urbanos. “Com a atual complexidade das cidades, ou os administradores utilizam as novas tecnologias ou não conseguiremos mais administrar os municípios”, afirmou Tundisi.

Também participaram do debate o analista administrativo da Agência USP de Inovação, Eduardo Brito, que representou o professor Vanderlei Bagnato; o consultor do Sebrae/SP, Alexander Lavelli, que representou Paulo Cereda; o presidente da Comissão de Pesquisa da Escola de Engenharia de São Carlos/USP, Flávio Marques; o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de São Carlos, Silvio Crestana; e o diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Clovis Biscegli.

Balanço positivo - Exposições, estandes, palestras e oficina foram as atividades nas quais o ICMC marcou presença durante SNCT. Os eventos aconteceram entre 21 e 27 de outubro, quando foram promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.

Em São Carlos, o ICMC participou de uma série de atividades realizadas no Paço Municipal, no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC) e na Universidade Federal de São Carlos. Na abertura da SNCT, o Instituto foi uma das instituições homenageadas devido à “inestimável contribuição ao desenvolvimento das ciências de computação no Brasil e à formação de recursos humanos”, conforme consta na placa entregue ao ICMC.

Homenagem ao ICMC aconteceu durante abertura da Semana
Em São Paulo, o Instituto esteve presente na feira promovida no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP, que começou na quarta-feira, 23 de outubro, e terminou no sábado, 26. Voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, mas aberta para o público em geral, a feira no CienTec disponibilizou aos participantes mais de 30 atividades.

INCT-SEC – Sediado no ICMC, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) realizou o primeiro teste em vias públicas do projeto Carro Autônomo de Robótica Móvel (CaRINA) na manhã do dia 22 de outubro. A demonstração pública aconteceu em frente ao SESC e possibilitou à população acompanhar o desempenho da tecnologia em desenvolvimento. 

O INCT-SEC também esteve presente no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, estande do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, onde atraiu a atenção do público com os robôs didáticos, produzidos pelo Laboratório de Robótica Móvel (LRM) do ICMC.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: crédito da imagem do debate - Denise Casatti; crédito da imagem da homenagem - Paulo Celestini

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br