segunda-feira, 14 de outubro de 2013

“A estatística pode tornar nossa vida melhor”, diz indicado ao Prêmio Nobel da Paz no ICMC

Pela primeira vez em São Carlos, Miodrag Lovric afirmou que é preciso mostrar às pessoas uma nova definição da estatística

"Eu nunca ia ganhar o Nobel porque é uma decisão política", disse Lovric.
Ele encorajou 619 pesquisadores de 105 países a trabalhar em um mesmo projeto pacífico: a Enciclopédia Internacional de Ciências Estatísticas. Nomeado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz devido a essa iniciativa inédita, Miodrag Lovric esteve pela primeira vez em São Carlos na última sexta-feira, 11 de outubro, quando ministrou a palestra “O Futuro das Ciências Estatísticas” no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

Ao unir os melhores estatísticos do mundo, além de especialistas das mais diversas áreas do conhecimento, Lovric rompeu as tradicionais barreiras que separam, por exemplo, israelistas e palestinos. “Quando eu comecei o projeto, muitas pessoas do meu país, a Sérvia, disseram que eu não alcançaria meu objetivo, pois nenhum croata participaria. Resultado: na Enciclopédia há 6 pesquisadores da Sérvia e 60 da Croácia”, contou Lovric. 

Segundo Lovric, é hora de apresentar uma nova definição sobre estatística
A motivação que o levou à elaboração da Enciclopédia surgiu quando Lovric retornou à Iugoslávia em 2002  depois de permanecer na Nova Zelândia de 1995 a 1998, e na Austrália de 1998 a 2002, períodos em que a Iugoslávia viveu vários conflitos  e notou que era preciso estimular o estudo da estatística. “Eu percebi que a educação em ciências estatísticas estava em crise não só em meu país, mas em muitos outros países”, explicou. 

Para o pesquisador sérvio, da Universidade de Kragujevac, apesar de hoje vivermos a “era de ouro da estatística”, a imagem pública dessa ciência ainda é muito pobre. “As pessoas não entendem o significado da estatística. E toda a vez que não entendemos algo, temos medo e atacamos. Cito o exemplo de um professor do meu país que disse: eu odeio computadores. Ele quer dizer: eu não sei como usar isso, logo eu não preciso disso”.

Segundo Lovric, as pessoas costumam pensar que a estatística está relacionada apenas a previsões esportivas e, por isso, trata-se de algo mentiroso. “Precisamos educar, precisamos mostrar às pessoas uma diferente definição sobre as ciências estatísticas: trata-se de uma ciência que mostra como podemos extrair informações dos bancos de dados e viver melhor. A estatística nos dá esse poder de descobrir como podemos tornar nossas vidas melhores. Se nós a definirmos dessa forma, as pessoas vão compreender sua importância”, destacou.


Na palestra, Lovric falou sobre os ataques à estatística
Lovric é, atualmente, professor visitante na Universidade Federal de Pernambuco. Antes de vir ao Brasil, ele já esteve em outros cinco continentes, mas nunca na América do Sul. Na opinião dele, o Brasil tem um grande futuro pela frente devido aos inúmeros recursos aqui existentes. “Em minha visão, o Brasil deveria fazer como os Estados Unidos: convidar os mais brilhantes pesquisadores de todo o mundo para vir às universidades daqui, fornecendo-lhes os recursos necessários, porque aqui há dinheiro para isso”. 

Em relação às primeiras impressões a respeito de São Carlos, Lovric disse que as pessoas devem se sentir muito orgulhosas por estudarem aqui. “Eu fiquei impressionado. A USP é comparável a universidades da Austrália, Nova Zelândia, Singapura, e até com Hong Kong – que é considerada a primeira em estatística no mundo”, finalizou.

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP