quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Alunos da USP são finalistas no Festival de Empreendedorismo

Eles criaram a start-up Freta.lá e ficaram entre os dez melhores na competição Acelera, que integrou o festival


Lima apresenta projeto no Festival de Empreendedorismo

O aluno de graduação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Lucas Lobosque, e o aluno de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Bruno Pinheiro de Melo Lima, foram finalistas da Acelera, competição para start-ups do Festival de Empreendedorismo, o Festemp. A disputa aconteceu em São Paulo, no Anhembi, dias 25 e 26 de setembro, e foi promovida pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da FIESP.

No evento, foram selecionadas 300 start-ups que receberam apoio por meio de treinamentos e palestras com grandes nomes do mercado. As empresas tiveram também a oportunidade de apresentar suas ideias a um investidor. Foram selecionadas as dez melhores start-ups e as finalistas puderam se apresentar abertamente para mais de 700 empreendedores e 40 investidores participantes do evento.

Com o nome de Freta.lá, a empresa criada pelos alunos tem como objetivo repensar o mercado de fretes urbanos, principalmente o dos motoboys, com foco na redução da informalidade e diminuição de preços, por meio de um aplicativo que possibilita escolher os melhores preços e serviços.

Para Lobosque, essa conquista se deve à busca constante da empresa em  buscar resolver um problema real das pessoas: “Isso é importante para uma start-up: começar pelo problema e, aí sim, trabalhar em uma solução. Nós fizemos isso ao identificarmos muitos problemas no modelo atual de fretes urbanos”.

No mercado de classificados on-line, muitas compras e vendas deixam de ser fechadas simplesmente porque os vendedores não têm um meio simples e barato de entregar o produto, nem o comprador de ir lá buscar. Como existem empresas e cooperativas de motoboys em todas as cidades, há uma grande variação de preços e qualidade entre os serviços oferecidos, o que dificulta pesquisar essas empresas e encontrar um valor médio aceitável. O que o Freta.lá faz é, por meio de um aplicativo, dar poder ao usuário. “Com o Freta.lá, a empresa pode escolher os melhores preços e o melhor serviço. Para quem oferece o serviço de entrega é a chance de se diferenciar em relação ao mercado informal, que representa 80% do total”, conclui Lobosque.

Start-ups no ICMC - Recentemente, uma start-up fundada por egressos do ICMC foi selecionada para receber investimento do Governo Federal por meio do Programa Start-up Brasil, que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de empresas nascentes de base tecnológica, com foco inicial em empresas nascentes de software e serviços de tecnologias da informação (TI).

A start-up selecionada lançou o portal Chegue.Lá, oferecendo informações sobre as companhias que operam trechos interestaduais no Brasil, além de linhas dentro do Estado de São Paulo. Em março deste ano, o portal iniciou o serviço de venda de passagens rodoviárias diretamente pela internet.

Embora tenham nomes parecidos e as equipes sejam amigas, não há nenhuma relação profissional entre as start-ups Chegue.Lá e a Freta.lá. "Escolhemos esse nome para deixar de forma bem clara com o que atuamos. Atualmente, é comum usar nomes relacionados ao domínio (bit.ly e goo.gl, por exemplo). Portanto, o "Lá" do Freta.Lá e do Chegue.Lá é apenas uma coincidência", explica Lobosque.


Texto: Ronaldo Castelli - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP
Fotos: Divulgação