quarta-feira, 30 de março de 2016

ICMC oferece curso preparatório para a Olimpíada Brasileira de Robótica

--- VAGAS ESGOTADAS ---


Estão abertas até o dia 7 de abril, ou enquanto houver vagas, as inscrições para o curso Preparação para a Olimpíada Brasileira de Robótica - Modalidade Prática, a ser oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Com carga horária de 12 horas, o curso de extensão será realizado de 9 e 30 de abril, aos sábados, das 9 às 12 horas, nas salas 4-003 e 4-005 do ICMC. 

O curso é destinado a alunos de qualquer escola pública ou privada, do ensino fundamental, médio ou técnico, que tenham interesse em participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O objetivo é preparar as equipes participantes para que se tornem mais competitivas, fornecendo os conceitos básicos de programação necessários e informando sobre os desafios da competição.

São 100 vagas e as inscrições devem ser realizadas pelo sistema Apolo, através do link www.icmc.usp.br/e/7f58c. Há uma taxa no valor de R$ 10,00 que deve ser paga via boleto gerado pelo sistema. Após o pagamento, o participante deve enviar o comprovante para o e-mail ccex@icmc.usp.br para efetivar a inscrição.

Coordenado pela professora Roseli Romero, do ICMC, o curso conta com a colaboração dos professores Fernando Osório, Guilherme Moreira, Rafael Aroca e Tatiana Pazelli, além do apoio do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e do Centro de Robótica de São Carlos (CRob).

Segue abaixo o programa completo e a bibliografia do curso:
1. Montagem dos robôs Serão dadas informações sobre montagem de diversos tipos de robôs, comumente usados nas competições da OBR. Os principais modelos são: os robôs da Lego Mindstorm, os robôs da PETE e os modelos baseados no kit Arduino. 
2. Programação dos robôs Serão apresentados os comandos principais existentes para os diferentes tipos de robôs: robôs da Lego Mindstorm, robôs da PETE e também para os robôs baseados em Arduino. Os principais comandos envolvem estruturas de seleção, repetição com contagem e noções de loop. 
3. Aplicação Prática Serão aplicados vários exercícios de programação de robôs, tais como: - programação de um robô para seguir uma linha preta - programação de um robô para desviar de um obstáculo - programação de um robô para seguir uma curva - programação de um robô para subir uma rampa 
4. Referências biobliográficas - Manual da OBR – Modalidade prática (www.obr.org.br- Revista da OBR (www.obr.org.br- Manual da Lego MindStorm - Manual da PETE - ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. Fundamentos da Programação de Computadores – Algoritmos, Pascal e C/C++, Prentice Hall, 2002

Mais informações:
Link para inscrições (até 7 de abril ou enquanto houver vagas): www.icmc.usp.br/e/7f58c
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
Telefone: (16) 3373-9146