sexta-feira, 11 de março de 2016

Projeto para alfabetizar funcionários terceirizados seleciona voluntários

Qualquer estudante universitário pode contribuir com a iniciativa, que existe desde 2013

Projeto é realizado pela ICMC Júnior e surgiu em 2013

Contribuir voluntariamente com um projeto de alfabetização pode ser uma experiência valiosa para quem é estudante universitário. “Temos o exemplo de uma aluna que tinha dificuldade de pegar no lápis e sentia vergonha das próprias mãos. Ela evitava contar usando os dedos. Por isso, foi emocionante vê-la aprender a contar e a escrever seu próprio nome”, conta Cindy Bae, coordenadora do projeto Alfabetização, realizada pela ICMC Júnior com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

O objetivo da iniciativa, que está selecionando voluntários, é oferecer conhecimentos básicos de português e matemática para funcionários terceirizados do campus da USP em São Carlos. Para participar do projeto, basta ser um estudante universitário, ter vontade de ajudar e possuir um perfil no Facebook, já que as entrevistas para selecionar os voluntários serão realizadas por meio dessa rede social. Além disso, é preciso ter disponibilidade para ministrar aulas para uma das cinco turmas do projeto (confira as opções de horários abaixo) e preencher, até o próximo dia 18 de março, o formulário de inscrição que está disponível neste link: icmc.usp.br/e/fa662

O processo seletivo consistirá de entrevistas realizadas pelos coordenadores da iniciativa via Facebook e os nomes dos voluntários selecionados serão divulgados no dia 25 de março. Na semana seguinte, acontecerá um treinamento para preparar os voluntários e as aulas para os funcionários começarão no dia 4 de abril.

Com o objetivo de esclarecer as possíveis dúvidas dos voluntários interessados em participar do projeto, serão ministradas três palestras. A primeira será na próxima segunda-feira, 14 de março, às 13 horas, na sala 3-012. Já a segunda conversa acontecerá também no dia 14, desta vez às 18 horas, na sala 3-009. Haverá, ainda, uma última palestra na terça-feira, dia 15, às 18 horas, na sala 3-101. Os eventos são gratuitos, abertos a todos os interessados e não demandam inscrições prévias.

Projeto visa desenvolver habilidades de leitura, de escrita e o raciocínio lógico

História – Segundo a coordenadora do projeto, a iniciativa surgiu em 2013, quando alguns alunos da ICMC Júnior começaram a ministrar as primeiras aulas para os funcionários terceirizados. Desde essa época, o projeto é voltado a estimular o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e o raciocínio lógico dos participantes.

“Temos o exemplo de uma aluna que voltava a pé para casa por não saber ler os nomes das linhas de ônibus”, conta Cindy. A linha de ônibus que a aluna precisava pegar começava com a letra A. Por isso, bastou ela aprender a primeira letra do alfabeto para começar a usar o transporte público.

Cindy finaliza destacando que os impactos positivos do projeto estendem-se também para os voluntários que ministram as aulas, já que o desafio de ensinar leva ao amadurecimento: “No fim das contas, aprendemos muito mais com os alunos do que eles aprendem conosco. Porque descobrimos o quanto a realidade da vida deles é mais difícil do que a nossa e isso nos faz refletir sobre a importância de projetos como esse”.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Reinaldo Mizutani

Mais informações
ICMC Júnior: (16) 3373-9704
E-mail: cindy.bae@icmcjunior.com.br


Há cinco turmas - veja as opções de horários:
  • Segundas-feiras: das 15h10 às 16h10; das 16h20 às 17h20; das 17h20 às 18h20.
  • Quartas-feiras: das 15h10 às 16h10; das 16h20 às 17h20.