segunda-feira, 28 de março de 2016

ICMC apresenta drone a crianças e entrega ovos de Páscoa a instituições carentes

Cerca de 250 crianças ganharam chocolates e puderam conhecer mais sobre o papel que a universidade exerce

Crianças da ONG Formiga Verde visitaram ICMC

A ação de Páscoa do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, apresentou para 67 crianças da ONG Formiga Verde um pouco das pesquisas que são desenvolvidas dentro do ambiente universitário, além de presenteá-las com ovos de chocolate. Durante a visita ao Instituto, realizada na última quinta-feira, 24 de março, elas conheceram o Museu de Computação Odelar Leite Linhares, participaram de jogos matemáticos e ficaram impressionadas com o voo do drone sobre o campo de futebol da USP. A ONG foi uma das cinco instituições beneficiadas pela ação de Páscoa do Instituto, que arrecadou, no total, 290 ovos. Promovida pela Comissão de Ação e Integração Social (CAIS) do ICMC, a iniciativa alcançou cerca de 250 crianças e 40 idosos. 

Os primeiros a receberem a visita dos representantes da Comissão do ICMC foram os alunos da Casa da Criança, entidade que visa o atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco e fornece assistência a suas famílias. “Esse tipo de ação é importante para sabermos o que acontece ao nosso redor e trabalharmos juntos para mudar. Muitas coisas boas podem acontecer com esse contato com a realidade. Você enxerga outros valores da vida como solidariedade e companheirismo. Isso é engrandecedor para todos”, afirma Bruno Silva, estudante que participou da atividade e membro do Projeto Sol, organização de São Carlos que busca despertar o interesse para o trabalho voluntário em alunos de graduação. 

Casa da Criança foi uma das cinco instituições beneficiadas

Outra instituição presenteada com ovos de Páscoa pelo ICMC foi a Casa do Acolhimento. Ela abriga provisoriamente crianças de 0 a 17 anos que estão sob proteção especial do Poder Judiciário e do Conselho Tutelar. “A criança da Casa de Acolhimento tem que estar inserida na sociedade e a ação da universidade é importante, pois além das doações, é possível propor educação para elas, que possuem uma visão muito limitada de futuro. Quando falamos que, entrando na faculdade, elas podem ter uma vida transformada, passam a acreditar nelas mesmas”, afirma Patrícia Castilho, coordenadora da entidade.

O presidente da CAIS, Anderson Alexandre, vestiu-se de “coelho da Páscoa” para entregar os ovos de chocolate na Casa do Caminho, instituição que atende crianças em situação de vulnerabilidade ou exclusão social através do processo de aprendizagem. “Acredito que esse carinho com as crianças é importante pelo fato delas serem lembradas. Muitas esperam ansiosamente um ovo de chocolate e, ao abrir as portas da Universidade a elas, abrimos um horizonte em suas vidas”, diz Alexandre. O coelho do ICMC também esteve presente no Abrigo de Idosos Helena Dornfeld e na visita dos alunos da ONG Formiga Verde, que atua na área de educação não formal por meio de atividades como música, esportes, recreação e apoio familiar. 
Professora Edna Zuffi mostrou alguns objetos do Laboratório de Ensino de Matemática

Na vista ao ICMC, as crianças da ONG participaram de jogos matemáticos com a professora Edna Zuffi, que despertou a curiosidade e o raciocínio dos pequenos. Depois, foi a vez de conhecerem o Museu de Computação Odelar Leite Linhares do Instituto, onde puderam aprender um pouco sobre a evolução história dos computadores. Mais tarde, as crianças foram até o campo de futebol da USP, onde o professor Jó Ueyama, do ICMC, apresentou um drone. Antes de levar o veículo aéreo não tripulado aos céus, o docente respondeu a perguntas e falou sobre as pesquisas desenvolvidas na USP em que o equipamento é usado.

O professor Jó Ueyama explicou como funciona um drone

No final da visita, o coelho da Páscoa presenteou as crianças. “Nós, da CAIS, ficamos muito felizes em proporcionar esse momento de alegria e fantasia para elas. Às vezes, eu me emociono dentro da roupa do coelho ao ver suas expressões e ouvir palavras de carinho. A nossa vontade é percorrer o maior número de escolas e entidades possíveis para que essa chama de ser criança fique acesa por muito tempo”, finaliza Alexandre. A ação de Páscoa do ICMC contou com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto.

Texto: Henrique Fontes – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br