quarta-feira, 23 de março de 2016

Aos nossos futuros mestres e doutores, boas-vindas!

Uma cerimônia de recepção marcou simbolicamente o início da trajetória dos 166 alunos que ingressaram em um dos cinco programas de pós-graduação do ICMC


Ele trabalha há quatro anos como professor na Universidade Federal de Roraima e agora dá os primeiros passos para obter seu doutorado no Instituto de Ciência Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quarta-feira, 16 de março, e Silvestre Monteiro está no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, aguardando o início da cerimônia de recepção aos alunos ingressantes nos programas de pós-graduação do Instituto. Antes que comece o evento que marca simbolicamente o princípio dessa nova etapa de sua vida, ele já sabe o destino que o aguarda quando obtiver o título de doutor: “Pretendo voltar a Roraima e ficar lá. O norte do Brasil ainda tem uma defasagem muito grande de profissionais qualificados. Com uma boa formação, a gente pode fazer uma diferença muito grande lá.”

Tal como Silvestre, muitos dos 166 alunos que ingressaram em um dos cinco programas de pós-graduação do ICMC desde julho do ano passado têm a nítida clareza sobre o impacto que sua formação poderá trazer em suas diversas áreas de atuação, quer optem por dar aulas em universidades e seguir a carreira acadêmica, quer prefiram trabalhar em empresas ou até mesmo abrir o próprio negócio. Independentemente do caminho que decidam seguir, para o diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho, esses ingressantes têm agora uma nova missão: tornarem-se novos agentes da produção e transmissão do conhecimento. “Como todos sabem, o conhecimento é a maior riqueza de um povo. Sendo assim, essa nossa nobre missão é das mais importantes em uma sociedade. Mais do que lhes dar as boas-vindas ao ICMC, quero lhes dar boas-vindas à essa missão”, disse o diretor na abertura do evento.

Uma missão que Silvestre pretende exercer ainda melhor quando voltar a Roraima. Nos próximos quatro anos, ele ficará afastado de suas atividades para se dedicar exclusivamente ao doutorado no Programa de Pós-Graduação em Matemática, em que será orientado pelo professor Igor Mencattini, do ICMC. O plano é estudar muito. Com o título de doutor, ele espera que será mais fácil conseguir financiamento para suas pesquisas e bolsas de estudo para os alunos que orienta. 

Voltar também é a meta do colombiano Jarlinton Zea: “Estou muito agradecido pela USP ter aberto suas portas para mim. Quando terminar meu mestrado, quero voltar ao meu país e retribuir todo o conhecimento para minha região, ajudando a criar empresas e a desenvolver projetos sociais”. Jarlinton conta que participou de um concurso na Colômbia para obtenção de bolsas. Ele poderia escolher fazer mestrado nas melhores universidades do mundo e optou pela USP em São Carlos: “É a melhor universidade da América Latina e eu me impressionei com a quantidade de publicações que os professores daqui têm na área de inteligência artificial”. Durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional, o estudante será orientado pelo professor Gustavo Batista. 

Jarlinton: meta é contribuir para criar empresas e o desenvolver projetos sociais na Colômbia

Outro latino-americano que escolheu fazer mestrado no ICMC é o peruano Juan Fuentes. “A infraestrutura aqui é muito boa, a biblioteca, as aulas. E os professores têm muita disposição para ensinar os alunos. Além disso, São Carlos é uma cidade muito tranquila”, diz. Foi por causa de um amigo, que é aluno do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística, que Fuentes conheceu o ICMC e decidiu sair de Lima para se tornar aluno do Programa de Pós-Graduação em Matemática.

Já para Katon Faria, a decisão de que era necessário fazer o mestrado foi tomada apenas em janeiro, quando participou do Programa de Verão em Estatística do ICMC e da UFSCar. “Eu notei que não sabia tanto quanto achei que soubesse e vi que tinha muita coisa para aprender ainda”, conta o ingressante do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística.

Katon ingressou o Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística

Dicas e oportunidades – Representando a Comissão de Pós-Graduação do ICMC, o professor Sérgio Zani deu algumas dicas aos ingressantes e mostrou oportunidades que eles terão à disposição. Zani destacou a importância dos estudantes conhecerem o Regimento da Pós-Graduação da USP, o regulamento específico do programa de pós-graduação em que ingressaram, além de acompanharem seu desempenho via Sistema Janus. 

Entre as oportunidades, ele destacou a possibilidade de receber apoio para participar de eventos no Brasil e no exterior; de realizar estágios no exterior; de obter uma dupla-titulação e de participar do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE)

Depois, foi a vez do professor Sergio Monari apresentar o panorama histórico do Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC, do qual é coordenador: “Desde o início do Programa, em 1970, até hoje formamos 295 mestres e 217 doutores”. 

Em seguida, o professor Adenilso Simão destacou os dados do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional, do qual é coordenador: “Até o final de 2015, contabilizávamos 1.132 mestres formados e 290 doutores”. Segundo ele, a vocação do Programa daqui em diante será, cada vez mais, aumentar a inserção na formação de doutores. 

Antes do encerramento da cerimônia, os ingressantes também tiveram a oportunidade de saber mais sobre o Programa ICMC de Gestão Socioambiental e de conhecer seus representantes discentes: Victor Barbosa (representante na comissão coordenadora da Pós-Graduação em Matemática), Maria Lydia Fioravanti (representante na comissão coordenadora da Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional) e Leonildo de Azevedo (representante na comissão de Pós-Graduação do ICMC). 

Entre as diversas mensagens marcantes do evento, uma se destaca, proferida pelo diretor do Instituto em nome de todos os professores e funcionários do ICMC: “Desejamos que os laços a serem construídos nesses anos que vocês vão permanecer conosco sejam perenes. A todos vocês, nossos votos de uma carreira muito bem-sucedida e capaz de transformar muitas vidas”.

Nolasco de Carvalho: votos de uma carreira bem-sucedida e capaz de transformar muitas vidas

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Reinaldo Mizutani – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br