sexta-feira, 18 de março de 2016

Da sala de aula à formação profissional: 600 estudantes debaterão tema durante Sudeste PET

Evento começa amanhã no campus da USP em São Carlos e está sendo organizando pelos alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) do ICMC e do IQSC


Promover a troca de experiências entre os estudantes da região Sudeste do Brasil que participam dos diversos Programas de Educação Tutorial (PET). Esse é um dos principais objetivos do evento Sudeste PET, que começará amanhã no campus da USP, em São Carlos. Há 600 alunos inscritos que, durante três dias, participarão de assembleias, grupos de trabalho, minicursos, oficinas, apresentação de painéis, luau, entre outras atividades. Um tema vai guiá-los durante essa jornada: Da sala de aula à formação profissional. 

A iniciativa está sendo organizada pelos estudantes que participam de dois grupos da USP em São Carlos: o PET-Computação, que é vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, e o PET-Química, que é vinculado ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC). A abertura do evento acontecerá neste sábado, 19 de março, no Ginásio de Esportes do campus da USP. E o encerramento será na próxima segunda-feira, dia 21, às 16h30, no mesmo local. Confira a programação completa no site do Sudeste PET: https://sudestepet.icmc.usp.br/programacao. Esta será a 16ª edição do evento, que é realizado anualmente. 

Sobre o Programa – O PET é um programa do governo federal brasileiro de estímulo a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. O objetivo do Programa é promover a melhoria do ensino, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas.

Atualmente, existem cerca de 842 grupos espalhados em 121 Instituições de Ensino Superior em todo o país. Todos esses grupos podem ter até 18 alunos integrantes, além de um professor tutor. Desses, 12 podem ser bolsistas e seis voluntários. Existem diversas formas de organização dos grupos, porém todos devem prezar por projetos que visem melhorar os três pilares principais da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Além disso, os petianos devem irradiar para os demais colegas o espírito de liderança e o compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas. Na USP, existem 23 grupos PET, sendo que dois estão no campus em São Carlos: o PET-Química e o PET-Computação.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informaçõesSite do evento: https://sudestepet.icmc.usp.br
Página no Facebook: https://www.facebook.com/sudestepet2016
Site do Programa: http://portal.mec.gov.br/pet
Telefone: (16) 3373.9703
E-mail: sudestepet@icmc.usp.br