segunda-feira, 21 de março de 2016

Venha aprender programação no ICMC: inscrições abertas para o Projeto Codifique

Esta é a turma que participou do projeto no segundo semestre do ano passado

Você que está no ensino médio ou fazendo cursinho e quer aprender sobre programação pode se inscrever, até o dia 3 de abril, no Projeto Codifique, realizado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso é gratuito e oferece 40 vagas.

O Codifique é um curso de programação básica em que o participante não precisa ter conhecimento prévio sobre o assunto. São apresentados temas relacionados a lógica e resolução de problemas, conceitos que podem ser aplicados no dia a dia. Atualmente, o curso é ministrado em JavaScript, linguagem muito utilizada na web e em tablets e celulares. 

“Eu não sabia nada de programação, mas sempre tive interesse em criptografia. Então, um amigo me recomendou que me inscrevesse no Codifique”, diz Camila Barros que participou do curso no segundo semestre de 2015. “Eu gostei bastante da experiência e recomendo para quem tiver interesse. Os professores ensinavam de um jeito fácil de entender e de aplicar. Havia vários monitores em sala de aula e nós ficávamos bem amparados”, completa.

No total, o projeto compreende 12 aulas, que acontecem sempre às quartas-feiras, das 16 às 19 horas. O curso terá início dia 6 de abril e ocorrerá no ICMC, no campus I da USP em São Carlos. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/4ce4c.

“Acredito que o projeto ajude bastante os participantes, pois, muitos deles, chegam aqui ainda sem saber o que realmente querem”, afirma Raul Rosa, que é aluno do curso de Ciências de Computação do ICMC e um dos coordenadores do projeto. “Para nós, que somos alunos, é diferente virar professor, conseguimos ver o outro lado. Nossa maior desafio é tentar passar o conteúdo de uma forma que todos entendam”, finaliza.



Trajetória – Os primeiros passos do Codifique foram dados no segundo semestre de 2013, quando foi oferecido um curso baseado na linguagem de programação C. Buscando aumentar a motivação dos estudantes, no primeiro semestre de 2014, as aulas passaram a ser focadas na linguagem JavaScript, que é mais simples e está integrada em todos os navegadores web.

Entre os professores que dão aula no Codifique estão alunos do ICMC voluntários e também aqueles que participam do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do Instituto. Segundo esses professores, trata-se de uma oportunidade para adquirir experiência acadêmica, preparando e ministrando as aulas. Na opinião deles, é gratificante observar a evolução dos estudantes ao longo do Codifique, que é um projeto de extensão do Instituto.

Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Inscrições: até 3 de abril no link icmc.usp.br/e/4ce4c
Aulas: às quartas-feiras, das 16 às 19 horas, começando dia 6 de abril.
Onde: no ICMC, campus I da USP em São Carlos, Avenida Trabalhador são-carlense, 400.
Público-alvo: alunos do ensino médio e de cursinho (tanto de escolas particulares quanto públicas) que não tenham experiência em programação e possuam interesse pela área de computação.
Custo: gratuito
Telefone: (16) 3373-9703
E-mail: pet.codifique@gmail.com