quarta-feira, 22 de abril de 2015

Estudantes da USP ganham prêmio na etapa brasileira do desafio Master of Code

Da direita para esquerda: Bruno Lemos, Vinícius Neris, Renato Rodrigues e Sebastien Taveau, anfitrião do evento.

Três estudantes da USP em São Carlos destacaram-se entre 26 equipes concorrentes na etapa brasileira do desafio internacional Masters of Code, promovido pela empresa Mastercard em 10 países. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de abril, em São Paulo, desafiou os participantes a desenvolverem um protótipo de software ou hardware em 24 horas a partir de uma ideia concebida pelo grupo e avaliada por uma banca de jurados renomados.

A equipe formada pelos estudantes Vinicius Neris, do curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Bruno Lemos e Pedro Góes, alunos do curso de Ciência de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), também da USP, e Renato Rodrigues, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi vice-campeã da competição. Cada integrante da equipe recebeu o prêmio de US$ 500,00.

A ideia desenvolvida foi chamada de Sollos, uma plataforma que conecta associações e cooperativas de alimentos orgânicos aos consumidores das áreas urbanas com o intuito de aumentar o consumo de alimentos saudáveis pela população por um baixo custo final e proporcionar um lucro mais justo para o produtor.

A iniciativa da plataforma surgiu de Rodrigues, pois seus pais são produtores rurais no interior do Estado e ele conhece a realidade desse mercado em que os produtos de qualidade são vendidos por um preço baixo em áreas rurais e consumidos por um preço extravagante nas grandes cidades.

Segundo Neris, o maior desafio da competição foi o curto tempo para execução e validação do projeto, sendo que inicialmente foi pensado o desenvolvimento de outro produto. “Felizmente, tivemos acesso a um excelente mentor, Sebastian Taveau, um dos organizadores do evento, que nos ajudou a pensar em uma nova ideia com maior impacto social e econômico”, comentou.

A logística foi baseada em um modelo híbrido em que os consumidores recebem os produtos antes de chegarem às gôndolas dos grandes varejistas, diminuindo desta forma os custos de compra, já que os intermediários e varejo ficam com a maior parte do lucro sobre os alimentos orgânicos. Os usuários da Sollos poderão optar por receber os alimentos orgânicos através de um serviço de entregas que, mesmo com a cobrança de uma taxa adicional, terá um custo final menor quando comparado à compra feita em um supermercado. Por outro lado, os produtores devem ter um lucro maior no negócio, pois estarão vendendo diretamente aos consumidores finais.

Para a equipe, participar de eventos como o Master of Code oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer pessoas e de discutir ideias que poderão gerar novos projetos. "Antes, essa realidade era muito distante de nós, viável apenas para quem vivia em outros países. Agora, os alunos se sentem mais próximos dessas iniciativas", avalia Góes. "Isso é muito bom, pois os estudantes veem que é possível se tornarem empreendedores, gerarem empregos e trazerem inovação para o nosso país", finalizou.

Durante a competição, a Sollos chamou muita atenção do público presente. De acordo com Neris, o grupo tem interesse em disponibilizar a plataforma nos próximos meses, após validação de toda cadeia de valor do projeto. O desafio inicial é estruturar melhor o modelo logístico, no intuito de ser economicamente viável nas grandes cidades para os consumidores e produtores, e também adquirir demanda suficiente para disponibilizar o software que irá facilitar a compra. “Iremos fazer os primeiros testes em Campinas com algumas pessoas que se cadastraram no nosso formulário. Já o desenvolvimento do software é, relativamente, a parte mais simples do negócio”, informou o estudante.

A etapa final do desafio será realizada na cidade de São Francisco, nos EUA, nos dias 5 e 6 de dezembro, com a disputa entre as equipes campeãs de cada região.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC
Com a colaboração da Assessoria de Comunicação do ICMC

Foto: Divulgação