quarta-feira, 8 de abril de 2015

ICMC no mundo: mapeamento mostra processo de internacionalização do Instituto

Mapa desenvolvido pela Comissão de Relações Internacionais do ICMC apresenta um panorama com dados que mostram a evolução do processo de internacionalização do Instituto nos últimos cinco anos

Mapa é interativo e possibilita ver a origem e o destino de professores, alunos e pós-doutorandos do Instituto

A possibilidade de desenvolver ciência depende de uma série de fatores como a qualidade dos pesquisadores, da infraestrutura disponível e da rede de colaboração, que são determinantes para o avanço científico e tecnológico e para a inovação. Ter um controle que facilite visualizar esses fatores e as relações estabelecidas entre os pesquisadores pode contribuir para a realização de futuros investimentos. Pensando nisso, a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, criou um mapeamento que ajuda a visualizar e analisar essas informações (icmc.usp.br/e/93aff).

“O mapeamento é um diagnóstico. Analisando esse cenário, tanto o movimento da nossa comunidade indo para o exterior quanto a vinda de pesquisadores e alunos para o ICMC, é possível ter uma base para planejar novas ações, como por exemplo, dar maior atenção aos lugares em que ainda não temos amplo relacionamento”, explicou o presidente da CRInt, José Carlos Maldonado.

Com a criação da CRInt no ICMC em 2010, as atividades de internacionalização vêm crescendo a cada ano. Entre 2010 e 2014 foram recebidos 488 estrangeiros, divididos em quatro categorias: alunos de intercâmbio, professores visitantes, pós-graduandos e pós-doutorandos.

O número de pessoas que saem do Instituto rumo a outros países também está em ascensão. De 2010 a 2014, 80 alunos de graduação e 227 de pós-graduação foram estudar no exterior, a maioria deles com destino à América do Norte e Europa.

O mapa também exibe informações sobre os professores do ICMC, mostrando onde foram construídas partes de suas trajetórias acadêmicas. Entre os 140 integrantes do corpo docente do Instituto, 10% fizeram graduação fora do Brasil, 4% têm mestrado em outro país, 30% doutorado no exterior e cerca de 70% possuem pós-doutorado fora do país.

Maldonado ressaltou que é evidente a ampliação da rede de colaboração do ICMC, expandindo, consequentemente, o alcance das ações do Instituto: “Esse cenário somente foi possível com a competência e o trabalho científico de qualidade que é realizado. Daremos continuidade a essas ações de mobilidade internacional e também nacional, conforme diretrizes da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) que, diga-se de passagem, tem nos dado todo o apoio necessário.”

Delegações - Em 2015, o ICMC já recebeu a visita de duas delegações internacionais. A primeira visitante foi a Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, que esteve no Instituto em janeiro. Em março, foi a vez da Universidade de York comparecer. Considerando-se as visitas recebidas desde 2010, esse número chega a 44 delegações estrangeiras. Além disso, o Instituto enviou uma delegação de professores, em 2013, para as seguintes instituições: Lancaster University, Bangor University, University of Bath, University of Manchester, York University, University of West England e University of Strathclyde.

O mapa elaborado pela CRint é interativo e possibilita que os internautas obtenham as informações que desejarem em relação ao local onde os professores do Instituto se formaram e para onde os alunos de graduação e pós-graduação tem se dirigido quando realizam intercâmbio no exterior. Além disso, o mapa permite identificar os acordos de colaboração oficialmente estabelecidos pelo Instituto nacional e internacionalmente e verificar de onde vêm os alunos de graduação, pós-graduação, pós-doutorado e os professores visitantes. Vale a pena conferir essa nova ferramenta.

Mapa mostra os acordos de cooperação internacional estabelecidos pelo Instituto
Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Comissão de Relações Internacionais do ICMC: (16) 3373.8120
E-mail: crint@icmc.usp.br