sexta-feira, 10 de abril de 2015

ICMC abre inscrições para mestrado profissional em matemática, estatística e computação aplicadas à indústria


O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Matemática, Estatística e Computação Aplicadas à Indústria (MECAI). Há 20 vagas disponíveis na ênfase de Ciência de Dados: Agricultura, Medicina e Infraestrutura, na qual o futuro aluno irá desenvolver sua dissertação de mestrado. As inscrições vão até 15 de maio.

O mestrado profissional é o primeiro do país que aborda, de forma abrangente, áreas específicas da matemática, estatística e computação aplicadas à indústria. O objetivo é melhorar a formação dos profissionais e atender à demanda da indústria para proporcionar um avanço em geração de produtos ou aplicação de métodos inovadores, para que as empresas se tornem mais competitivas nacional e internacionalmente.

Podem participar do processo seletivo alunos graduados em nível superior em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Matemática, Estatística e áreas afins, que estejam atuando profissionalmente na indústria ou que comprovem vínculo com a indústria nos dois anos anteriores ao início do processo seletivo. Os alunos aprovados ingressarão no curso a partir de agosto. As aulas da ênfase Ciência de Dados: Agricultura, Medicina e Infraestrutura serão oferecidas às sextas-feiras, no período da tarde, e no sábado, no período da manhã, em São Carlos.

Os critérios para admissão são os seguintes:
  •  Análise da formação acadêmica (histórico do curso de graduação e histórico de pós-graduação, se houver);
  •  Análise do curriculum vitae (atividades acadêmicas, de pesquisa e profissionais);
  •  Análise do projeto proposto.
Para se inscrever, os candidatos devem acessar o seguinte endereço: http://pgweb.icmc.usp.br. Mais detalhes sobre o processo seletivo podem ser obtidos no edital.

A criação do MECAI está ligada aos projetos realizados pelo Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP. 

Pós-graduação no ICMC - Criado em 1971, o ICMC é reconhecido como um centro de excelência nacional e internacional na formação de pesquisadores e profissionais nos campos da matemática, matemática aplicada, computação, estatística e de suas áreas relacionadas, por intermédio dos cursos de graduação, pós-graduação e extensão.

Os programas de pós-graduação estão entre os melhores do país, tendo formado um número expressivo de mestres e doutores que hoje ocupam posições em prestigiadas unidades de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior e em empresas. Além do recém-criado MECAI, há três outros programas com mestrado e doutorado: o de Ciências de Computação e Matemática Computacional, o de Matemática e o Programa de Pós-Graduação em Estatística, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos. O ICMC participa ainda do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A qualidade dos Programas de Pós-Graduação do ICMC foi reconhecida na avaliação trienal realizada pela CAPES em 2013. Em uma escala de 1 a 7, a instituição concedeu nota máxima 7 ao Programa de Pós-Graduação em Matemática, expressando a excelência constatada em nível internacional, e nota 6 ao Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação e Matemática Computacional.

Mais informações
Edital: icmc.usp.br/e/5aea0
Inscrições: http://pgweb.icmc.usp.br
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br