terça-feira, 14 de abril de 2015

Ciclo de palestras discute diferença entre modernização e desenvolvimento do Brasil

Tundisi é o palestrante da próxima quinta-feira

Muito se fala na necessidade que o Brasil tem de modernização e desenvolvimento. Mas, afinal, qual a diferença entre elas e qual a relação delas com a ciência? Esse importante debate será o tema desta quinta-feira no ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social. O evento, que começa às 19h30, no Museu da Ciência Mário Tolentino, em São Carlos, terá como palestrante o pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) José Galizia Tundisi.

Tundisi vai mostrar como a associação da ciência, da tecnologia e da inovação com a educação básica e universitária constituem um passo fundamental para a transformação social, e também de que forma a atividade científica está ligada a áreas como saúde, economia, meio ambiente e infra-estrutura. Porém, segundo o pesquisador, enquanto a diferença entre modernização e desenvolvimento não for compreendida adequadamente, o País não conseguirá avançar. As consequências disso também serão abordadas na palestra.

Formado pela USP em História Natural, Tundisi tem mestrado em Oceanografia pela University of Southampton e doutorado em Ciências Biológicas também pela USP. É professor da pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Fundou a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico em São Carlos e foi secretário entre 2013 e 2014. Atualmente, é pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA), onde atua em projetos de gestão de recursos hídricos.

Sobre o ciclo de palestras - Com o objetivo de mostrar a ciência desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa e como isso impacta a economia e a vida dos cidadãos, o ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social traz, a cada quinze dias, sempre às quintas-feiras, diversos professores e pesquisadores para interagir com a comunidade. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, e pelo Museu da Ciência Mário Tolentino.

Texto: Thaís Cardoso - Assessoria de Comunicação IEA
Foto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC

Ciclo de palestras Ciência e Riqueza Social – Palestra com José Galizia Tundisi
Quando: 16 de abril, quinta-feira, às 19h30
Onde: Museu da Ciência Mário Tolentino – Praça Coronel Sales, s/nº (na esquina da Rua Major José Inácio com a Av. São Carlos)
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: (16) 3307.6903 ou cienciaeriquezasocial@gmail.com