sexta-feira, 24 de abril de 2015

Alunos do ensino médio apresentam projetos de pré-iniciação científica na Escola Estadual Álvaro Guião

Estudantes também mostrarão seus trabalhos para a comunidade do ICMC na tarde do dia 27 de abril


Objetivo dos estudantes foi transformar ideias em programas de computador

Na próxima segunda-feira, 27 de abril, 240 alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Álvaro Guião, de São Carlos, terão uma aula diferente. Desta vez, os professores serão sete colegas que cursam o segundo ano do ensino médio na escola. Eles mostrarão os resultados de três projetos de pré-iniciação científica que estão desenvolvendo desde abril do ano passado, sob a orientação de docentes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Trabalhando com o objetivo de transformar ideias em programas de computador, os estudantes participaram de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP para apoiar projetos de pesquisa que possibilitem despertar o interesse pela ciência em alunos da rede pública de ensino. O programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade oferece uma oportunidade para que esses estudantes complementem sua formação pessoal, aprimorem conhecimentos e se preparem para a vida profissional por meio da convivência com os procedimentos e as metodologias empregadas na pesquisa científica. 

No caso dos três projetos realizados pelos sete alunos da Álvaro Guião, eles foram orientados por um grupo de professores coordenado por Seiji Isotani, do ICMC. Isotani explica que o objetivo era desenvolver o pensamento computacional por meio da utilização do programa scratch (http://scratch.mit.edu/). “Os estudantes utilizaram o programa para realizar pequenas atividades de programação visual. Assim, puderam se apropriar de conhecimentos de computação e de inovação tecnológica, que poderão ser úteis para motivá-los a seguir uma carreira na área de ciências exatas”, ressaltou.

Para Isotani, conhecimentos adquiridos podem motivar alunos a seguir carreira na área

“Muitos dos alunos do ensino médio, principalmente do ensino público, pensam que a USP é uma realidade distante de suas vidas. Esse projeto quer mostrar que isso não é verdade. É uma forma de captar novos talentos e incentivá-los a entrar na área de computação”, explica a professora Roseli Romero, coordenadora do programa de Pré-Iniciação Científica no ICMC e presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto.

Além da apresentação que acontecerá na Escola Estadual Álvaro Guião na manhã do dia 27 de abril, os alunos mostrarão seus projetos para a comunidade do ICMC à tarde, a partir das 14 horas, no auditório Luiz Antonio Favaro. O evento é gratuito e não é necessário fazer inscrições previamente.

Como participar - Os professores da USP que desejarem orientar projetos de pré-iniciação científica podem submeter propostas até 22 de maio. Para saber como fazer, acesse o edital disponível neste link: icmc.usp.br/e/852aa. Após essa data, os projetos serão selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade.

Depois da seleção, os projetos são enviados às Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo. As escolas públicas que desejarem fazer parte da iniciativa devem procurar sua respectiva Diretoria Regional de Ensino comunicando o interesse. Além disso, cada escola deve realizar uma seleção para indicar os alunos que participarão do programa.

Mais informações
Comissão de Pesquisa do ICMC: (16) 3373.8876
E-mail: pesquisa@icmc.usp.br