sexta-feira, 17 de abril de 2015

Reconhecimento: docentes do ICMC recebem título de Professor Emérito

Professores receberam a maior honraria do meio acadêmico na última quinta-feira


Hildebrando: em sala de aula, chamava todos os alunos pelos nomes

“Esperamos alcançar o nível necessário para que possamos ser reconhecidos como seus legítimos sucessores”. Foi com essa frase que o diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, Alexandre Nolasco de Carvalho, finalizou a cerimônia que concedeu o título de Professor Emérito a três docentes, dois deles in memoriam – Gilberto Francisco Loibel e Odelar Leite Linhares – além de Hildebrando Munhoz Rodrigues. Eles foram homenageados por suas notáveis atividades ao longo da carreira na Universidade.

Na cerimônia, realizada no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano na última quinta-feira, 16 de abril, Loibel foi o primeiro a receber o título. Ele faleceu em 2013 e, no evento, foi representado pela esposa e ex-professora do Instituto, Izette Loibel. “Gostaria de agradecer em meu nome e dos meu filhos. A maior alegria dele foi a convivência com vocês e o alcance do progresso científico que todos vimos”, disse a professora. O Emérito foi saudado pelo professor do ICMC Marcelo Saia, que destacou a contribuição de Loibel na formação de recursos humanos: "Ele formou professores na área de Singularidades que hoje estão em todas as regiões do país".

Izette:  a maior alegria de Loibel foi a convivência no ICMC
Na sequência, foi a vez da homenagem a Odelar, que faleceu em 2004 e foi representado pela filha, Eliana Linhares. “Tenho certeza de que ele está muito feliz pelo título, ele amou esse Instituto e conviveu com pessoas especiais aqui”, afirmou  Eliana. O discurso de saudação ficou por conta do professor José Alberto Cuminato, que foi aluno de Odelar. "Ele foi uma pessoa muito importante na criação do Instituto e do curso de Ciências de Computação. Sua visão ajudou o ICMC a tornar-se uma referência no campo das ciências matemáticas e computacionais", afirmou.

Depois, foi a vez do professor Hildebrando receber o título. Ele foi saudado pelo diretor do Instituto, que enalteceu a homenagem: “Estou muito honrado em fazer a saudação do professor Hildebrando. Em sua carreira, o professor contribuiu para a formação de mais de quatro mil alunos, e aqui me incluo. Orientou mais de cinquenta alunos nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado. Em todas as disciplinas que ministrou, foi sempre um professor extremamente dedicado. Fazia questão de acompanhar de perto o desempenho acadêmico de cada um dos seus alunos e chamá-los pelo nome”, ressaltou Nolasco de Carvalho.

Hildebrando disse que veio para a USP a convite do professor Nelson Onuchic, primeiro docente do ICMC a receber o título de Professor Emérito. Durante o discurso, o homenageado contou um pouco sobre seu estilo: “Eu sempre começava minha aula com um problema aplicado e, só depois de debatê-lo, mostrava a teoria que poderia resolver a questão. Isso prendia a atenção dos alunos”, ensinou Hildebrando.

Eliane: tenho certeza de que meu pai está muito feliz por esse título
"Os três Professores Eméritos do ICMC tiveram influência decisiva em minha vida", afirmou o professor Luiz Nunes de Oliveira, que representou o reitor da USP no evento. Ele exemplificou revelando que, em 1969, quando prestou vestibular em São Carlos, conheceu Loibel: "Antes da prova começar, o professor apresentou o curso recém-criado de Matemática. Foi uma fala tão cativante que me impressionou muito. Ele praticamente convenceu todo mundo a ser matemático". 


Texto: Henrique Fontes - Assessoria de Comunicação do ICMC
Fotos: Reinaldo Mizutani - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br